Connect with us

Festas e Rodeios

‘Cama de Gato’ estreia no Globoplay; relembre triâgulo amoroso com Camila Pitanga, Marcos Palmeira e Paolla Oliveira

Published

on

Novela de Duca Rachid e Thelma Guedes foi exibida na Globo em 2009. Trama mostra perfumista humilde que fica rico em triângulo amoroso com esposa mimada e faxineira batalhadora. “Cama de Gato” estreia nesta segunda-feira (22) no Globoplay. Para quem sente saudade da história, o g1 relembra alguns dos principais momentos da obra, além de curiosidades, com dados do Memória Globo (leia mais ao fim da reportagem).
A trama de autoria de Duca Rachid e Thelma Guedes foi exibida no horário das 18h na Globo em 2009. Com direção-geral de Amora Mautner, a novela é ambientada no bairro da Glória, na Zona Sul do Rio e conta a história de um jovem humilde, Gustavo Brandão (Marcos Palmeira).
Ele se torna um perfumista rico e ambicioso envolvido em um triângulo amoroso com uma esposa mimada e uma faxineira batalhadora. As idas e vindas dessas relações têm momentos conturbados como o sumiço de Gustavo, sequestro, brigas e condenação à prisão.
Personagens de Camila Pitanga e Paolla Oliveira brigam em ‘Cama de gato’, novela de 2009
Divulgação/TV Globo
Gustavo é casado com Verônica (Paolla Oliveira) e só reaprende a ser humilde e solidário quando perde tudo o que conquistou. Ele descobre o amor sincero de Rose (Camila Pitanga), uma humilde faxineira. A simplicidade da moça ajuda-o a redescobrir seus valores e sua felicidade.
Antes de se tornar um rico perfumista, Gustavo era apenas o filho dos empregados do patrão. Seus pais são Julieta (Suely Franco) e Ferdinando (Pedro Paulo Rangel).
O casal mora e trabalha na mansão do empresário Severo (Paulo Goulart), então dono de uma das maiores indústrias químicas do Brasil, até o dia em que foram demitidos por terem faltado a dois dias de trabalho. Eles se ausentaram para acompanhar as buscas ao filho, que havia se perdido na Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro.
Gustavo havia se embrenhado na mata na companhia de seu amigo inseparável, Alcino (Carmo Dalla Vecchia). Os dois foram resgatados pelos bombeiros, e suas fotos, publicadas nas primeiras páginas dos jornais.
Aromas: perfumes e cosméticos
Personagens de Camila Pitanga e Marcos Palmeira em ‘Cama de gato’, novela de 2009
Divulgação/TV Globo
Gustavo aproveita que Severo está à beira da falência e compra a mansão e a fábrica de produtos químicos do ex-patrão de seus pais, onde decide instalar a Aromas. Já estabelecido, ele se casa com Verônica e completa sua revanche mantendo Severo, sob rédea curta, como um mero contador de sua empresa.
A fama e a fortuna transformaram Gustavo em um homem duro, arrogante e nada generoso, o pesadelo de seus funcionários, que o chamam, pelas costas, de “Imperador”. Diferente do amigo emergente, Alcino procura viver intensamente: é um namorador, pratica esportes radicais, mora em um barco e é extremamente querido pelos que o cercam.
Sua maior tristeza é não reconhecer mais no sócio o melhor amigo de infância. A soberba de Gustavo e a maneira grosseira como trata todos a seu redor os levam a discussões, e eles decidem desfazer a sociedade.
CENOGRAFIA E ARTE
Marcos Palmeira e Paolla Oliveira em ‘Cama de Gato’, novela de 2009
Divulgação/TV Globo
Com cerca de oito mil metros quadrados, a cidade cenográfica de Cama de Gato lembrava o bairro da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A principal construção era uma vila de casas antigas com traços da arquitetura neoclássica, estilo muito encontrado na região. As residências de Rose e Bené e a pensão de dona Genoveva ficavam no lado mais humilde da Glória.
