Connect with us

Festas e Rodeios

Jão lança angústias e dores ao mar no balanço do álbum ‘Pirata’

Published

on

Diluição da sofrência em batidas eletrônicas é a marca de disco que cresce em baladas de molde mais tradicional. Capa do álbum ‘Pirata’, de Jão
Divulgação
Resenha de álbum
Título: Pirata
Artista: Jão
Edição: Universal Music
Cotação: * * *
♪ Primeira das onze músicas que compõem o repertório inteiramente autoral de Pirata, terceiro álbum de estúdio de Jão, Clarão (Jão, Pedro Tófani e Zebu) se insinua como sofrida canção de amor, mas, antes do primeiro minuto, cai na pista com batida eletrônica, alternando climas e andamentos até o fim da faixa.
Clarão dá a pista certa de Pirata, disco em que João Vitor Romania Balbino – cantor e compositor paulista que faz 27 anos em 3 de novembro – lança angústias e dores ao mar agitado em que balança o bom álbum lançado na noite de terça-feira, 19 de outubro.
Pirata é álbum gravado com produção musical dividida por Jão com o galês Paul Ralphes – hábil arquiteto de discos do pop nacional, tendo no currículo produções de Kid Abelha e Biquini Cavadão, entre muitas outras bandas de gerações mais antigas – e com Guilherme Pereira.
Responsável em Pirata pela confecção das faixas de moldura mais eletrônica, como Não te amo (Jão, Pedro Tófani e Zebu), Guilherme Pereira é o produtor conhecido artisticamente como Zebu e creditado como parceiro de Jão e Pedro Tófani em sete das onze músicas do disco, inclusive na única já previamente apresentada em single editado em fevereiro, Coringa (Jão, Pedro Tófani e Zebu).
Por mais que a safra autoral de Pirata por vezes soe repetitiva (sobretudo do ponto de vista melódico), as onze músicas formam um todo surpreendentemente interessante, aparando excessos melodramáticos de álbuns anteriores do cantor, como o anterior Anti-herói (2019).
Jão sofre por amor e se expõe em letras confessionais, apontando erros próprios e dos parceiros em cancioneiro que se distancia da alegria artificial e do sofrimento plastificado de boa parte do pop brasileiro da atualidade.
A pegada dançante até pode eventualmente soar artificial, por contrariar a natureza das letras de alta carga emocional cantadas por Jão, como fica especialmente evidente em Doce (Jão, Pedro Tófani e Zebu), mas o fato é que a ágil batida pop de Idiota (Jão, Pedro Tófani e Zebu) flui muito bem, por exemplo.
Entre músicas menores como Acontece (Jão e Pedro Tófani) e Santo (Jão, Pedro Tófani e Zebu), o artista se engrandece no disco quando fica sozinho como compositor e produtor. Faixa de cinco minutos que encerra o álbum Pirata, Olhos vermelhos (Jão) é canção formatada pelo próprio artista e apresentada em molde mais tradicional.
Olhos vermelhos é balada que flagra Jão com vontade de sentir o gosto da liberdade, bafejada na gravação pelo sopro do saxofone que cresce ao fim da faixa. “Eu quero me perder, incendiar, nadar além do mar”, canta Jão, vislumbrando horizonte inexplorado.
Outro destaque do álbum, Você me perdeu (Jão, Pedro Tófani e Zebu) também se mostra canção de formato mais comum em que Jão inventaria perdas e danos de relacionamento corroído pelo tédio.
Música da lavra solitária de Jão, Meninos e meninas é crônica adolescente e bem pessoal de rapaz do interior às voltas na cidade grande com as descobertas da vida bissexual (Jão nasceu em 1994 na cidade paulista de Américo Brasiliense).
Faixa incrementada com solo de guitarra, Tempos de glória (Jão) é outra canção que mostra que, por estar calcado em emoções reais, o repertório de Jão pode prescindir de tudo que é artificial. É por isso que, por mais que oscile, o álbum Pirata resulta sedutor no todo e faz Jão emergir como um verdadeiro talento do pop brasileiro do século XXI.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

