Connect with us

Festas e Rodeios

Marisa Monte espalha ‘Vento sardo’ no clima ameno do álbum ‘Portas’

Published

on

Lançada em single avulso, a inédita primeira parceria da artista com o uruguaio Jorge Drexler é bilíngue e mistura os estilos dos compositores em gravação arejada. Capa do single ‘Vento sardo’, de Marisa Monte com Jorge Drexler
Arte de Marcela Cantuária
Resenha de single
Título: Vento sardo
Artistas: Marisa Monte e Jorge Drexler
Composição: Marisa Monte e Jorge Drexler
Edição: Phonomotor Records / Sony Music
Cotação: * * * *
♪ Música menos imponente na safra autoral do álbum Portas, mas nem por isso menos interessante, Vento sardo espalha as boas vibrações recorrentes no cancioneiro de Marisa Monte em single que aportou avulso – três meses e meio após a edição do disco lançado em 1º de julho – na noite de quinta-feira, 14 de outubro, com capa que expõe arte de Marcela Cantuária.
Primeira parceria da artista carioca com o uruguaio Jorge Drexler, Vento sardo é música composta em 2016 em travessia de barco à vela na Sardenha.
Canção bilíngue escrita com versos em português e em espanhol, cantados em uníssono por Marisa e Drexler, Vento sardo se desloca com leveza ao longo dos quatro minutos e 15 segundos da gravação produzida pela própria Marisa Monte com a colaboração de Drexler e de Carles Campón.
A letra discorre sobre a natureza do vento. “Hay tiempos de andar contra el viento / Cuando el contratiempo comienza a soplar / Então o vento que é de aragem / Bate no varal pra me dar coragem”, rimam os autores, trançando vozes no fonograma produzido à distância entre Brasil e Madrid, capital da Espanha, país onde reside Drexler.
Embasada com leveza pela percussão de Carlinhos Brown (tamborito, cajonga, tamborim, zabumba, thunder e quadrângulo), em evocação sutil da quentura da música flamenca, Vento sardo é single de clima e ares brandos.
Afinada com a atmosfera do álbum Portas, a temperatura amena da gravação é reiterada pelas cordas orquestradas por Marcelo Camelo e pelo violão tocado pelo próprio Jorge Drexler.
Contudo, o mais interessante da música é que Vento sardo parece ser de fato um amálgama dos estilos de composição de Marisa e Drexler e, nesse sentido, a canção até soa diferenciada na safra autoral de Portas. Até porque, no repertório deste álbum, soou nítido o D.N.A musical da artista, em que pese a variedade de parceiros arregimentados por Marisa para o disco, previsto para ser lançado em LP duplo no Brasil em 2022 (a edição em CD chega em novembro, mas somente em Portugal, Espanha, Itália, Argentina e Japão).
Canção também formatada com o piano Fender Rhodes de Claudio Andrade e o toque do baixo de Martin Leiton, Vento sardo se conecta com a ambiência arejada do disco Portas e, em certo sentido, soa menos déjà vu do que as outras músicas do ótimo álbum.
Jorge Drexler e Marisa Monte compõem a música ‘Vento sardo’ em 2016, em passeio de barco à vela na Sardenha
Acervo pessoal de Marisa Monte

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Rock in Rio 2024: veja fotos de famosos no 4º dia do festival

Published

on

By

Marcela Rica, Tília e mais famosos aproveitam mais um dia de festival. Marcela Rica no quarto dia de Rock in Rio
Anderson Bordê / AgNews
Roberto Medina no quarto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
A DJ Tília, filha do Dennis DJ, no quarto dia de Rock in Rio
Victor Chapetta – Agnews

Continue Reading

Festas e Rodeios

Pedro Sampaio faz show dançante à la TikTok e anima público no Rock in Rio, mesmo com estrutura reduzida