Na vizinhança, havia alguns estabelecimentos comerciais típicos de um bairro residencial, como salão de cabeleireiro, bar com sinuca e sorveteria. Outra característica desta produção era que, além das locações fixas, havia muitas externas em diferentes pontos do Rio.
Assim como o figurino de Verônica, o frasco do perfume criado em sua homenagem tinha uma silhueta art déco. Todos os recipientes cenográficos do perfume foram feitos em cristal soprado, e a cor escolhida para o líquido foi a azul, tal qual a flor de mesmo nome. A equipe de cenografia construiu uma estátua em acrílico do Verônica, com 4m de altura, 2m de comprimento e 1,30m de largura, para a festa em comemoração aos dez anos de sucesso do perfume.
CURIOSIDADES
Entre as histórias e obras que inspiraram as autoras Duca Rachid e Thelma Guedes na feitura do texto da novela estão a trajetória de Buda, o livro O Sagrado (2007), do rabino Nilton Bonder, e o trabalho do psicólogo social Fernando Braga da Costa. Ele trabalhou oito anos como gari, varrendo as ruas da Universidade de São Paulo, para viver a rotina desses profissionais “invisíveis” e escrever sua tese de mestrado. Rose, que no começo da trama trabalhava como faxineira, era uma dessas “mulheres invisíveis”.
Em entrevista ao Memória Globo, Thelma Guedes fala de sua inspiração: “É uma história muito bonita, que eu sempre quis fazer, e a Duca também ficou muito empolgada. A gente tem um lado filosófico, toda novela nossa tem uma premissa muito forte, moral ou filosófica. Por mais que a estrutura e os personagens sejam diferentes, a gente está querendo passar a mesma mensagem, que é a mensagem da compaixão. Foi um trabalho superfeliz, deu muito certo”.
Para a gravação das cenas no clube Esplêndido da Glória, os atores Daniel Boaventura (Sólon), Wagner Molina (Fiasco), Camila Pitanga (Rose) e Heloísa Périssé (Taís) tiveram aulas de dança com Jaime Arôxa. Nos ensaios, eles aprenderam um pouco de ritmos como valsa, bolero, samba choroso, zuqui, salsa e tango, além de treinar coreografias específicas para as cenas. Os atores Tânia Costa (Bruna), Heslander Vieira (Tarcísio) e Bianca Salgueiro (Eurídice), que interpretaram, respectivamente, uma professora de piano e seus alunos, tiveram aulas para aprender noções básicas do instrumento. Heslander ainda conheceu o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), no Rio de Janeiro, para ajudar na composição de seu personagem, deficiente auditivo devido a uma osteosclerose. Lá, ele aprendeu a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Camila Pitanga treinou direção em uma Kombi, transporte usado por sua personagem Rose. A “Charanga” era quase uma personagem, nem sempre pegava de primeira e deixava Rose em vários apuros.
Tarcísio Meira e Glória Menezes fizeram uma participação especial no último capítulo da novela.
No dia 13 de junho de 2010, a novela ganhou o prêmio Banff World Television Festival, como melhor telenovela na categoria drama. Essa premiação mundial está voltada para conteúdos criados para televisão e acontece anualmente no Canadá. Em 2010, o festival teve, pela primeira vez, parceria com a nextMEDIA Banff, unindo televisão e mídias digitais.
As autoras Thelma Guedes e Duca Rachid dedicaram a novela à autora Andrea Maltarolli, falecida em 2009, vítima de câncer.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Karol G convida Pabllo e faz até chover para mostrar que reggaeton tem chance no Rock in Rio