De máscara, Preta Gil vai ao Rock in Rio conferir show dos Gilsons

Published

on

By

Cantora recentemente encerrou o primeiro ciclo de seu tratamento do câncer. Preta Gil no quarto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews
A cantora Preta Gil compareceu ao Rock in Rio na noite desta quinta-feira (19) para ver, entre outras atrações, a apresentação da banda Gilsons, que é formada por três membros de sua família, incluindo o filho Francisco Gil.
O trio se completa com o sobrinho da cantora, João Gil (filho de Nara Gil), o irmão de Preta, José Gil. O grupo toca no Palco Sunset com Ferrugem.
A artista, que no fim do mês passado encerrou o primeiro ciclo de seu tratamento do câncer e voltou para casa, usava máscara para curtir o evento.
Preta tinha divulgado o retorno da doença dias antes, em quatro locais do corpo: dois linfonodos, uma metástase no peritônio e um nódulo no ureter. Em 2023, ela fez um tratamento após ser diagnosticada com câncer no intestino.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Preta Gil no quarto dia de Rock in Rio
Webert Belicio/ Agnews

Continue Reading

Festas e Rodeios

Filipe Ret vai do trap ao rock em show com banda afiadíssima no Rock in Rio

Published

on

By

Músico convida Caio Luccas para apresentação com hits brisados, sensuais e que celebram maconha. Filipe Ret e Caio Luccas cantam ‘Melhor Vibe’ no Rock in Rio
O show de Filipe Ret no Rock in Rio desta quinta-feira (19) começou quatro minutos antes do previsto, às 16h46, no Palco Sunset. A apresentação foi envolvente e mostrou o quão eclética é a veia do carioca.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Antes de subir ao palco, Filipe Ret apareceu num compilado de fotos e vídeos, exibidos no telão. Nas cenas, ele fumava, cantava, dirigia um carrão e participava de uma batalha de rima — atividade na qual ele iniciou a carreira, em 2003, na Lapa (RJ).
Logo em seguida, o artista surgiu trajado com óculos escuros e um capuz de ar misterioso, ao som de “Réus”, de “Vivaz”, álbum que o fez despontar, em 2012. O setlist da apresentação, aliás, foi uma mescla das diferentes eras do artista, passando por seus 15 anos de carreira. A inspiração foi sua turnê atual, “FRXV” — adaptado a uma versão enxuta.
“Corte Americano”, “7 Meiota”, “Louco pra voltar”, “Invicto” e “War” foram algumas das faixas do repertório. Antes de cantar a sensual “F*F*M*”, Filipe disse: “Quem gosta de foder fumando muita maconha levanta a mão”. E foi respondido com uma multidão de braços erguidos na plateia, que se mostrou agitada do início ao fim do show.
Filipe Ret se apresenta no Rock in Rio 2024
=Stephanie Rodrigues/g1
A apresentação aconteceu dias após rapper lançar o disco “Apocalipse”. No Rock in Rio, ele chegou a subir o palco com Caio Luccas, rapper que faz parte do time de artistas do selo musical de Filipe, a Nadamal Records. Juntos, os dois cantaram os hits brisados “Melhor Vibe”, “Good Vibe” e “Vizão de Cria 2”.
Filipe também fez um medley de hits do Poesia Acústica, projeto audiovisual que bomba entre os fãs de trappers. Em “Amor Livre”, o músico homenageou sua namorada, a influenciadora Aghata Sá.
A apresentação teve uma banda afiadíssima, que conduziu batidas, solos de guitarra e backing vocals de rap, trap, boombap, afrobeat, rock, soul e samba funk que dominaram o show.
O músico deixou o palco ao som de “Deus Perdoa”. O que atrapalhou mesmo o show foi o som, que começou estourado e só foi se ajustar na metade da apresentação. Quem sabe Filipe tem sorte no sábado (21), quando retorna ao festival para participar do Para Sempre Trap, ao lado de Cabelinho, Kayblack, Veigh, Matuê, Orochi e Ryan SP.
Cartela resenha crítica g1
g1

Continue Reading

Festas e Rodeios

Anitta sensualiza no registro oficial em vídeo de ‘São Paulo’, música lançada por The Weeknd em show no Brasil

Published

on

By

♫ NOTÍCIA
♪ Anitta engata mais uma parceria internacional de peso. Já está em rotação no canal oficial de The Weeknd no YouTube, o registro audiovisual de São Paulo, música inédita apresentada pelo artista canadense no show feito pelo cantor no Brasil em 7 de setembro em estádio da cidade de São Paulo (SP). Anitta não canta na gravação em vídeo, mas sensualiza no clipe incendiário filmado no show de Weekend.
São Paulo é, a rigor, um funk que embute sample da gravação de Abre as pernas, mete a língua, música do repertório da cantora Tati Quebra Barraco.
Presume-se que São Paulo possa integrar o próximo álbum de The Weeknd – Hurry up tomorrow, título que encerra trilogia formada pelos discos After hours (2020) e Dawn FM (2022) – mas não há a confirmação oficial de que a faixa faz parte do álbum.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.