Coisas do Mato

Especialista aponta que tubarão-tigre atacou menina de 8 anos em Noronha

Published

on

Engenheiro de pesca Léo Veras esteve no Hospital São Lucas e na Praia do Sueste para colher informações sobre o atraque que ocorreu nesta sexta (28). Léo Veras avaliou o ataque de tubarão
Ana Clara Marinho/TV Globo
O engenheiro de pesca Léo Veras, pesquisador de tubarões há mais de 30 anos em Fernando de Noronha, esteve no Hospital São Lucas para colher informações do estado de saúde da menina de 8 anos que foi atacada por um tubarão nesta sexta-feira (28). O estudioso acredita que a ação foi de um animal da espécie tigre.
O pesquisador também esteve na Praia do Sueste e avaliou a ocorrência. “O que consegui colecionar de informações é suficiente para dizer que a garota foi atacada por um tubarão tigre. A gente tem mais de 90% nesta indicação, por causa do comportamento e do tipo de corte provocado na vítima”, declarou.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Veras confirmou que se trata de um ataque e não incidente, como outras ocorrências registradas na ilha.
“Foi um ataque. A vítima não fez nada que estimulasse o animal a ter esse tipo de comportamento. Foi iniciativa do tubarão de morder a pessoa”, avaliou o pesquisador.
Léo Veras disse, ainda, que esse é um ataque considerado grave. “Houve uma amputação de um membro e risco de vida. É uma situação bem grave. Esse comportamento do tubarão tigre que se repete com as tartarugas. O tigre morte e amputa a nadadeira das tartarugas”, falou o estudioso.
Por meio de nota, o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) disse que “está monitorando as informações sobre o incidente ocorrido em Fernando de Noronha, nesta sexta”.
O comitê também informou que vai se reunir nos próximos dias para avaliar o caso. “Apenas após a análise de documentos será possível identificar a espécie do tubarão”. informou.
Após o ataque desta sexta-feira o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) interditou a Praia do Sueste para avaliar a situação. Não há data para reabertura da praia, que faz parte do Parque Nacional Marinho.
A menina que sofreu o ataque em Noronha foi atendida no Hospital São Lucas e transferida em um avião de salvamento para o Recife. A garota está em um hospital particular.
Outros casos
Em dezembro de 2015 o turista paranaense Márcio de Castro Palma, de 32 anos, foi atacado por um tubarão, também na Praia do Sueste. O visitante deve a mão e parte do braço direito amputados.
Na época, Léo Veras e outros especialista indicaram que um tubarão da espécie tigre teria sido responsável pelo ataque.
Também na nota, o comitê disse que identificou seis incidentes com tubarões na ilha, nenhum com morte.
Das seis vítimas, todas eram adultas, sendo dois banhistas e quatro surfistas. Todos os casos aconteceram entre dezembro e março, segundo o Cemit.
Vídeos de PE mais assistidos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.