Published

on

By

Colombiana chamou Pabllo Vittar, Sevdaliza e Yseult para 1ª performance ao vivo do hit ‘Alibi’. Em show mais simples do que de costume, ela levou ritmo latino pela 1ª vez ao Palco Mundo. Pabllo Vittar, Sevdaliza e Yseult cantam ‘Alibi’ no show de Karol G
Pela segunda vez no Brasil neste ano, Karol G levou ao Rock in Rio nesta sexta-feira (20) um show dedicado, com mimos ao público do país. Não foi como qualquer outra apresentação: ela está obstinada a conquistar os brasileiros.
“Esperei por essa noite horas, dias, semanas, meses. Sei que vocês vão fazer a grande noite da minha vida”, disse em inglês, logo depois de abrir o setlist com a dobradinha de “Bichotag” e “Oki Doki”.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Primeira artista de reggaeton a pisar no Palco Mundo, escalada para preparar o terreno para Katy Perry, a cantora seria a atração principal da noite se o festival acontecesse em qualquer outro país da América Latina.
Ela enfileira recordes e domina paradas no restante do continente, mas ainda pena para emplacar suas músicas no maior mercado da América do Sul, um país com baixa aderência a ritmos latinos.
Para tentar mudar esse quadro, Karol contou com a ajuda de uma amiga brasileira. No momento mais empolgante do show, convidou Pabllo Vittar para a primeira performance ao vivo de “Alibi”, com a cantora iraniana de pop experimental Sevdaliza e a francesa Yseult, que também apareceram.
Karol G se apresenta no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1
Feita com base na referência de uma canção tradicional colombiana do início do século 20, a música se tornou um hit global improvável, e chegou a ser a 12ª mais ouvida do mundo no Spotify, em julho deste ano.
Pabllo já tinha cantado ao lado de Karol G em São Paulo, em maio de 2024, numa apresentação que reuniu cerca de 13 mil pessoas no Centro Esportivo Tietê, no Centro da capital. “São 13 mil pessoas aqui esta noite, mas eu acho que no futuro vão ser muito mais”, disse a colombiana na ocasião.
No Rock in Rio, com capacidade para 100 mil pessoas, ela mostrou uma estrutura bem mais simples, sem um tubarão gigante no palco, nem pulseirinhas de luzes coloridas na plateia.
Ainda assim, por cerca de uma hora e quinze minutos, segurou um público com olhos vidrados em seus movimentos, especialmente quando fez chover no palco para dançar sobre a água. Jatos também foram jogados no público.
‘Mañana Será Bonito’
Nascida em Medellín, Karol lançou seu álbum de estreia, “Unstoppable”, em 2017. Dois anos depois, viralizou com o hit “Tusa”, parceria com a rapper Nicki Minaj — cantada em coro por um público animado, logo no início do show no Rock in Rio.
Mas foi no quarto trabalho de estúdio, “Mañana Será Bonito” (2023), que a cantora mudou de patamar na carreira. O disco foi o primeiro em espanhol, feito por uma mulher, a chegar ao topo da parada americana e, em 2024, ganhou um Grammy de música urbana, inédito na carreira da artista.
Karol G recebe Yseult, Sevdaliza e Pabllo Vittar em show no Rock in Rio 2024
Reprodução/Globoplay
A turnê global do álbum foi a primeira de uma artista latina com a maior parte das apresentações acontecendo em estádios. Em 2023, Karol foi a campeã latina de bilheteria, ao arrecadar US$ 155,3 milhões em ingressos.
Ela encerrou a série de mais de 60 shows em julho, com um mega espetáculo para 65 mil pessoas em Madri, na Espanha. Transmitida ao vivo, a performance foi assistida por mais 1 milhão de pessoas on-line.
Em suas músicas, Karol mescla mensagens de empoderamento com letras de sofrência, como “Amargura”, que poderia muito bem ser um feminejo, mas é um reggaeton. Ela grita “papiiii” de um jeito angustiado antes do refrão, e todo mundo entende que dá para sofrer por amor em qualquer idioma.
No palco, a artista é acompanhada por dançarinos e uma banda formada só por mulheres. Ela canta sobre as bases pré-gravadas, que são comuns em shows de pop, onde é preciso coordenar música, performance e dança. Mas sua voz potente se sobressai, especialmente nas músicas mais lentas, como “Mi Ex Tenia Razon”, do “Mañana”.
Antes dessa, Karol celebrou as bandeiras de outros países da América Latina na plateia e segurou, ela mesma, uma bandeira do Brasil. A essa altura, já havia aparecido no setlist o remix do funk “Tá Ok”, uma versão gravada pela artista em parceria com o conterrâneo Maluma e os brasileiros Kevin O Chris e Dennis DJ.
Karol G se apresenta no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1
Nas canções mais dançantes, como um remix do sucesso “Provenza”, movimentos de câmera criativos criaram imagens hipnotizantes de Karol e seus dançarinos no telão, embora o cenário escuro e a iluminação baixa tenham atrapalhado um pouco a visão.
No fim, com o megahit latino “Si Antes te Hubiera Conocido” (nem tão conhecido assim no Brasil), Karol chamou fãs para cantar no palco e fazer brincadeiras para a câmera do telão.
“Eu lembro que, uma vez, estava assistindo ao Rock in Rio pela TV e falei para mim mesma que gostaria muito de estar nesse palco e trazer o melhor de mim para minha galera no Brasil”, havia dito antes, dessa vez em bom português.
Ainda não dá para saber se o show no festival será o suficiente para fazer a carreira dela finalmente decolar no país, mas Karol deixou uma boa impressão. Mostrou que o reggaeton tem chance por aqui.
Yseult, Sevdaliza, Pabllo Vittar e Karol G antes de show no Rock in Rio 2024
Gabriel Renné/Divulgação

