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Festas e Rodeios

Christian Malheiros: quem é o ator da periferia de Santos que virou astro de ‘Sintonia’ e parceiro de Rodrigo Santoro

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Ator que vive o Nando da série ‘Sintonia’, do diretor Kondzilla, fez o filme ‘7 prisioneiros’ com Rodrigo Santoro e foi indicado por ele a Selton Mello para a série ‘Sessão de terapia’. Christian Malheiros como o Nando de ‘Sintonia’
Divulgação / Netflix
Quase tudo dá errado para os personagens vividos por Christian Malheiros nas séries “Sintonia” e “Sessão de Terapia” e nos filmes “Sócrates” e “7 prisioneiros”. Azar na ficção, sorte na carreira do ator de 22 anos, que começou a atuar aos 9 e cresceu em projetos sociais na periferia de Santos:
Em 2018, ele estreou no filme “Sócrates” e foi indicado a melhor ator no principal prêmio do cinema dos EUA, o Spirit Awards.
Em 2019, estreou como Nando na série “Sintonia”, série brasileira mais vista da Netflix do ano.
Em 2020, ele começou a filmar “7 prisioneiros” ao lado de Rodrigo Santoro. O filme saiu em outubro de 2021.
Rodrigo o indicou a Selton Mello para a 5 ª temporada da série “Sessão de terapia”, que também estreou em 2021, no Globoplay.
Em entrevista ao g1, o ator nascido em São Vicente, na Baixada Santista, falou sobre o sofrimento de seus personagens e o reconhecimento de seu trabalho. Leia abaixo:
g1 – Neste ano você está lançando dois trabalhos com atuações muito intensas junto do Rodrigo Santoro (“7 prisioneiros”) e do Selton Mello (“Sessão de terapia”). Como conseguiu essa conexão com eles nestes trabalhos?
Christian Malheiros – É muito bom trabalhar com pessoas que eu considero gênios. Tanto o Selton quanto o Rodrigo são pessoas que eu via em cinema e em televisão. É uma troca genuína, porque são artistas que estão ali inquietos, na busca de fazer um bom trabalho e de contar boas histórias. Eu tive a sorte de encontrar esses dois parceiros na minha pequena trajetória, e isso foi uma escola para mim.
Com o Rodrigo eu tive mais contato, porque o processo do filme foi um pouco mais longo. O Selton eu conheci através do Rodrigo, que falou de mim para ele. Temos uma amiga em comum também, a Patrícia Bertani, e eles dois falaram de mim. Então o Selton me chamou para fazer “Sessão de terapia”, e desde então foi um encontro muito genuíno. Fico muito feliz e espero que eles se repitam.
Christian Malheiros em ‘Sessão de terapia’
Divulgação / Globoplay
g1 – ‘7 prisioneiros’ tem muitas cenas de agressão física entre os personagens – você está sempre sendo agredido, depois também agride. Foram difíceis de serem feitas?
Christian Malheiros – Todas as cenas com violência são muito bem cuidadas. Obviamente a gente faz com toda a técnica do mundo, respeitando sempre a integridade física de cada parceiro. Mas são cenas dolorosas psicologicamente. Porque a gente estava vivendo aquela realidade, que é muito cruel.
Então, tem que ter um preparo não só físico como psicológico. É um filme que trata dessas duas violências, mas eu acho que a psicológica é pior ainda. É muito difícil de você medir. É um filme que tem muita violência, mas ele está escancarando uma realidade nua e crua que é o trabalho análogo à escravidão e o tráfico de pessoas. Então tem que ter um preparo grande.
Leia mais: ‘7 Prisioneiros’ expõe o absurdo da escravidão moderna, tema em alta na vida e na arte do Brasil
g1 – Como foi seu começo como ator em São Vicente? Como era a sua realidade, da sua família, e por que você decidiu atuar?
