Usuários temem que jogo de palavras que virou fenômeno mundial deixe de ser gratuito após aquisição. Wordle, jogo de palavras que virou sensação mundial
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A aquisição do Wordle pelo jornal “New York Times” gerou repercussão nas mídias sociais, com temores de fãs de que o popular jogo de palavras online, atualmente gratuito, passe a ficar atrás de um paywall.
O Times disse que o jogo “inicialmente” permaneceria gratuito para jogadores novos e existentes, quando anunciou a transação nesta segunda-feira (31).
O preço exato da compra não foi revelado, apenas que está na casa dos sete dígitos.
A notícia levou alguns usuários de mídia social a sugerir que o Times em breve permitiria apenas o acesso aos assinantes.
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“Eu nunca vi o Twitter ficar imediatamente bravo quanto como na compra do Wordle pelo NYT”, tuitou um usuário.
“O NYT pegou uma coisa legal e simples que muitas pessoas realmente gostam, um pouco de diversão idiota em nossos tempos exaustivamente sombrios, e deu a entender que eles vão colocar isso atrás de um paywall”.
Depois de criar o Wordle para brincar com sua namorada Palak Shah, o engenheiro de software Josh Wardle o lançou ao público em outubro. Em poucos meses, tornou-se um fenômeno global, com celebridades como Trevor Noah se juntando ao movimento.
‘Termo’, versão brasileira do ‘Wordle’, é jogo simples em que usuário precisa descobrir palavra do dia em 6 tentativas
Reprodução/Termo
Wardle disse, em um post no Twitter, que estaria mentindo se dissesse que isso não foi um pouco surpreendente. “Afinal, sou apenas uma pessoa e é importante para mim que, à medida que a Wordle cresce, continue a proporcionar uma ótima experiência a todos.”
O Times espera que a aquisição amplie seu conteúdo digital enquanto tenta atingir a meta de 10 milhões de assinantes até 2025.
O jornal foi um dos primeiros a adotar o paywall quando iniciou os planos de assinatura digital em 2011.