Continue Reading

Festas e Rodeios

Gloria Gaynor transforma Rock in Rio em karaokê coletivo com vozeirão e hits da disco music

Published

on

By

Cantora de 81 anos se apresentou no Palco Sunset nesta sexta-feira (20) e deixou seu maior hit, ‘I will survive’, para o final. Leia crítica do g1. Gloria Gaynor encerra show com seu maior hit ‘I Will Survive’
Poucas cantoras fazem jus àquela desgastada expressão “caminhou para que as outras pudessem correr”. Gloria Gaynor é uma dessas. A americana de 81 anos se apresentou no Palco Sunset, nesta sexta-feira (20), para fãs de divas pop como Dua Lipa, Doja Cat, Lady Gaga e, claro, Katy Perry. Todas essas, em maior ou menor dose, já beberam na disco music da qual Gloria é pioneira.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Ao som “Goin’ Out of My Head”, uma mãe explicou ao filho de cerca de 10 anos que “assim que era a música nos anos 80”. A faixa seguinte, uma versão de “Unstoppable”, da australiana Sia, sonoriza uma dancinha de TikTok de um trio de amigas de idade escolar. Encontro de gerações é um clichê. No show de Gloria, foi uma realidade.
Gloria Gaynor canta “Killing me Softly” no Rock in Rio
“Vamos fazer de tudo para vocês se divertirem hoje a noite. Quando vocês ouvirem uma música que gostem, cantem comigo”, convidou no começo.
A plateia atendeu e foi se soltando no decorrer do setlist, que decola a partir de “Never can say goodbye”, a primeira música a liderar a parada de dance music da revista “Billboard”, quando o ranking nasceu nos anos 1970. Há também espaço uma novidade: “Reaching for the gold” estará no próximo álbum dela.
Além de “Unstoppable”, Gloria enche seu repertório com outras músicas. Em “Beautiful” (Christina Aguilera), mostra seu vozeirão ainda afiado, em uma versão dançante da balada. Em “Happy” (Pharrell Williams) passa o microfone para seu trombonista cantar.
Gloria Gaynor se apresenta no Palco Sunset no Rock in Rio
Miguel Folco/g1
Momentos como esses e o medley em tributo a Donna Summer (1948-2012) deixam o Palco Sunset com um delicioso clima de karaokê coletivo ou festa de casamento. Nesse quesito, nada supera “Like I’m gonna lose you”. Nunca duvide do potencial de um solo de saxofone na frente de um telão cheio de coraçõezinhos flutuantes.
Como era de se esperar, ela guarda seu megahit “I Will Survive” para perto do fim. É uma despedida do tamanho da voz de Gloria, uma lenda vivíssima e ainda em forma. Após o festival, ela se apresenta em São Paulo no sábado (21) e em Curitiba, na segunda-feira (23).

