Festas e Rodeios

‘Get Back’, ‘A corrida das vacinas’, ‘Framing Britney Spears’: um guia dos 21 principais documentários de 2021

Published

on

‘O Caso Evandro’, ‘Four hours at the capitol’, ‘Doutor Castor’, ‘The Rescue’ e ‘Você nunca esteve sozinha’ também estão na lista. Veja trailers de séries e filmes baseados em histórias reais. ‘Get Back’
ENTREVISTA: Peter Jackson fala sobre desvendar segredos dos Beatles em ‘Get Back’
(Disney+) – “Get Back”, o aguardado documentário sobre a produção do álbum “Let it be”, fez muita gente se lembrar como é bom ser fã dos Beatles. São quase oito horas da série dirigida por Peter Jackson (o mesmo diretor da trilogia “O senhor dos anéis”). O cineasta mostrou alguns dos momentos mais íntimos e privados em um estúdio vividos por Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr.
Leia mais sobre ‘Get Back’
‘A Corrida das Vacinas’
‘A Corrida das Vacinas’: série do Globoplay tem conteúdo inédito de bastidores e viagem à Rússia
(Globoplay) – A série documental “A Corrida das Vacinas” levou os espectadores para dentro da corrida que está mexendo com todo o mundo. “Você vai ver políticos em situações que você não vê no noticiário do dia a dia. Bastidores de negociações pela chegada das vacinas no Brasil e uma viagem para a Rússia em plena pandemia”, contou o diretor Álvaro Pereira Júnior. Todo o conteúdo da série é inédito, com gravações que começaram em outubro do ano passado.
Leia mais sobre ‘A Corrida das Vacinas’
‘O Caso Evandro’
‘Série reflete muito a sociedade brasileira’, diz diretora de ‘O Caso Evandro’
(Globoplay) – O menino Evandro Ramos Caetano desapareceu em Guaratuba, litoral do Paraná, em 6 abril de 1992. Depois de cinco dias, o corpo dele foi encontrado em um matagal. O material de arquivo de emissoras de TV, rádio e de páginas de jornais da época ajudou a montar o quebra-cabeças que envolve o assassinato, na série documental “O caso Evandro”, que já tinha dado origem a um podcast.
Leia mais sobre ‘O caso Evandro’
‘Retratos de uma Guerra Sem Fim’
‘Retratos de uma guerra sem fim’: Uchôa mostra as mudanças do mundo islâmico depois do 11/09
(Globoplay) – Nos 20 anos do maior atentado da história, o 11 de setembro, Marcos Uchôa revelou conflitos e dramas que vivenciou de perto em uma dezena de países islâmicos, na cobertura da guerra contra o terrorismo. Em quatro episódios, o repórter reconta com detalhes a Primavera Árabe, a Guerra ao Terror e a fragilidade política do mundo islâmico.
Saiba mais sobre ‘Retratos de uma guerra sem fim’
‘The Velvet Underground’
(AppleTV+) – O documentário mostra em duas horas de entrevistas e imagens de arquivo a história de uma das bandas mais influentes do rock. O quarteto americano liderado por Lou Reed tem sua trajetória contada pelo diretor e roteirista Todd Haynes, fã do grupo e com filmografia premiada (“Carol”, “Longe do Paraíso”, “Não estou lá”). Dentre as gravações, há filmes de Andy Warhol e outras artes experimentais. Para o cofundador do Velvet, John Cale, o filme tem o espírito criativo da banda: “como ser elegante e como ser brutal”.
‘Four hours at the capitol’
(HBO) – O documentário de uma hora e 32 minutos reconta o que aconteceu em janeiro de 2021. Apoiadores de Trump invadiram o Capitólio, prédio que serve como centro legislativo do Estado americano. A ideia do diretor Jamie Roberts acompanha essa história com imagens exclusivas e depoimentos de quem esteve na ocasião.
