Connect with us

Festas e Rodeios

‘BBB22’: Equipe de Natália pede desculpas por fala de modelo sobre escravidão: ‘Irá aprender com erros’

Published

on

Em comunicado, administradores das contas da sister disseram que fala ‘representa seu ponto de vista, ou seja, de uma mulher que sente na pele o que é viver em uma sociedade com preconceitos, mas que ainda não tem conhecimento suficiente para falar sobre o seu lugar.’ Natália conversas com os outros participantes do ‘BBB22’
Reprodução/Globo
A equipe de Natália usou as redes oficiais da sister para se posicionar após a fala sobre escravidão da participante do “BBB22”.
Na segunda-feira (17), dia da estreia do programa, um dos comentários de Natália sobre escravidão repercutiu nas redes sociais. A modelo e designer de unhas de 22 anos afirmou:
“Sou preta. Realmente tem a história que a gente veio e viemos como escravos, sim. Por quê? Porque a gente era eficiente. Por quê? Porque a gente era forte. Por que é que a gente veio como escravo? Porque a gente era bom no que a gente fazia. Por isso, porque talvez se colocasse uma pessoa lá pra fazer aquilo, talvez não conseguiria.”
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Após a repercussão e debates sobre o comentário da sister, os administradores das contas de Natália nas redes sociais publicaram um comunicado com pedido de desculpas. No texto, o grupo afirma que, ao sair, Natália “irá refletir sobre sua trajetória dentro da casa e aprender com seus erros”.
“A Naty é um mulherão que veio de uma origem simples. Precisou trabalhar desde muito cedo, ainda na infância, para correr atrás dos seus objetivos. Assim como é a realidade de muitos brasileiros. Com certeza é um desafio enorme para ela estar na casa mais vigiada do Brasil sem ter obtido tanto suporte. Mas ela tem o brilho no olhar e uma vontade de passar por essa experiência”, começou o texto.
“A sua fala representa o seu ponto de vista, ou seja, de uma mulher que sente na pele o que é viver em uma sociedade com preconceitos, mas que ainda não tem o conhecimento suficiente para falar sobre o seu lugar. Entendemos o impacto do que foi dito e hoje o pedido de desculpas vem dos Adm. Temos certeza que quando ela sair, irá refletir sobre sua trajetória dentro da casa e aprender com seus erros.”
“O ‘BBB’ é também uma oportunidade de debatermos comportamentos e crescer enquanto sociedade. Existem muitas pessoas como a Naty, que ainda precisam aprender mais e estão abertas para isso. Não é obrigação de ninguém ensinar, mas é uma grande lição de empatia acolher com carinho quem teve que priorizar outras coisas na vida.”
Initial plugin text
LEIA TAMBÉM:
‘BBB22’: veja a lista completa dos participantes
OLHA ELA: Naiara Azevedo é pivô da 1ª polêmica do ‘BBB22’
VITILIGO: entenda a doença afeta a BBB Natália e 1% da população global
Repercussão e debate nas redes
O comentário gerou debates nas redes. Para Antônio Carlos Jucá, professor de História do Brasil da UFRJ, esse tipo de conversa é importante.
“Estamos numa época de muito negacionismo. De que ‘a escravidão não foi tudo isso, o tráfico de escravos não foi tudo isso’. E quando na realidade foi, sim, tudo isso. Foi violenta, grave, não pode ser suavizada. É sempre bom toda discussão que se levanta para negar o negacionismo”, diz o professor ao g1.
Natália, do ‘BBB22’
Divulgação
‘Naturalização da escravidão’
Jucá comentou falas como as de Natália: “A minha impressão pela fala é que ela quis dar um sinal positivo para a participação negra, para os negros. Mas acho que o problema dessa fala é que leva a uma naturalização da escravidão.”
Ele ressaltou que há um equívoco em discursos como esse. “Os africanos foram escravizados [no Brasil], mas tem que lembrar que primeiro foram os indígenas. E os negros foram trazidos porque já existia a escravidão africana. E a partir do século XV, antes da descoberta do Brasil, já se fazia o tráfico de escravos na África. Esse tráfico já existia e essa é a razão fundamental pela qual os africanos são trazidos para cá.”
“E é importante chamar atenção na fala dela, que achei complicada porque tem um discurso racista mais antigo ainda. Por um lado, valorizava-se o negro, e desvalorizava mais ainda o índio. Dizia-se que o africano não era muito inteligente, mas muito bom de trabalho. E o indígena era preguiçoso. Então tinha um racismo duplo. É importante tomar cuidado com isso.”
LEIA TAMBÉM:
Jornalista vai à polícia após ser chamada de ‘favelada’ em joalheria
Americano que ‘nocauteou’ alemão em Copacabana diz que foi alvo de racismo
Saiba como denunciar casos de racismo e de injúria racial
‘Processo de alienação’
O apresentador e comunicador Roger Cipó comentou a fala de Natália. Na conversa com o g1, ele ampliou o debate: “Analisando a fala da Natália, além de ser extremamente problemática, é um desserviço, não só para a comunidade negra, mas pra sociedade brasileira.”
“Mas não é de uma responsabilidade total de Natália, que é uma jovem de 22 anos e que visivelmente não teve acesso à educação e à informação. Porque todas as pessoas nesse país foram submersas a um processo de deseducação, um processo de alienação a história da escravização dos povos africanos no Brasil. A gente precisa falar sobre isso”, afirmou Roger.
“De repente esse episódio lança luz ao que os intelectuais negros têm falado no Brasil desde sempre, falando inclusive de como é importante que a gente preserve e faça valer, faça acontecer, a lei 10.639, que obriga o ensino da cultura da história negra nas escolas públicas e privadas.”
“Esse ensino é importante para que se reconheça de fato a história dos povos africanos que são responsáveis pela formação do Brasil. E reconhecer isso também é dizer que o processo de escravização é reconhecido como um dos maiores crimes contra a humanidade. Tão tenebroso, tão danoso para a sociedade como foi Auschwitz.”
No Twitter, o advogado Thiago Amparo comentou a fala dita no BBB. “Não é pela eficiência. É por escravos terem sido considerados menos do que humanos e por escravos terem sido o pilar de um sistema econômico baseado em sua mão de obra explorada.”
Na rede social, a também advogada Fayda Belo tuitou sobre o tema: “Não era porque éramos fortes, é porque para eles éramos inferiores. A escravidão foi um crime brutal que nos roubou a vida, a dignidade e que até hoje nos tira oportunidades. Não romantize a escravidão.”
VEJA VÍDEOS
Entenda a diferença entre racismo e injúria racial:
Entenda a diferença entre racismo e injúria racial
Veja curiosidades sobre o Big Brother pelo mundo:
Antes do ‘BBB22’, Semana Pop relembra 5 momentos chocantes de ‘Big Brothers’ pelo mundo

