Festas e Rodeios

Letieres Leite morre aos 61 anos; veja repercussão

Published

on

Maestro da Orquestra Rumpilezz morreu nesta quarta-feira (27). Causa da morte ainda não foi divulgada. ‘Seu talento é poderoso demais’, escreveu Ivete Sangalo. Caetano Veloso lamentou a morte do maestro Letieres Leite
Reprodução/Instagram/Caetano Veloso
“A vida perdeu um dos seus mais dignos representantes”, foi assim que Caetano Veloso descreveu a morte do maestro e compositor Letieres Leite nesta quarta-feira (27). A informação foi confirmada pela produção do artista, que não deu detalhes sobre a causa da morte. .
“Conversar com ele era ganhar uma aula sobre claves rítmicas e gostos harmônicos. Estou arrasado com a notícia de sua morte. Ele era muito próximo. Ensinou meu filho Zeca a surfar, quando ele era menino. A música baiana, a música brasileira, a música perdeu hoje um dos seus maiores formadores. A vida perdeu um dos seus mais dignos representantes”, escreveu o cantor baiano.
Letieres dos Santos Leite nasceu em Salvador e tinha 61 anos. Ele era arranjador, compositor, instrumentista e estava à frente do Instituto Rumpilezz, mesmo nome da orquestra que criou em 2006.
Revolucionário e genial: quem foi Letieres Leite, parceiro de Caetano e Ivete e que levou o Universo Percussivo Baiano para o mundo
Ao longo da carreira, trabalhou com grandes nomes da música brasileira como Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Caetano Veloso.
Entre os últimos trabalhos de Letieres estão: os arranjos do show “Claros Breus”, de Maria Bethânia, o novo álbum de Márcia Castro, que produziu em parceria com Lucas Santtana, e o arranjo da faixa “Pardo”, no disco “Meu Coco”, de Caetano.
Ivete Sangalo, cantora
“Meu amigo genial! @letieresleite. Só aprendi coisas maravilhosas convivendo com vc. A Deusa música nos uniu e me presenteou com essa alma linda que é a sua. Estou triste por sua partida. Não esquecerei jamais as inúmeras contribuições à música e à minha carreira, pois o seu talento é poderoso demais. Nossas viagens e nossos segredos. Te amo maestro, por tudo e por nossa amizade eterna . Siga em paz”.
Initial plugin text
Caetano Veloso, cantor
“Acabo de receber a notícia inaceitável: Letieres Leite faleceu. Formado pela prática nos trios elétricos, autodidatismo, cursos específicos na UFBA e por estudos em Viena, esse portento da música, há anos à frente da Orkestra Rumpilezz, aquele deslumbramento de sopros e percussão, e do requintado Quinteto que leva seu nome, Letieres teve diálogo com as mais densas expressões da música brasileira, de Moa do Catendê a Toninho Horta, passando por Hermeto Paschoal, Daniela Mercury e Lulu Santos – além de ter sido, por anos, a base do trabalho de Ivete Sangalo. Arranjou o álbum recente de Bethânia e também o show que o antecedeu. Orquestrou a faixa “Pardo” do Meu Coco. Conversar com ele era ganhar uma aula sobre claves rítmicas e gostos harmônicos. Estou arrasado com a notícia de sua morte. Ele era muito próximo. Ensinou meu filho Zeca a surfar, quando ele era menino. A música baiana, a música brasileira, a música perdeu hoje um dos seus maiores formadores. A vida perdeu um dos seus mais dignos representantes”.
Initial plugin text
Saulo, cantor
“Na LUZ Mestre! Descanse Professor! Você fez muito, deixou muito, você foi muito! Dia triste!”
Initial plugin text
Russo Passapusso, cantor e músico
Eternamente. Meu sentimentos. Mestre @letieresleite. Amor & Libertação. Obrigado por tudo.
Initial plugin text
Carlinhos Brown, cantor e músico
“Estamos muito tristes com essa partida abrupta do Maestro Letieres Leite, mas deixamos o motivo para Deus, o Criador. Em nós fica o agradecimento a ele e a certeza de que sua presença, tão forte, significativa e com tantas inventividades, nos fará imensa falta.