‘Summer of Soul (…ou, Quando A Revolução Não Pode Ser Televisionada)’
(Inédito) – Em 1969, no mesmo verão em que ocorreu Woodstock, outro festival musical foi organizado no Harlem, em Nova York, para celebrar a música norte-americana e a história afro-americana. As imagens do concerto Harlem Cultural Festival, filmadas há 50 anos e inéditas até hoje, capturam um empolgante momento cultural nos Estados Unidos subestimado historicamente. O filme dirigido por Questlove (da banda The Roots) venceu o prêmio do público e o do júri no festival de Sundance. Até agora, ganhou outros 28 prêmios e uma vaga na lista de favoritos ao Oscar.
‘Doutor Castor’
Globoplay estreia documentário original sobre bicheiro Castor de Andrade
(Globoplay) – A série documental conta a história de um bicheiro que apostou alto no samba e no futebol. Os quatro episódios mostram a vida de Castor de Andrade (1926-1997), o homem por trás do time do Bangu e da escola de samba Mocidade, com a qual ganhou cinco títulos entre 1979 e 1996. O “doutor Castor” expandiu os tentáculos do jogo do bicho sobre diversas áreas do Rio de Janeiro.
Leia mais sobre ‘Doutor Castor’
‘Procession’
(Netflix) – O documentário mostra seis homens que sofreram abusos sexuais por membros da igreja católica quando crianças. Eles formam uma família improvisada e criam filmes inspirados nesse trauma, em um processo que serve como uma terapia coletiva. A produção executiva é de Davis Guggenheim, diretor que venceu o Oscar por “Uma Verdade Inconveniente”.
‘Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela’
Documentário sobre Britney reacende movimento de fãs para ‘libertar’ cantora de tutela
(Globoplay) – A tutela do pai, o movimento #FreeBritney e indícios de que Britney Spears estaria insatisfeita com a vida dela são os principais temas de “Framing Britney Spears: A Vida de uma Estrela”, documentário do jornal “The New York Times”. Foi a primeira vez que a tutela e o movimento de fãs foram tratados com tantos detalhes e rigor jornalístico pela mídia convencional americana.
Leia mais sobre ‘Framing Britney Spears’
‘The Rescue’
(Disney+) – O documentário é dirigido pelos ganhadores do Oscar Jimmy Chin e Elizabeth Chai Vasarhelyi, a mesma dupla de “Free Solo”. Desta vez, eles fazem uma crônica da história que paralisou o mundo em 2018: o ousado resgate de doze garotos e de seu treinador das profundezas de uma caverna inundada no norte da Tailândia. O filme venceu três prêmios no Critics’ Choice Documentary (Direção, fotografia e trilha sonora) e surge como um dos favoritos ao Oscar.
‘A vida depois do tombo’
‘A vida depois do tombo’ mostra virtudes e defeitos de Karol Conká que o Brasil não viu
(Globoplay) – “A Vida Depois do Tombo”, série documental sobre Karol Conká, mostrou em quatro episódios a retomada da cantora após a sua saída do “BBB21” com a maior rejeição da história do reality show em todo o mundo. Ela foi eliminada com 99,17% dos votos. Além de mostrar a vida de Karol após o programa, o documentário coloca a cantora para rever algumas cenas de sua participação. Ao assisti-las, Karol a se emociona bastante.
Leia mais sobre ‘A vida depois do tombo’
‘O Caso Prevent Senior’
Estreia no Globoplay o documentário ‘O Caso Prevent Senior’
(Globoplay) – O documentário “O Caso Prevent Senior” mostra como o convênio especializado em idosos se envolveu num dos maiores escândalos médicos da história do Brasil. Por alinhamento político ao governo Bolsonaro, a Prevent Senior é acusada de distribuir remédios ineficazes, fazer tratamentos experimentais sem autorização e de desistir de tratar pacientes que ainda tinham possibilidade de cura. A direção é de Álvaro Pereira Júnior.
