Festas e Rodeios

Autor de ‘Clube da Luta’ diz que novo final do filme na China é mais parecido com o livro

Published

on

Produção com Brad Pitt e Edward Norton teve momentos finais censurados no país. ‘Os chineses trouxeram o filme de volta ao livro um pouco’, afirmou Chuck Palahniuk ao TMZ. Cena de ‘Clube da Luta’, com Brad Pitt, filme que passava no cinema na hora do crime
Divulgação
Chuck Palahniuk, autor do livro que deu origem ao filme “Clube da Luta” (1999), afirmou nesta quarta-feira (26) que o final alterado da produção na China é, na verdade, mais próximo à obra original.
O filme dirigido por David Fincher chegou às TVs do país com um fim alternativo, no qual o governo vence e o plano anarquista do protagonista não dá certo.
“A ironia é que, da maneira como os chineses mudaram, eles alinharam o final quase exatamente com o fim do livro, em oposição ao final do Fincher, que era mais espetacular visualmente”, afirmou o escritor ao site TMZ.
“De certa forma, os chineses trouxerem o filme de volta ao livro um pouco.”
A mudança
A censura rígida na China permite a estreia de poucos filmes estrangeiros por ano e exige que todos os criminosos retratados sejam punidos. Por isso a mudança na trama do filme com Brad Pitt e Edward Norton.
No fim original, o personagem de Norton, o Narrador, mata seu alter ego imaginário Tyler Durden (Brad Pitt) e contempla a explosão de vários edifícios, sugerindo que o plano de seu personagem para acabar com a civilização moderna está em andamento.
Na China, o longa-metragem termina com o assassinato de Durden. Em seguida aparece a mensagem: “A polícia rapidamente descobriu todo o plano e prendeu todos os criminosos, evitando com sucesso a explosão da bomba”.
E acrescenta que Tyler – um produto da imaginação do Narrador – foi enviado para um “manicômio” para tratamento psicológico e mais tarde recebeu alta.
No livro de 1996, acontece algo parecido. O plano dá errado quando a bomba falha. Por isso, o protagonista dá um tiro na própria cabeça e acorda depois em um manicômio, acreditando estar no céu.
Censura americana
O escritor americano também afirmou que achava irônico que a mudança tenha provocado tanta indignação nos Estados Unidos, considerando que seus livros são banidos em diversos lugares no país.
“O sistema prisional do Texas se recusa a deixar meus livros em suas bibliotecas. Muitas escolas públicas e a maior parte das escolas privadas se recusam a ter meus livros”, disse Palahniuk.
“Mas é apenas um problema quando a China muda o fim de um filme? Eu tenho passado por isso há muito tempo.”
Ele também afirmou que já sofreu mudança parecida na própria obra. “Muitas editoras estrangeiras editaram o fim do livro para como o filme termina”, contou. “Então eu estou lidando com esse tipo de revisão há 25 anos.”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.