Christian Malheiros – Nunca tive essa coisa de: “Ah, eu me vejo na televisão”. Sempre fui uma pessoa do teatro. Comecei no teatro, em um projeto chamado Mais Educação [programa criado pelo governo federal em 2007]. Eu me apaixonei pelo teatro perdidamente. Resolvi estudar e correr atrás disso.
Foi uma uma realidade muito difícil. Eu venho de periferia, da Baixada Santista, sou fruto de projeto social. Posso dizer que sou uma pessoa salva pelo teatro e pelas políticas públicas voltadas à cultura.
A partir daí começou a minha trajetória. Caí no cinema de uma forma que eu também não imaginava, no meu primeiro filme, “Sócrates”, que também é dirigido pelo Alex [Moratto, que buscava um ator que tivesse vivido aquela realidade do personagem na Baixada Santista].
Então eu venho de uma realidade muito humilde e hoje eu estou num lugar de poder contar essas histórias, poder falar, questionar algumas coisas. Mas meu objetivo principal é ser íntegro em tudo o que eu faço. Porque eu sei que estou representando muitas pessoas. Eu, como negro, periférico, estou levantando uma bandeira sendo essa pessoa que hoje está no audiovisual.
A gente ainda tem uma arte muito muito elitizada. A gente vê poucos profissionais negros por trás das câmeras e na frente, principalmente. Então o mínimo que eu tenho que fazer é honrar as pessoas que vieram antes de mim e abrir portas para muitas pessoas que ainda vão vir.
g1 – O Rodrigo Santoro diz que teve dificuldade de encarnar o personagem dele, pois se assume como um privilegiado. Já no seu caso, seus pais saíram do Nordeste e foram para São Paulo, assim como seu personagem. Na hora de atuar, você pensou em coisas que já viu ou viveu?
Christian Malheiros – Sim, os meus pais são retirantes nordestinos, que vieram para São Paulo para tentar a vida. Isso é uma uma realidade da cidade de São Paulo. Quem construiu a cidade de São Paulo foi o Nordeste.
Eu nunca tive contato especificamente com essa realidade [do trabalho análogo à escravidão], mas essa de chegar a São Paulo e ter subempregos foi uma coisa que eu vi os meus pais tendo que que assumir para sustentar filho, conseguir sobreviver e tudo mais.
A gente está falando de um assunto muito amplo em relação ao trabalho análogo a escravidão. Eu tive que fazer uma pesquisa muito grande, porque eu realmente não tinha noção do quanto que esse assunto é diverso e o quanto isso virou um mercado que movimenta milhões. Existem 40 milhões de pessoas nessa situação no mundo.
‘7 Prisioneiros’ tem Rodrigo Santoro e Christian Malheiros no elenco e será exibido pela 1ª vez no Festival de Veneza
Divulgação
A gente fez um trabalho no Ministério Público do Trabalho em contato com pessoas que sofreram com isso. Mas o final de tudo isso é abrir esse espaço para reflexão e para entender a raiz desse problema. A gente está falando de desigualdade social, de exclusão, de muitas coisas que vão além do filme. Espero que o filme seja uma porta para a gente discutir não só essa realidade cruel, mas também esse Brasil contemporâneo que vem de uma herança colonial.
Você vê que essas pessoas sofrem muito, mas elas não esboçam muita [reação], porque tá muito mais numa questão interna. Acho que tem muito a ver com o Mateus [personagem de Christian no filme].
O Mateus não solta nenhuma lágrima. Mas você vê que tem um buraco no olho dele, tem um abismo em que ele entra, que é de uma crueldade gigante.
Christian Malheiros e Tales Ordakji em cena de ‘Sócrates’
Querô filmes / Divulgação

