Música lançada pela banda Legião Urbana em 1986 é o mote do verossímil roteiro filmado sob direção de René Sampaio. ♪ Quem um dia irá dizer que não existe razão na transformação da canção Eduardo e Mônica em filme? Impedido pela pandemia de estrear em junho de 2020, como previsto inicialmente, o longa-metragem entra em circuito em 6 de janeiro de 2022, mas já circula por festivais de cinema no exterior desde o ano passado.
Uma das atrações da programação da edição de 2021 do Festival do Rio, onde será exibido em sessão especial na noite desta sexta-feira, 17 de dezembro, o filme Eduardo & Mônica faz jus à canção composta por Renato Russo (1960 – 1996).
Lançada há 35 anos pela Legião Urbana no segundo álbum da banda brasiliense, Dois (1986), a canção escrita por Russo (1960 – 1996) narra a improvável história de amor entre Eduardo – protótipo do cara certinho e careta, encarnado no filme por Gabriel Leone – e Mônica, modelo da mulher mais moderna e liberta, personagem de Alice Braga.
Com letra construída com versos imagéticos que já sugerem narrativa cinematográfica ambientada em Brasília (DF), a canção Eduardo e Mônica sobressaiu no repertório lapidar do álbum Dois e se tornou um dos hits radiofônicos do disco. Gravada em clima pop folk, a canção embute ternura que foi transposta para a tela sob a direção de René Sampaio.
Cartaz do filme ‘Eduardo & Mônica’, de René Sampaio
Divulgação
O roteiro de Matheus Souza – finalizado por Matheus com Claudia Souto, Jessica Candal e Michelle Franz – parte da informações dadas por Russo ao perfilar o casal para criar enredo próprio onde entram em cena personagens como o avô de Eduardo (Bira, o militar interpretado por Otávio Augusto) e a mãe de Mônica (a médica Lara, personagem de Juliana Carneiro da Cunha), além de questões políticas que ainda reverberam no Brasil de 2021.
O resultado é narrativa verossímil, situada em 1986 – ano do lançamento da música Eduardo e Mônica pela Legião Urbana – e desenvolvida em tempo próprio, sem a agilidade artificial dos tempos modernos, o que torna crível no filme o envolvimento de Eduardo com Mônica.
Filme que prima pela delicadeza, com fidelidade ao espírito da canção amorosa de Renato Russo, Eduardo & Mônica é o segundo título de trilogia inspirada por músicas da banda Legião Urbana e produzida por Bianca de Felippes.
O primeiro filme, Faroeste caboclo, foi baseado na homônima música apresentada em 1987 pela Legião Urbana. dirigido pelo mesmo René Sampaio de Eduardo & Mônica e estreou em 2013. A música que dará origem ao terceiro filme tem o título ainda mantido em sigilo.
Quem um dia irá dizer que não existe razão afim entre canções e filmes feitos com o coração?