Suas atenções com as origens sempre nos foi exemplar. Sua generosidade em seguir levando adiante o que aprendeu, sobretudo para os mais jovens, sempre foi motivo de inspiração para todos nós.
Letieres é do sopro, e o vento de Oyá saberá como conduzir esse filho de Xangô, tão talentoso, bom amigo, e que estava em um momento brilhante de sua carreira. Muito triste com a perda dessa grande alma colaboadora. Siga em paz, companheiro, obrigado por tudo que dividiu conosco”.
Initial plugin text
Daniela Mercury, cantora
“É muito difícil falar de alguém que a gente quer bem e admira. Que trouxe tanta beleza e novidade. Criador do @rumpilezz músico, arranjador e produtor musical talentosíssimo. Hoje é dia de chorar a partida de @letieresleite e agradecer pelo seu legado”.
Initial plugin text
Emicida, rapper
“Que a terra lhe seja leve, grande professor”.
Emicida lamentou a morte de Letieres Leite
Reprodução / Redes Sociais
Orquestra Sinfônica da Bahia
A Orquestra Sinfônica da Bahia, juntamente com a sua gestora, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves, lamentam profundamente o falecimento, nesta quarta-feira (27), do maestro, multi-instrumentista, compositor e arranjador baiano Letieres Leite. Um gênio, um revolucionário da música, um verdadeiro alquimista dos ritmos e sonoridades.
Em seus 40 anos de carreira, o maestro arranjou e produziu obras de artistas como Hermeto Pascoal, Maria Bethânia, Daniela Mercury e Ivete Sangalo. Colaborou com a OSBA diversas vezes como arranjador, nas nossas aventuras e incursões pela música popular. Assim como a OSBA, Letieres não acreditava em fronteiras quando se tratava de música.
Em 2006, fundou a Orkestra Rumpilezz, uma orquestra de percussão e sopros que dava protagonismo à música ancestral baiana, misturada com o jazz e outras sonoridades contemporâneas.
Em 2012, a OSBA teve o privilégio de tocar com a Rumpilezz na celebração dos 30 anos de nossa orquestra. Que honra e que dádiva esse encontro, que presente ver Letieres e toda sua potência artística transbordarem no palco do Teatro Castro Alves. Que sorte tivemos!
Nas palavras de Carlos Prazeres, diretor artístico e regente titular da OSBA, “Letieres era pura luz, assim como sua música. Sua força indescritível no palco, sua erudição e principalmente a conexão e tradução da mesma para a cultura popular foram, e sempre serão, um exemplo em minha vida. Suas lindas participações com a OSBA foram mágicas. A luz de Letieres jamais vai se apagar”.
Estamos de luto. A cultura do Brasil está de luto. Nossa solidariedade aos amigos e familiares.
Initial plugin text
Carlos Prazeres, maestro
Sem palavras. Sem chão. Letieres era pura luz. Uma luz que nunca vai se apagar.
Carlos Prazeres, maestro da Osba, lamentou nas redes sociais a morte do também maestro, Letieres Leite
Reprodução/Redes Sociais
Margareth Menezes, cantora
Meu querido e admirável amigo, que pena! Sinto muitíssimo sua partida, Maestro. A você, todas as homenagens e agradecimentos.
Eu, como pessoa, estou em suspense com sua partida repentina e, como artista, estou em pedaços. Logo agora que eu iria ter o prazer de tê-lo fazendo a direção musical e coprodução do meu próximo projeto. Estávamos trocando ideias e começando a selecionar músicas. Muita vibração quando falávamos sobre isso.
A primeira vez que nos encontramos foi em Paris. Depois você veio pra Bahia, tocou na minha banda, chegando a fazer a direção musical. Era sempre uma alegria e de um aprendizado imenso te encontrar. Adorava lhe ouvir!