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Sertanejo vence tabu roqueiro e chega ao Rock in Rio pela 1ª vez após 40 anos

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Ana Castela, Simone Mendes, Luan Santana e Chitãozinho e Xororó foram incluídos em dia só com atrações nacionais. Decisão gerou fúria de metaleiros e não é consenso nem entre artistas; entenda. Rock in Rio 2024: o melhor do dia 21
Este sábado (21) de Rock in Rio ficará marcado na história do festival como o dia em que o sertanejo subiu ao palco pela primeira vez. Foram necessários 40 anos para o maior festival de música do Brasil se render ao gênero musical mais ouvido do país — enfrentando o grande tabu de uma ala roqueira mais conservadora.
Veja, no VÍDEO acima, como será o dia de estreia do sertanejo no Rock in Rio
Astros da música sertaneja foram incluídos no Dia Brasil, com programação exclusivamente brasileira. Num bloco de apresentações dedicada ao estilo, vão subir ao palco Ana Castela, Simone Mendes, Luan Santana e Chitãozinho e Xororó.
A ideia começou a tomar forma durante o último Rock in Rio, em 2022. Roberto Medina, idealizador do festival, passou a sinalizar em entrevistas o desejo de incluir nomes do sertanejo no line-up de 2024, citando nominalmente o cantor Luan Santana. Ele é conhecido pela megaprodução de seus shows.
Luan Santana durante apresentação em Campo Grande
Rafaela Palieraqui
Em entrevista ao g1 em setembro de 2022, o próprio Luan disse que seria “uma honra” se apresentar no evento:
“Desde o começo da minha carreira, eu nunca defini qual público eu queria atingir: faixa etária, classe social… Nunca direcionei: ‘minha música é pra essa tribo’. Minha música sempre foi para todo mundo.”
Mas uma tribo em específico não gostou de ver Luan e seus pares na programação do festival. O anúncio do Dia Brasil, feito em abril de 2024, gerou a fúria de metaleiros na internet, principalmente porque, este ano, não há um dia de Rock in Rio dedicado a eles.
Nas edições anteriores, ao menos um dia de line-up reuniu atrações do rock pesado: em 2019, se apresentaram Helloween, Scorpions e Iron Maiden; em 2022, Dream Theater; Gojira e (de novo) Iron Maiden.
ANÁLISE: Sertanejos merecem estar no Rock in Rio 2024 para diluir preconceito contra o gênero
Ana Castela no Festival de Inverno Bahia, no sudoeste do estado
Laécio Lacerda
A decisão também não é consenso entre artistas. Antes de se apresentar no Palco Sunset do festival no último domingo (15), BNegão, vocalista do Planet Hemp, criticou em entrevista a jornalistas:
“Eu acho que não tem nada a ver, mas quem faz o festival são os caras do festival. Se fosse o meu festival, eu não colocaria. Mas se quiserem colocar, está tudo certo.”
Em entrevista ao jornal O Globo, Roberto Medina definiu a chegada do sertanejo ao Rock in Rio como “o início de uma caminhada”. E alfinetou: “Para desespero dos meus amigos roqueiros”.
“Ficam loucos comigo, querem me matar. Quando anuncio o pop, é a mesma coisa. Eles são barulhentos, fazem confusão e gritam pelas redes, mas faz parte”, disse.
Escalada do funk
Se a previsão de Medina se concretizar, o sertanejo deve seguir no Rock in Rio um caminho semelhante ao trilhado pelo funk. O estilo também enfrentou resistência dos críticos e da própria organização do festival.
Em 2013, o g1 perguntou à diretora do Rock in Rio se Anitta e Naldo um dia poderiam subir ao palco. Roberta Medina, filha de Roberto, respondeu que sim, mas que os dois não tinham “o perfil do evento”. Curiosamente, ela descreveu o Brasil como um país “do sertanejo e do axé”, ignorando o funk. Naquele ano, Beyoncé terminou seu show no festival dançando “ah, lelek lek lek…”.
Em 2019, o evento criou o Espaço Favela, palco menor e afastado dos principais, que inclui artistas de funk e outros estilos. A ideia foi controversa e virou verso sarcástico do rapper Djonga: “O mais perto que cês chegaram do morro é no palco favela do Rock In Rio”, ele canta na música “Ladrão”.
ANÁLISE : Como o funk entrou em festivais? Estilo entrou pelas beiradas e Anitta foi figura importante, mas não única
Anitta no Palco Mundo do Rock in Rio 2019
Marcelo Brandt/G1
No mesmo ano, a estreia do funk em tamanho proporcional à sua influência e popularidade aconteceu com Anitta no Palco Mundo, após anos de cobranças dos fãs. Depois da apresentação, porém, a relação entre a cantora e o festival ficou estremecida. Em uma sequência de posts nas redes sociais, ela foi enfática:
“Eu não piso neste festival nunca mais. Só se um dia eles resolverem dar aos artistas que falam português o mesmo respeito que dão aos estrangeiros.”
Anitta acusou o Rock in Rio de incluir o funk na programação porque, do contrário, a reputação do evento ficaria ameaçada. Seja como for, o fato é que, depois dela, as portas se abriram para o ritmo. Neste ano, a sexta-feira (13), primeiro dia de festival, teve Ludmilla no Palco Mundo e MCs em quase todos os espaços da Cidade do Rock.

