Festas e Rodeios

Festival do Rio volta a ser realizado em edição mista; filme de Almodóvar abre a mostra nesta quinta

Published

on

Mostra também terá sessões de filmes pela internet. Festival do Rio: saiba o que assistir na mostra
Após um hiato de um ano causado pela pandemia de Covid, o Festival do Rio volta a ser realizado nesta quinta-feira (8). Com a vacinação e a queda do número de casos e mortes, a mostra de cinema mais tradicional do Rio volta a acontecer de forma mista, ou seja, presencial e também online.
A abertura, na Cinépolis Lagoon, trará a exibição de “Mães Paralelas”, o mais recente filme de Pedro Almodóvar. A maratona termina no dia 19, com a sessão de gala de “O Beco do Pesadelo”, dirigido por Gulliermo del Toro.
Coincidentemente, o mesmo diretor foi o responsável por “A Forma da Água”, longa que abriu o festival em 2017.
Este ano, o festival contará com 71 filmes, entre longas, curtas, ficção e documentário, que farão parte de diversas mostras, como a Premiere Brasil, além de exibições de produções nacionais fora de competição, como os aguardados “Eduardo e Mônica”, inspirado na famosa canção do Legião Urbana, e “Alemão 2”, continuação do filme policial que já foi exibido como minissérie na Globo.
Virginie Efira em cena de ‘Benedetta’, filme do diretor Paul Verhoeven
Divulgação
Grandes diretores
Além dos novos filmes de Almodóvar e Del Toro, o público terá a oportunidade de assistir, em primeira mão, aos mais recentes projetos de cineastas consagrados. Entre eles estão o vencedor da Palma de Ouro deste ano, “Titane”; da diretora Julia Ducornau, “Benedetta”; de Paul Verhoeven, que causou muita polêmica em Cannes, e “O festival do amor”, de Woody Allen.
Os cinéfilos também poderão conferir “Belfast”, do irlandês Kenneth Branagh (“Thor”), “Cyrano”, de Joe Wright (“O destino de uma nação”), com Peter Dinklage (de “Game of Thrones”), além de “Drive my car”, de Ryusuke Hamaguchi, que está sendo muito elogiado em outras mostras.
Cena do filme “Amor à Flor da Pele”, de Wong Kar Wai
Divulgação
Homenagem a Wong Kar Wai
Este ano, o Festival do Rio homenageia o cineasta asiático Wong Kar Wai, com uma mostra dedicada exclusivamente a seus filmes. Em ” In the mood for Wong Kar Wai”, os espectadores poderão ver as obras do diretor em cópias 4K restauradas, incluindo os premiadíssimos “Felizes Juntos” e “Amor à Flor da Pele”.
Além disso, o Festival também organizou a mostra “Cahiers Mon Amour 70 Anos”, para marcar o aniversário de sete décadas da revista Cahiers du Cinema, que é uma das mais influentes quando o assunto é pensar o cinema.
Uma exposição com capas da revista também vai fazer parte da programação, no Estação Net Rio, em Botafogo. Também serão exibidos 11 filmes dos colaboradores mais marcantes da publicação, como Jean-Luc Goddard, Eric Rohmer e Louis Malle.
Taís Araújo e Alfred Enoch em cena de “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos
Divulgação
Ingressos grátis na Premiere Brasil
Para quem está com pouco dinheiro no bolso e quer ver algum filme do Festival, uma boa dica é assistir aos filmes da Premiere Brasil com ingressos gratuitos. Os interessados devem se inscrever no site da mostra nas diversas sessões que serão oferecidas ao público.
Entre os filmes de destaque estão “Medida Provisória”, primeiro longa dirigido por Lázaro Ramos e estrelado pela sua esposa, a atriz Taís Araújo; “A Suspeita”, com Glória Pires; “O melhor lugar do mundo é agora”, terceiro documentário feito pelo ator Caco Ciocler, além do clássico “Dona Flor e seus dois maridos”. Todas as sessões acontecem na Cinépolis Lagoon.
Para saber mais sobre a programação do Festival do Rio, baixe aqui a revista da mostra.
Cena do filme “Mães Paralelas”, de Pedro Almodóvar
Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.