Connect with us

Festas e Rodeios

Álbum definidor de Mônica Salmaso, ‘Iaiá’ sai em LP em edição valorizada pela fartura de informações

Published

on

Encarte-libreto detalha a gênese do disco e de cada uma das 11 músicas reproduzidas pelo vinil. Resenha de edição em LP de álbum
Título: Iaiá
Artista: Mônica Salmaso
Edição: Três Selos / Biscoito Fino
Ano da edição original em CD: 2004
Ano da edição em LP: 2021
Cotação: * * * *
♪ Por mais que venha sem duas das 13 faixas da edição original em CD lançada em 2004, por falta de espaço no vinil, a edição em LP do quarto álbum de Mônica Salmaso, Iaiá, tem atrativos para fisgar seguidores dessa cantora paulistana que, revelada com o álbum Os afro-sambas (1996), se impôs ao longo dos últimos 25 anos como uma das grandes vozes da MPB de todos os tempos.
Em que pese a beleza da capa dura que embala o LP com arte inspirada na capa original, sem reproduzir exatamente a arte do CD, o real atrativo da edição em vinil de Iaiá é o encarte em forma de libreto que traz extenso e detalhado faixa-a-faixa do disco, guiado pela artista, além de depoimentos inéditos de nomes como Teresa Cristina, Tom Zé, José Miguel Wisnik e Rodolfo Stroeter, produtor musical do álbum, do qual assina também a direção musical com a própria Mônica Salmaso.
Álbum definidor que impulsionou a carreira de Salmaso, que desde então vem angariando seguidores nos nichos em que ainda se cultua a MPB, Iaiá corroborou e sedimentou a opção da cantora por sonoridade singular, acústica, calcada na precisão dos toques de instrumentistas como André Mehmari (piano), Paulo Bellinati (violão) e Teco Cardoso (saxofone e flautas), além do próprio Rodolfo Stroeter (baixo).
A rigor, essa sonoridade precisa e delicada já vinha sendo experimentada com êxito pela artista nos dois álbuns anteriores, Trampolim (1998) e Voadeira (1999). Aclamado entre os críticos, Voadeira abriu caminho para que Salmaso fosse contratada pela gravadora Biscoito Fino, por onde a cantora lançou Iaiá com repertório primoroso que apontou trilhas que seriam seguidas pela artista em discos posteriores.
Se o registro solene de Por toda a minha vida (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, 1959) sinalizou o tom cerimonioso adquirido pelo canto da artista (quase) sempre que Salmaso se aproxima do universo da música de câmara com a voz e a alma lírica, Moro na roça (tema de domínio público em adaptação de Xangô da Mangueira e Zagaia) – reverência de Salmaso a Clementina de Jesus (1901 – 1987), feita em gravação assentada sobre a percussão de Robertinho Silva – indicou a trilha ruralista que seria expandida em Caipira (2017), disco em que a cantora redimensionou o conceito de música caipira.
Sinhazinha (Despertar) (Chico Buarque, 1983) apontou o apreço da intérprete pelo cancioneiro lapidar de Chico Buarque, compositor dono de obra abordada majestosamente por Salmaso em Noite de gala – Samba na rua (2007), songbook que gerou DVD e álbum ao vivo em 2009.
Já Doce na feira (Jair do Cavaquinho e Altair Costa, 2002) era a iguaria vinda dos terreiros cariocas em que prolifera o samba, cuja cadência é seguida por Salmaso em Cidade lagoa (Cícero Nunes e Sebastião Fonseca, 1959) e Na aldeia (Alberto Dias, De Chocolat e Silvio Caldas, 1933).
Já Cabrochinha (Maurício Carrilho e Paulo César Pinheiro, 1997) evolui com leveza entre o samba e o choro com a verve de letra rimada, pintada e bordada pelo poeta com palavras em francês usadas na língua portuguesa.
Capa da edição em LP de ‘Iaiá’, quarto álbum de Mônica Salmaso
Marcílio Godoi
Como relatado no informativo libreto que valoriza a edição em LP de Iaiá, parte do repertório do álbum foi recolhida por Salmaso nos roteiros dos oito shows temáticos que idealizou e apresentou no Sesc de São Paulo entre 2002 e 2003 em série intitulada Ponto in comum.
Foi o caso de Vingança (José Maria de Abreu e Francisco Mattoso, 1936), tema de aura trágica, situado em área rural na gravação feita com o toque do acordeom de Toninho Ferragutti.
Outras composições entraram durante o processo de gravação do álbum Iaiá, caso de Estrela de Oxum (Rodolfo Stroeter e Joyce Moreno, 2003), sugerida por Stroeter, autor da melodia letrada por Joyce Moreno.
Música que abre o lado B na disposição das 11 faixas no LP, Assum branco (José Miguel Wisnik, 1997) reforçou o elo de Salmaso com o compositor José Miguel Wisnik, parceiro de Ronaldo Bastos na música que deu título ao segundo álbum da cantora, o já mencionado Trampolim.
Menina amanhã de manhã (Tom Zé e Perna Fróes, 1972) – música que, por feliz coincidência, está incluída na trilha sonora da atual novela das 21h da TV Globo, Um lugar ao sol – completa o repertório irretocável de Iaiá, álbum ora reeditado em LP sem as gravações de É doce morrer no mar (Dorival Caymmi e Jorge Amado, 1941) e Onde ir (Vanessa da Mata, 2002), já que as 13 faixas do CD totalizavam 53 minutos, tempo demais para todas as músicas caberem em um único LP.
Para quem abre mão da limpidez do som do CD (ainda a melhor mídia física no que diz respeito ao áudio), sem se importar de pagar caro pelo prazer de manusear um LP e escutar o som do vinil, a edição em LP de Iaiá é mimo que justifica o investimento de R$ 210 – preço cobrado no site da gravadora Biscoito Fino – pelo requinte do tratamento gráfico e pela fartura de informações reunidas no encarte-libreto.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Caça a brindes no Rock in Rio vira trend no TikTok com planilhas e listas de dicas; veja prêmios