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Katy Perry, Karol G, Ivete, Cyndi Lauper e Iza comandam ótimo dia cheio de surpresas no Rock in Rio

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Sexta-feira (20) foi o dia das divas pop. Veja o que rolou nos palcos Mundo e Sunset. Katy Perry se apresenta no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1
O “Dia Delas” do Rock in Rio fez desta sexta-feira (20) o melhor dia até agora do festival. Em uma programação só com mulheres, os shows destacaram o poder das divas pop.
Foi também uma noite de surpresas. Iza convidou Ivete, após a popstar baiana voar em seu show. Primeira atração de reggaeton no festival, a colombiana Karol G chamou Pabllo Vittar, a iraniana Sevdaliza e a francesa Yseult para a primeira performance ao vivo do hit “Alibi”, gravado pelo trio.
Para fechar, Katy Perry cumpriu sua promessa e fez um “show único”, pensado apenas para o Rock in Rio. Foi um setlist cheio de convidadas, de novidades do recém-lançado álbum “143” e de clássicos da carreira em versões vigorosas.
A Cidade do Rock recebeu veteranas como Cyndi Lauper e Gloria Gaynor, as duas em ótima forma.
Katy Perry
Havia um mistério no ar quanto à principal atração do dia: qual versão de Katy Perry subiria ao Palco Mundo? A cantora do álbum “143” (lançado no mesmo dia do show), ou a popstar que marcou a década passada com vários hits potentes? Suspense que só surgiu porque, 15 anos atrás, ela vivia o auge de sua carreira, mas, agora, está imersa em uma crise — em termos artísticos, de sucesso e de reputação. Para a alegria da multidão que assistiu à apresentação no Rock in Rio, porém, a cantora soube dosar bem suas apostas atuais e deu foco na nostalgia, além de cravar ali um momento histórico ao cantar ao lado de Cyndi Lauper. Foi um show emocionante. Bonito do começo ao fim. Leia mais sobre o show de Katy Perry no Rock in Rio.
Iza
Iza canta ‘Meu Talismã’ com Ivete Sangalo no Rock in Rio
Existia uma expectativa dos fãs para que Iza trouxesse para seu show no Rock in Rio 2024, nesta sexta-feira (20), um pouco mais de seu último trabalho, “Afrohit”. E para esse show, diferentemente no último The Town, em São Paulo, ela incluiu mais algumas músicas do álbum no bom mix com singles e faixas seu primeiro disco, “Dona de mim”. Para o espetáculo, com troca de figurinos e projeções belíssimas no telão, ela ainda contou com Ivete Sangalo, só para arrebatar de vez os fãs. Leia mais sobre o show de Iza no Rock in Rio.
Karol G
Pabllo Vittar, Sevdaliza e Yseult cantam ‘Alibi’ no show de Karol G
Pela segunda vez no Brasil neste ano, Karol G levou ao Rock in Rio nesta sexta-feira (20) um show dedicado, com mimos ao público do país. Não foi como qualquer outra apresentação: ela está obstinada a conquistar os brasileiros. Primeira artista de reggaeton a pisar no Palco Mundo, escalada para preparar o terreno para Katy Perry, a colombiana contou com a ajuda de uma amiga brasileira. No momento mais empolgante do show, ela convidou Pabllo Vittar para uma apresentação conjunta de “Alibi”, com a cantora iraniana de pop experimental Sevdaliza e a francesa Yseult, que também apareceram. Leia mais sobre o show de Karol G no Rock in Rio.
Cyndi Lauper
Cyndi Lauper canta em coro o sucesso ”Girls Just Want to Have Fun” no Rock in Rio
Cyndi Lauper é um ícone da música pop, do feminismo e da moda, mas já teve que lidar com críticas de que não manda bem ao vivo. Nesta sexta-feira (20) de Rock in Rio, a cantora nova iorquina de 71 anos oscilou um pouco, principalmente no começo. Mesmo assim, entregou um grande show. Tudo foi dando certo ao longo da noite. E há de se levar em conta que ela canta bem e não usa recursos dos quais outras cantoras abusam. Quase tudo o que se ouve vem do gogó dela e de seus vocalistas de apoio. Leia mais sobre o show de Cyndi Lauper no Rock in Rio.