Você, seu trabalho e toda a sua pesquisa junto a outros grandes músicos, trouxeram um diferencial enorme em relação à verdadeira leitura urbana e erudita da imensa influência da musica africana na construção da identidade da Música Popular Brasileira.
Você teve coragem, abriu caminhos e chamou a atenção da crítica mundial para o universo complexo e abundante das claves africanas e seus cruzamentos dos rítmicos formam o legado da música afro baiana contemporânea. Hoje, o mundo pode ouvir e entender a nossa música afro, urbana, pop, axé sincrética e plural com respeito e entendimento porque, além de maestro, você tinha essa didática legível.
Muito obrigada, Maestro Letieres Leite! A Bahia lhe agradece e lhe deve uma homenagem à altura da sua excelência, genialidade e generosidade. Descanse em Paz, meu amigo. #letieresleite
Initial plugin text
Luciano Calazans, músico, compositor e arranjador
P…, Leite! Que é isso, rapaz! Que é isso, sacana! Atordoado! Triste! Sem chão. Vá na luz! Você é luz. Obrigado por tudo.
Initial plugin text
Zeca Pagodinho, cantor
Initial plugin text
Ed Motta, cantor
“Você imenso, a natureza te recebe com todos os louvores que você plantou. Você é um capítulo único na música do MUNDO. Uma benção ser seu amigo, e me sinto ainda mais protegido por você. Descansa na sua sabedoria eterna”.
Initial plugin text
Márcia Castro, cantora
Initial plugin text
Paula Lima, cantora
Initial plugin text
Roberta Sá, cantora
Initial plugin text
Pedro Baby, músico
Initial plugin text
Pedro Luís, compositor
“Ele não era de sorrir pra fotos, mas nos fazia sorrir por estar ao seu lado. Sexta falei dele com orgulho e reverência pra um documentário lindo. Sábado falei com ele sobre o prazer de ter falado sobre ele pra o documentário. Chamei-o de soberano maestro professor, que é o que ele foi, inclusive pra mim recentemente. Combinamos que já estava mais do que na hora de um reencontro. Não deu tempo, seu coração hoje decidiu que os encontros serão todos de memória. Obrigado maestro, músico, dançarino, pintor, coreógrafo e baiano porreta. Já tá fazendo falta”.
Initial plugin text
Kainã Do Jêje, músico e membro da Orquestra Rumpilezz
Initial plugin text
Banda Gilsons
“Grande mestre Letieres Leite! Que tristeza e que perda inestimável pra nossa música, nossa cultura… Um grande homem que desde sempre esteve presente em nossas vidas. Quando a gente era moleque Letieres nos dava aulas de surf e tirava onda com a gente de cima dos trios elétricos da vida. Em 2020 foi ver a gente tocar no pelourinho.. uma alegria imensa! Essa foto é desse dia. Descanse em paz mestre e nossos mais profundos pêsames aos familiares e todos os amigos!”.
Initial plugin text
Maria Gadú, cantora
“Que buraco. O peito é tristeza e gratidão! bom voo, maestro!!!! te amamos. um brinde a tua eternidade Letieres Leite um pássaro encantado!”.
Initial plugin text
Marcelo Costa, músico
Initial plugin text
Kiko Dinucci, músico
Initial plugin text
Leonardo Reis, músico
Initial plugin text
Chico Bosco, filósofo e compositor
Initial plugin text
Leo Cavalcanti, cantor e compositor
Initial plugin text
Dão Black, cantor
“Deus o @letieresleite! Tempos difíceis”.
Dão Black lamentou a morte de Letieres Leite
Reprodução / Redes Sociais
Nara Couto, cantora
“EU QUERO TE LEMBRAR ASSIM! Olorum Kosi Pure”.
Nara Couto lamentou a morte de Letieres Leite
Reprodução / Redes Sociais
Banda Telefunksoul
“Descanse em paz meu mestre!!!! @letieresleite Ta dificil de acreditar !!!!! @rumpilezz @rumpilezzinho ”.
Banda Telefunksoul lamentou a morte de Letieres Leite
Reprodução / Redes Sociais
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia
Ouça ‘Eu te explico’

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.