Published

on

By

Thay Martins, uma usuária da rede social, viralizou ao montar uma planilha detalhada sobre os brindes, os patrocinadores e como conseguir cada um deles. Público do Rock in Rio conta como conseguir brindes dos patrocinadores
Reprodução TikTok
Quem visita a Cidade do Rock, como é chamado o espaço onde acontecem as apresentações do Rock in Rio, não curte apenas grandes shows. Para além das atrações musicais e dos brinquedos, como a roda-gigante e a tirolesa, o público também se diverte procurando os brindes dos patrocinadores do evento.
O interesse é tanto que a caça aos brindes virou até trend no TikTok, com pessoas dando dicas de como conseguir os prêmios.
Thay Martins, uma usuária da rede social, viralizou ao montar uma planilha detalhada sobre os brindes, os patrocinadores e como conseguir cada um deles. No vídeo, que já acumula milhares de visualizações, ela conta que a planilha foi feita antes mesmo de ir ao evento (o ingresso dela é para o domingo (22), que tem Shawn Mendes como atração principal).
“Eu já me antecipei e fiz uma planilha toda detalhadinha com as informações que eu consegui coletar dos brindes que estão sendo distribuídos no Rock in Rio 2024”, diz ela no vídeo.
Protetor solar e glitter em gel, por exemplo, estavam sendo distribuídos por uma marca de produtos de beleza no gramado. Mas a ação ia além: quem participasse da ativação de apertar um botão poderia ganhar até acesso à área vip do festival.
Ed Sheeran canta ‘Shape of You’ no Rock in Rio
Outro patrocinador ofereceu como brinde um copo do evento com um QR code. Sortudos que pegassem o item premiado ganhavam acesso ao backstage ou passe rápido para os brinquedos (direito a “furar” a fila).
Dicas como as compiladas por Thay podem ser encontradas em diversos vídeos da trend. Julia Saraiva, outra usuária do TikTok, contou como ganhou um casaco corta-vento em tons de verde de uma marca de chiclete.
Ela disse que entrou em uma sala e precisou responder a uma pergunta — qual o show mais curto do Rock in Rio. Sem saber a resposta, o acerto aconteceu no chute (uma apresentação de seis minutos). Segundo ela, esse foi o prêmio mais legal do Rock in Rio
Em outro vídeo, Julia mostra “tudo que ganhou” em um dia de Rock in Rio. É possível ver viseiras, copos, escova de dentes, enxaguante bucal, pochete, porta celular à prova d’água, batom, creme de mãos, leque, ventilador portátil e até uma almofada para pescoço (que ainda a fez concorrer a uma viagem internacional).

