Festas e Rodeios

Catnip: perguntas e respostas sobre erva que alivia estresse e deixa gatinhos relaxados

Published

on

‘Maconha do gato’ serve ainda para estimular uso de brinquedos, facilitar transporte e ajudar na socialização. Veja onze questões e VÍDEO sobre a substância. Conheça Catnip, erva que ajuda gato a relaxar
Catnip é uma erva poderosa para gatos. Basta uma “cheirada” para que a maioria deles fique eufórica ou super relaxada, rendendo imagens engraçadíssimas de bichos “brisadinhos”.
Ela é usada há muito tempo com felinos e está por aí à venda em várias formas, inclusive no meio de brinquedos. Mas ainda gera dúvidas quanto ao seu funcionamento. Para ajudar a entender melhor o que é o catnip e como ele age, o g1 separou 11 perguntas e respostas sobre a erva.
O que é o Catnip?
Quais são os efeitos?
Como dar ao gatinho?
Quantas vezes na semana é recomendado?
Como ela funciona?
Quanto tempo dura o efeito?
Todos os gatos são sensíveis ao catnip?
O bicho pode ficar dopado?
Tem contraindicação?
Funciona com outros animais?
E com humanos?
Veja perguntas e respostas sobre o Catnip.
Gatos sob efeito do Catnip
Reprodução
1. O que é o Catnip?
Ela é uma plantinha com flores brancas e roxas, tem o nome Nepeta cataria e é da família da menta e da lavanda.
“Também é popularmente conhecida como erva-do-gato, erva-gateira ou gatária. É uma espécie de planta aromática da família Lamiaceae, que engloba a hortelã e menta. É nativa da Europa e da Ásia. Seu nome, erva-do-gato, tem origem no efeito que exerce sobre os gatos domésticos e alguns felinos selvagens, incluindo leões, pumas, tigres e leopardos”, explica a membra do Núcleo de Estudos em Felinos Domésticos da Universidade Federal de Lavras, Jackeline Moreira.
2. Quais são os efeitos?
A planta pode estimular dois comportamentos nos gatos: relaxados e alegres ou excitados e agressivos. Normalmente os gatos vão salivar, lamber, mastigar, se esfregar e rolar sobre a erva no chão durante alguns minutos.
Além da brincadeira, ela pode ser usada para aliviar estresse e depressão nos bichinhos, estimular o uso de brinquedos, facilitar o transporte e ajudar na socialização.
“Toda essa energia estimulada vai ser utilizada para a brincadeira e isso vai estimular a cognição, a atividade física e aliviar a tensão. É benéfico tanto para saúde mental quanto para a física do gatinho”, explica Moreira.
3. Como dar ao gatinho?
Para o uso com os bichinhos, é vendida líquida ou desidratada. Ela pode ser espirrada ou colocada em arranhadores, brinquedos ou superfícies em que eles costumam ficar. “Colocar em arranhadores faz com que o gato aprenda que ali é um local bom para arranhar, então ajuda a ensinar o gato onde ele deve arranhar”, explica.
4. Quantas vezes na semana é recomendado?
Segundo a veterinária, o ideal é oferecer o catnip para os gatinhos uma vez na semana. Se for utilizada com muita frequência, eles podem perder a sensibilidade à planta.
Dicas de presentes de até R$ 150 para pets
Entenda: como transportar os pets em viagens de carro
5. Como ela funciona
O segredo dos gatos está em seu “segundo sistema olfativo” , que capta feromônios. “A erva dos gatos possui um óleo volátil chamado Nepetalactona. Ele penetra no tecido nasal e estimula neurônios sensitivos, que por sua vez estimulam o bulbo olfatório, a amígdala e o hipotálamo, regiões no cérebro relacionadas a sentidos, emoções e comportamento, inclusive o comportamento sexual”, explica Moreira.
“Também há indícios de que a nepetalactona atue nos receptores opioides do cérebro. Por isso, causa um efeito de relaxamento nos gatos e, em alguns casos, euforia”, diz.
6. Quanto tempo dura o efeito?
O efeito é muito breve, cerca de cinco a 20 minutos. Pode levar até duas horas para que ele se torne suscetível ao catnip novamente.
O efeito começa a surgir entre os três e seis meses de vida. Antes disso, eles não conseguem responder ao óleo.
7. Todos os gatos são sensíveis ao catnip?
Segundo os estudos sobre o tema, cerca de 70% dos felinos são sensíveis à Nepetalactona. E essa é uma condição hereditária.
8. O bicho pode ficar dopado?
A erva não tem efeito de deixar os bichos dopados, explica a veterinária. A substância é um óleo volátil e, por isso, se dissipa rapidamente no ambiente. “Eles ficam alegres e relaxados, mas não dopados”, afirma a veterinária.
9. Tem contraindicação?
Segundo pesquisas sobre o uso da erva, ela não causa dependência e nem malefícios aos gatinhos. Mas alguns podem ficar agressivos. Nesses casos, é preciso oferecer o catnip com cautela e sempre observar o comportamento deles. É importante ter a orientação de um veterinário antes de começar a usar.
EUA mudam regras para entrada de cães de países com alto risco para raiva; Brasil está na lista
10. Funciona com outros animais?
Essa reação é uma exclusividade dos felinos domésticos e de alguns selvagens, como leão, puma, tigre e leopardo. “Isso muito provavelmente se deve à fisiologia desses animais”, explica Moreira. Mas a erva não é prejudicial para outros animais.
11. E com humanos?
A planta pode ser usada para fazer chás e traz benefícios como alívio da tosse, melhoras de problemas digestivos e auxílio na digestão, alívio de cólica, dores de cabeça e febre.
“Embora hoje a planta seja mais usada com gatos, na antiguidade, ela foi muito utilizada pelos romanos para diversas finalidades. Na Idade Média, as folhas eram usadas para condimentar carnes. Na França, como tempero para molhos e sopas. Como chá, também possui efeito antipirético. E na forma natural, tem efeito repelente”, conta Moreira.
A Nepetalactona concentrada tem alto poder para repelir mosquitos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.