Saiba mais sobre ‘O caso Prevent Senior’
‘Você nunca esteve sozinha’
Juliette ganha documentário no Globoplay; assista ao trailer
(Globoplay) – “Você nunca esteve sozinha”, série documental sobre Juliette, tem a vida da ganhadora do BBB21 antes e depois do reality. A série, com direção geral de Patricia Carvalho e direção de Patricia Cupello, adentra a biografia da paraibana que virou um fenômeno no Brasil. A série também revela a relação de Juliette com a família e os momentos difíceis como a perda de sua irmã mais nova, vítima de um AVC aos 17 anos.
Leia mais sobre ‘Você nunca esteve sozinha’
‘The Crime of the Century’
(HBO Max) – Dividido em duas partes com quase duas horas de duração cada, “The Crime of the Century” mostra como a empresa “Big Pharma vendeu uma mentira à América e promoveu uma matança”. O documentário dirigido por Alex Gibney é uma nova visão sobre a crise dos opioides, que gerou bilhões de dólares para a indústria farmacêutica e fez milhares de pessoas morrerem. Ganhou o prêmio de Melhor Documentário político no Critics’ Choice Documentary 2021.
‘Flee – A fuga’
(Inédito) – O documentário de uma hora e 30 minutos mostra Amin Nawabi (pseudônimo), um intelectual de 36 anos que luta com um segredo doloroso que manteve escondido por 20 anos. Essa informação, que só ele sabe, ameaça desestabilizar a vida que construiu para si e para o futuro marido. Recontada por meio de uma animação dirigida por Jonas Poher Rasmussen, amigo próximo do protagonista, a história extraordinária do refugiado afegão vem à luz pela primeira vez.
’14 montanhas, 8 mil metros e 7 meses’
(Netflix) – Nimsdai Purja, um montanhista nepalês, embarca em uma jornada aparentemente impossível: conquistar, em sete meses, todos os 14 picos de 8 mil metros do mundo. A ideia era quebrar o recorde anterior de oito anos. O documentário de ação e aventura resume em uma hora e 41 minutos a busca do esportista em “inspirar outros a se empenharem em qualquer busca por chegar aos limites”.
‘Tina’
(HBO Max) – Tina Turner se abre sobre seu passado conturbado e seu convívio com o transtorno de estresse pós-traumático no documentário “Tina”. Segundo a estrela do soul e do rock de 82 anos, esse seria o ato final na vida pública antes de sair de cena. “Não foi uma vida boa”, comenta Tina, logo nas cenas de abertura do documentário, que se divide em cinco partes.
Leia mais sobre ‘Tina’
‘Val’
(Amazon Prime Video) – O documentário foi indicado ao Festival de Cannes e ganhou dois prêmios no Critics’ Choice Documentary 2021. Em uma hora e 49 minutos, os diretores Ting Poo e Leo Scott mostram a rotina do ator Val Kilmer, com imagens nunca vistas ao longo de 40 anos. Kilmer ficou conhecido por filmes como “The Doors” e “Batman Eternamente”.
‘O Alpinista’
(Inédito) – Neste filme, o alpinista Marc-André Leclerc explica como escala sozinho, longe dos holofotes. O jovem de 23 anos faz algumas das subidas mais ousadas da história. Sem margem para erros, a abordagem de Leclerc é a essência da aventura solo. Com essa premissa, “O alpinista” levou o prêmio de Melhor Documentário de Esporte no Critics Choice.
‘Ascencion’
(MTV) – O documentário bem cotado para o Oscar 2022 explora a busca do “sonho chinês” e o que está por trás da expressão “Made in China” presente em tantos produtos. O filme tem uma visão contemporânea da China que dá prioridade à produtividade e inovação. A direção é de Jessica Kingdon, cineasta e produtora americana de origem chinesa que costuma estar em listas de jovens diretores e diretoras para ficar de olho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.