Gloria Gaynor
Gloria Gaynor encerra show com seu maior hit ‘I Will Survive’
Poucas cantoras fazem jus àquela desgastada expressão “caminhou para que as outras pudessem correr”. Gloria Gaynor é uma dessas. A americana de 81 anos se apresentou no Palco Sunset para fãs de divas pop como Dua Lipa, Doja Cat, Lady Gaga e, claro, Katy Perry. Todas essas, em maior ou menor dose, já beberam na disco music da qual Gloria é pioneira. Hits próprios (como “I will survive”) e no medley em tributo a Donna Summer (1948-2012) deixam o Palco Sunset com um delicioso clima de karaokê coletivo ou festa de casamento. Leia mais sobre o show de Gloria Gaynor no Rock in Rio.
Tyla
Tyla dança em ‘Parado no Bailão’
Foi esbanjando muita sensualidade que Tyla se apresentou pela primeira vez no Brasil e fez um show não apenas sexy, mas também com homenagens à música brasileira e à música sul-africana. Do início ao fim da apresentação, havia um enorme tigre inflável no centro do palco — os fãs da cantora são chamados de “tigers” (tigres, em inglês). Em destaque, o bicho endossou a imagem felina de Tyla, que já chegou sensualizando. Leia mais sobre o show de Tyla no Rock in Rio.
Ivete Sangalo
Ivete Sangalo voa sob plateia do Palco Mundo no Rock in Rio
Ivete Sangalo mostrou por que, há 30 anos, é a maior diva pop do Brasil. Em um show com surpresas, ela voou sobre a plateia presa a cordas e beijou a cantora Liniker ao apresentar uma música inédita. A cada show, no entanto, Ivete maceta a rejeição com a experiência e a energia de quem está acostumada a orquestrar uma multidão de cima de um trio elétrico por horas a fio. “Macetando”, hit absoluto do carnaval de 2024, teve milhares de pessoas na plateia reproduzindo a coreografia viral. Leia mais sobre o show de Ivete Sangalo no Rock in Rio.
Luedji Luna convida Tássia Reis e Xênia França
Luedji Luna convida Tássia Reis e Xênia França para show no Rock in Rio
Miguel Folco/g1
A apresentação de Luedji Luna ao lado de Tássia Reis e Xênia França, fez reverência à ancestralidade negra e religiões de matrizes africanas. O ritmo puxado para o R&B envolveu o público em uma dança melodiosa e afetiva para quem chegava à Cidade do Rock. A apresentação coroa a mistura de ritmos das artistas, que cantam do rap até letras mais puxadas para o jazz. Leia mais sobre o show de Luedji Luna, Tássia Reis e Xênia França no Rock in Rio.

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Katy Perry convida fã para o palco no show do Rock in Rio 2024

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Cantora se apresentou nesta sexta-feira (21). Katy Perry convidou fã para palco no Rock in Rio 2024
Reprodução/Globoplay
Encerrando a sexta-feira (20) do Rock in Rio, Katy Perry convidou um fã para sua apresentação no Rock in Rio 2024 nesta sexta-feira (21).
O festival será transmitido todos os dias, a partir das 15h15, no Globoplay e no Multishow.
O jovem se apresentou como Douglas e disse que faz aniversário em 25 de outubro, mesmo dia da cantora. “Nós somos gêmeos de escorpião”, brincou Katy.
Ele disse que havia encontrado com a cantora na turnê de “Witness”, em 2017. “Oh, meu Deus. É tão bom te ver depois de sete anos. Eu deixei meu cabelo crescer.”
Juntos, eles dançaram “Swish Swish”.
Essa foi a quarta vez da americana no Brasil. Só no Rock in Rio, ela já se tinha se apresentado duas vezes (em 2011 e 2015).

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