Em ‘Não olhe para cima’, Adam McKay retrata pessoas que ignoram um meteoro prestes a acabar com o planeta. No Twitter, ele comentou o artigo do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, que compara o PT a um cometa nas eleições. Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio, Meryl Streep, Jonah Hill e o diretor e roteirista Adam McKay no lançamento do filme ‘Não Olhe Para Cima’
Evan Agostini/Invision/AP
Adam McKay, diretor e roteirista do filme “Não olhe para cima”, comentou um artigo do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, no qual ele compara o Partido dos Trabalhadores (PT) a um cometa nas eleições.
No texto, publicado no jornal “O Globo” neste domingo (16), o ministro faz críticas à política econômica do PT, defende a reeleição do presidente Jair Bolsonaro e cita o filme como defesa de seu argumento: “Nada melhor que encerrar este artigo inspirado no título do filme que será o que o eleitor brasileiro fará cada vez mais quando chegar a hora: olhe para cima. Ao fazer isso e pensar no dia seguinte da eleição, não optará pelo cometa do PT”, escreve.
Em resposta a esse artigo, McKay fez uma postagem em seu Twitter nesta segunda (17), rejeitando a comparação.
“Bolsanaro [sic] definitivamente diria às pessoas para não olhar para cima”, publicou o diretor. Ele escreveu o nome do presidente com grafia errada.
“Não olhe para cima” retrata pessoas que ignoram um meteoro prestes a acabar com o planeta. É uma sátira com negacionistas e crítica sobre a inação política diante das mudanças climáticas.
Initial plugin text
Com diversos queridinhos do Oscar, como Leonardo DiCaprio (“O regresso”), Jennifer Lawrence (“O lado bom da vida”), Meryl Streep (“A dama de ferro”) e Cate Blanchett (“Blue Jasmine”), a produção estreou em dezembro na Netflix.
“Não olhe para cima” conta a história de uma dupla de astrônomos americanos (DiCaprio e Lawrence) que lutam para alertar as autoridades após descobrir que um cometa está em rota de colisão com a Terra.
Assista ao Trailer de ‘Não Olhe Para Cima’
De início, há um déjà vu inevitável com as tramas de “Impacto Profundo” e “Armagedom” (1998), mas as coisas mudam de rumo quando a presidente conservadora e falastrona interpretada por Streep se mostra menos preocupada com o fim do planeta do que com sua popularidade na próxima eleição.
Desesperados com a falta de ação governamental, os protagonistas se perdem entre entrevistas para programas sensacionalistas e reações desconfiadas nas redes sociais enquanto tentam salvar a humanidade – e suas próprias vidas.
Cate Blanchett, Tyler Perry, Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence em cena de ‘Não olhe para cima’
Niko Tavernise/Netflix