Continue Reading

Festas e Rodeios

Estrutura importada, ‘truque’ e só um ensaio: Os bastidores do voo de Ivete Sangalo no Rock in Rio

Published

on

By

Em entrevista ao g1 depois do show, cantora contou como conseguiu fazer tudo funcionar: ‘Todo o protocolo de segurança foi obedecido dentro de um arranjo musical’; veja VÍDEO. Os bastidores do voo de Ivete Sangalo no Rock in Rio
Quatro torres de sustentação foram instaladas numa área central do Rock in Rio para que Ivete Sangalo pudesse fazer um voo mágico sobre a plateia do festival nesta sexta-feira (20). Durante sua apresentação no Palco Mundo, a cantora foi suspensa por cabos sobre o público, enquanto cantava o clássico “Eva”. Foi o ponto alto do show — com o perdão do trocadilho.
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
Uma operação complexa foi necessária para fazer tudo funcionar como planejado. Ivete só teve um dia para ensaiar a performance na Cidade do Rock, local onde acontece o evento, na zona oeste do Rio. Minutos depois da apresentação, ela disse em entrevista ao g1:
“Conseguimos graças à minha equipe. Minha moçada é da pesada. é um nível profissional altíssimo. Se só temos um dia para ensaiar, vamos conseguir executar.”
Ivete Sangalo voa sobre a plateia, beija Liniker e maceta resistência roqueira pela 19ª vez no Rock in Rio; saiba como foi o show
Ivete Sangalo ‘sobrevoa’ show no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1
A estrutura que segurou a cantora no ar foi importada da Holanda especialmente para a performance — ela não usou equipamentos do próprio festival. Mas o verdadeiro segredo do número foi uma espécie de “truque musical”, nas palavras de Ivete.
Enquanto cantava “Rua da Saudade”, ela desceu do palco para abraçar fãs na plateia, o que a deixou mais perto do ponto de decolagem. Ao fim da música, ela teve cerca de 3 minutos para vestir todo o equipamento de segurança antes do voo.
Enquanto isso, não se via a cantora em lugar nenhum, mas a banda continuava tocando. Ela explicou:
“Tudo foi cronometrado: a saída do palco, o momento de vestir o equipamento e o que a banda ia tocar isso enquanto isso. Todo o protocolo de segurança foi obedecido dentro de um arranjo musical.”
“Tanto que foi imperceptível. Quando as pessoas viram, eu já estava voando”, acrescentou Ivete, que confirmou não ter medo de altura. “Quem tem fé não tem medo.”
Ivete Sangalo ‘sobrevoa’ show no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1
19ª vez no Rock in Rio
O voo sobre o público foi um truque repetido do show que comemorou os 30 anos de carreira da cantora, no Maracanã, em dezembro de 2023. Mas o público do Rock in Rio se emocionou como se fosse a primeira vez. E Ivete também. No alto, ela chorou e, já em terra firme, celebrou durante a apresentação: “Que experiência maravilhosa!”.
Foi a 19ª participação de Ivete no festival, considerando edições do Brasil, Portugal, Espanha e Estados Unidos. Em 2024, além do número de flutuação, a novidade foi “Seus Recados”, música recém-lançada com a paulista Liniker, que apareceu no palco para cantar. As duas deram selinhos, celebrados pelos fãs.
Ivete Sangalo ‘sobrevoa’ show no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.