Published

on

By

DJ e cantor abriu a programação do dia no Rock in Rio 2024. Pouco antes do show, uma estrutura precisou ser retirada por causa dos ventos. Pedro Sampaio no Palco Sunset do Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1
O DJ e cantor Pedro Sampaio fez seu primeiro show no Rock in Rio nesta quinta-feira (19). O artista foi a primeira atração do Palco Sunset, inaugurando a segunda semana de festival.
Minutos antes da apresentação começar, uma estrutura suspensa precisou ser retirada por causa dos ventos fortes – que ameaçariam a segurança da suspensão. A mudança de planos não pareceu afetar o cantor, que fez um show dançante com muitas coreografias de TikTok. Os fãs, jovens em sua maior parte, sabiam os passos de cor.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
A abertura do Sunset costuma ser o único show no sol, mas nesta quinta o calorão deu uma trégua na Cidade do Rock, e a previsão da Climatempo é de que a sensação térmica não passe de 30°C.
No início do show, Pedro Sampaio garantiu: “Faça chuva ou faça sol”, nada o impediria de fazer um dos melhores shows da sua carreira.
Do pop ao funk de favela, a Cidade do Rock se tornou um grande bailão – como manda um de seus versos. Saindo das trends atuais, o show resgatou ainda Bonde das Maravilhas, Bonde do Tigrão, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda.
Pedro Sampaio no Palco Sunset do Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1
O setlist contou com vários trechos de músicas, em sua maioria funk. O artista também incluiu faixas em inglês em novos ritmos, de “Gimme More”, de Britney Spears, a “Set Fire to the Rain”, da cantora britânica Adele.
No fim do show, ele contou a história de seu novo álbum, chamado “Astro”.
“Alguns meses atrás eu pousei numa cidade pequena no litoral de São Paulo. Naquele dia eu não imaginava, mas encontrei um menino chamado Thiago. Ele começou a me gritar e disse que era cantor, e pediu para cantar. Eu quero compartilhar essa história para que vocês não percam a esperança nos sonhos de vocês. Ele foi luz na minha vida e vai ser na de vocês”.
Pedro mostrou um vídeo do menino cantando e disse que foi a criança quem inspirou o novo disco. O jovem Thiago foi chamado para o palco para cantar com o artista.
“Você realizou meu sonho. Você me levou do aeroporto pro palco e do palco pro mundo. Eu te amo”, declarou o jovem após encerrar a canção.
Thiago, que saiu emocionado, foi ovacionado pelo público que gritava seu nome.
Prestes a deixar o palco, já perto de estourar o horário, o público implorou que Pedro Sampaio cantasse um de seus hits, “Cavalinho”. A voz do povo foi ouvida, e o cantor apresentou o hit. Encerrou em seguida, com “Tempos Modernos” (versão do clássico de Lulu Santos), e sua assinatura, “PE-DRO SAM-PAIO”.
Cartela resenha crítica g1
g1

Continue Reading

Festas e Rodeios

Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio

Published

on

By

Cantor esteve no Parque Bondinho Pão de Açúcar e no heliponto no Morro da Urca para registrar imagens com seu violão. Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação
Horas antes de subir ao palco do Rock in Rio na noite desta quinta-feira (19), Ed Sheeran visitou alguns pontos turísticos da cidade para gravar um vídeo.
Acompanhado de sua equipe e de um violão, Sheeran esteve no Parque Bondinho Pão de Açúcar e heliponto no Morro da Urca.
O cantor passeou pelo parque, gravou imagens dentro do bondinho e cumprimentou os fãs que estavam no local.
Durante o passeio, ele ainda fez uma postagem nas redes sociais dizendo: “Eu amo estar de volta! Não vamos deixar que demore tanto de novo, hein, Brasil?”.
Ed Sheeran é uma das atrações do Rock in Rio e fecha o Palco Mundo na noite desta quinta-feira (19).
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação
Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação
Ed Sheeran grava vídeo em pontos turísticos do Rio antes de apresentação no Rock in Rio
Divulgação

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.