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Paolla Oliveira perde passaporte e passa perrengue em aeroporto de Paris

Published

on

By

Atriz passou por momentos de apuros no mesmo dia em que o namorado, o cantor Diogo Nogueira, se apresentava no Rock in Rio. Ela foi liberada horas depois. Atriz compartilhou perrengue em aeroporto em suas redes sociais
Reprodução/Instagram
Em vídeo compartilhado em suas redes sociais neste domingo (22), a atriz Paolla Oliveira contou que ficou detida por algumas horas no aeroporto de Paris após perder seu passaporte.
O “perrengue chique” aconteceu no mesmo dia em que seu namorado, o sambista Diogo Nogueira, se apresentou no Rock in Rio 2024 em show que homenageou a cantora Alcione. Paolla não acompanhou a performance do amado por motivos profissionais: ela vai participar da Paris Fashion Week 2024.
“Perdi o passaporte. Estou presa no aeroporto de Paris, suando de nervoso. Tem uma polícia que não me deixa passar pra lá. E ali tem outra polícia que não me deixa voltar de onde eu vim. Será que a gente não podia usar um artifício daquele de TikTok que fazem assim: ‘Pá!’? E aí aparece lá do outro lado”, diz a atriz no vídeo.
Ela compartilhou ainda que foi ameaçada de deportação, antes de conseguir a liberação e, finalmente, entrar no país.
VEJA TAMBÉM
Alcione e Péricles cantam ‘Me vira a cabeça’

Continue Reading

Festas e Rodeios

Akon mistura R&B com funk e samba em show com gafes e propósito confuso no Rock in Rio