Continue Reading

Festas e Rodeios

Ivete Sangalo voa sobre a plateia, beija Liniker e maceta resistência roqueira pela 19ª vez no Rock in Rio

Published

on

By

Artista mais recorrente do festival, cantora enfileirou hits de carnaval e apresentou música inéditas Ivete Sangalo voa sob plateia do Palco Mundo no Rock in Rio
Ivete Sangalo abriu o dia das divas pop no Rock in Rio, nesta sexta-feira (20), mostrando por que, há 30 anos, é a maior diva pop do Brasil. Em um show com surpresas, ela voou sobre a plateia presa a cordas e beijou a cantora Liniker ao apresentar uma música inédita.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Foi a 19ª participação de Ivete no festival, considerando edições do Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Ao longo das participações, baiana já levou tombo, anunciou o sexo de suas filhas gêmeas no palco e fez um dueto com Shakira durante a performance da colombiana no Rock in Rio de 2011.
Ivete Sangalo interage com plateia durante show no Rock in Rio
“Sabe por que eu estou nesse palco há 19 anos e vou estar sempre que eu quiser?”, questionou antes de fazer o público explodir num “ôôô” no refrão de “Tempo de Alegria”, música de 2014.
É uma alfinetada aos que sempre resistiram à sua recorrente participação no festival. Em 2011, quando Ivete foi escalada para o Rock in Rio pela primeira vez, a escolha foi recebida com insatisfação por uma parcela roqueira mais conservadora do público: na época, muitos disseram que o evento deveria ser rebatizado como “Axé in Rio” e alguns guardam essa mágoa até hoje.
A cada show, no entanto, Ivete maceta a rejeição com a experiência e a energia de quem está acostumada a orquestrar uma multidão de cima de um trio elétrico por horas a fio. “Macetando”, hit absoluto do carnaval de 2024, teve milhares de pessoas na plateia reproduzindo a coreografia viral.
Mas o momento de maior êxtase veio com “Eva”, música de Umberto Tozzi regravada pela Banda Eva em 1997, numa versão que se tornou clássica. Depois de um breve sumiço, Ivete reapareceu suspensa por uma estrutura de cordas sobre o público. “Quero ficar mais perto de vocês”, disse, flutuando por todos os cantos da plateia.
Foi um truque repetido do show que comemorou seus 30 anos de carreira, no Maracanã, em dezembro de 2023. Mas o público do Rock in Rio se emocionou como se fosse a primeira vez. E Ivete também. No alto, ela chorou. Já em terra firme, celebrou: “Que experiência maravilhosa!”.

Ivete Sangalo abre Palco Mundo, nesta sexta-feira (20), no Rock in Rio
Stephanie Rodrigues/g1

Continue Reading

Festas e Rodeios

Rock in Rio 2024: veja fotos de famosos no 5º dia do festival

Published

on

By

Pabllo Vittar, Vivi Wanderley e Viviane Araújo são alguns dos famosos que foram curtir a sexta-feira (20) na cidade do rock. Viviane Araújo no quinto dia de Rock in Rio
Claudio Andrade /Agnews
A influencer Vivi Wanderley no quinto dia de Rock in Rio
Victor Chapetta / Agnews
Pabllo Vittar no quinto dia de Rock in Rio
Rogério Fidalgo Agnews

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.