Published

on

By

Músico faz show nostálgico com carisma e homenagens ao Brasil, mas se perde em desejo pela festa. Público do Rock in Rio faz coro em “I Wanna Love You” de Akon
Akon se apresentou para uma multidão que se espremeu para assisti-lo no Palco Mundo, no Rock in Rio deste domingo (22). O músico reviveu clássicos do R&B e homenageou o Brasil ao incluir batidas de samba, funk, seresta e no setlist.
O festival é transmitido no Globoplay e no Multishow.
O cantor parecia estar mais interessado em oferecer uma experiência festiva do que um show voltado à sua própria carreira. Não que isso tenha sido um problema para o público, que parecia envolvido do começo ao fim.
O propósito, porém, parecia meio perdido. A segunda metade da apresentação soou como uma balada sem identidade, com hits desconexos que até envolvem, mas não têm unidade. 
Akon também cometeu uma gafe ao falar  “São Paulo”. Imediatamente, os fãs levantaram um coro dizendo: “Rio de Janeiro”. Mas isso não pareceu constrangê-lo.
Akon confunde capitais e cumprimenta público de São Paulo em show no Rock in Rio
O músico ficou mesmo com vergonha quando apareceu dentro de uma bolha inflável que estourou com apenas alguns segundos de uso. “Eu queria fazer algo especial pra vocês”, disse ele, tímido, após se arremessar para a plateia de dentro da bolha.
A voz dele trouxe efeitos robóticos de autotune e nítido uso de bases de pré-gravadas — que poderiam ser playback, ou não, já que a dobra vocal é um recurso cada vez mais recorrente em shows.
Antes de ele entrar no palco, os telões foram preenchidos por imagens de Akon, trechos de telerreportagens e as palavras “famoso”, “artista” e “América”.
Akon tenta se jogar no público dentro de bola inflável, mas equipamento esvazia
Com muitos berros vindos de seu microfone durante o show inteiro, o senegalês entrou no palco cantando “Beautiful Day”, da dupla francesa Trinix. Logo em seguida, deu play em seu repertório, fincado nos anos 2000, época em que viveu o auge de sua carreira.
Na romântica “Don’t Matter”, Akon inseriu batidas de samba — algumas das quais ele mesmo tocou num tambor.
O cantor também fez um remix em “Lonely”, que ganhou beats de funk, tocados pelo DJ brasileiro Hitmaker, que celebrou o fato do gênero estar no palco Mundo, o principal do festival.
Akon se apresenta no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1
A música brasileira também ganhou espaço em um interlúdio conduzido pelo ator e DJ Benny-Demus. Mascarado, o artista tocou os hits “Ela só pensa em beijar”, “Só Love”, “Casca de Bala” e “Só Fé”.
Outros momentos que agitaram muito o público foram durante os hits “Smack that”, “Dangerous” e “I wanna love you”.
O músico saiu do palco praticamente por expulsão. Quis puxar mais músicas, mas já tinha estourado o limite do horário em cerca de 15 minutos. Então, tentou cantar, mas teve o microfone cortado. Isso depois que uma multidão já havia deixado o espaço em direção ao Palco Sunset, que tinha o início da apresentação de Mariah Carey.

Akon conta companhia do cantor mascarado Benny-Demus no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1

Continue Reading

Festas e Rodeios

Akon confunde capitais e cumprimenta público de São Paulo em show no Rock in Rio

Published

on

By

Cantor americano foi corrigido por fãs da plateia, que gritaram em coro o nome do Rio de Janeiro. Akon se apresenta no Rock in Rio 2024
Stephanie Rodrigues/g1
O cantor americano Akon foi escalado para se apresentar no último dia do Rock in Rio, neste domingo (22). Mas, durante o show, confundiu as capitais e cumprimentou o público de São Paulo.
“São Paulo, como vocês estão se sentindo hoje?”, questionou.
Ele foi corrigido por fãs da plateia, que gritaram em coro o nome do Rio de Janeiro.
Um dos maiores astros da música dos anos 2000, Akon foi incluído em um dia com programação marcada por atrações nostálgicas no Rock in Rio.
Além dele, Ne-Yo passou pelo Palco Mundo, para também apresentar hits da penúltima década. Já o Palco Sunset receberá um show de Mariah Carey, outro nome forte do período.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.