Festas e Rodeios

‘Moonfall – Ameaça Lunar’ é um prato cheio para os fãs de cinema catástrofe; g1 já viu

Published

on

Filme dirigido por Roland Emmerich, de “Independence Day” e “2012”, teve ajuda da Nasa. Halle Berry e Patrick Wilson protagonizam o longa O diretor Roland Emmerich está cada vez mais disposto a ganhar o título de “rei do cinema catástrofe moderno”. Graças a ele o mundo sempre está na iminência de ser destruído, seja por alienígenas malvados (“Independence Day”), por questões climáticas (“O dia depois de amanhã”) ou por fenômenos surreais (“2012”).
Agora, Emmerich resolveu usar a Lua como sua nova arma para acabar com o planeta em “Moonfall – Ameaça Lunar”, que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (3).
O filme oferece todos os elementos característicos de produções anteriores comandadas pelo cineasta alemão: cenas de destruição em escala mundial, efeitos especiais convincentes, personagens caricatos, excesso de frases feitas e muito, mas muito clichê.
O curioso é que, mesmo com tudo tão familiar, o longa funciona, principalmente para os fãs do gênero.
Assista ao trailer do filme “Moonfall – Ameaça Lunar”
A trama mostra que uma força misteriosa começa a tirar a lua de órbita rapidamente e faz com que o satélite entre em rota de colisão contra a Terra, causando diversos efeitos devastadores no planeta.
Informada sobre o estranho fenômeno, Jo Fowler (Halle Berry), uma oficial do alto escalão da Nasa, decide procurar uma saída para tentar impedir o pior. Sem muitos recursos, ela acaba pedindo ajuda ao ex-astronauta Brian Harper (Patrick Wilson, de “Invocação do Mal” e “Aquaman”), que já foi seu parceiro de trabalho até cair em desgraça.
Preocupado em salvar sua família, principalmente seu filho, o desajustado Sonny (Charlie Plummer, de “Todo o dinheiro do mundo”), Brian aceita ajudar Jo e leva consigo K.C. Houseman (John Bradley, o Samwell Tarly de “Game of Thrones”), um rapaz fã de teorias de conspiração que percebeu o que iria acontecer mesmo antes da Nasa.
O trio embarca numa versão sucateada do ônibus espacial Endeavour para descobrir o que está acontecendo com a Lua e deter a ameaça antes que a raça humana seja extinta.
Cena do filme “Moonfall – Ameaça Lunar”
Divulgação
Tá vendo aquela Lua que brilha lá no céu…
“Moonfall – Ameaça Lunar” cumpre o objetivo de ser uma diversão escapista. O filme não se leva muito a sério em boa parte dos seus 130 minutos de duração e entretém com boas cenas de ação, que abraça o absurdo sem hesitar, uma das marcas registradas das produções dirigidas por Roland Emmerich.
Afinal, a ideia de salvar o mundo de uma colisão entre a Terra e a Lua com apenas três astronautas num ônibus espacial antigo é tão absurda que o melhor é deixar de lado a lógica e curtir a viagem de seus realizadores.
O roteiro parece confiar na capacidade do público “voar” na história e quer, por exemplo, que os espectadores acreditem ser possível que uma pessoa que nunca foi ao espaço seja capaz de acoplar uma nave numa estação espacial sem cometer erros. Isso pode até estragar a diversão. Mas se for relevado, certamente o filme será bem mais curtido.
A aventura fantasiosa entretém graças a uma boa produção e conta com efeitos convincentes dos efeitos causados pela proximidade da Lua à nossa atmosfera. Logo, são criadas boas cenas de devastação, terremotos, maremotos e a força da gravidade agindo de forma impiedosa na Terra, criando situações de perigo para os personagens, que prendem a atenção.
Aproximação da Lua causa catástrofes em “Moonfall – Ameaça Lunar”
Divulgação
Qualquer semelhança…
Emmerich, que também produziu e co-escreveu o roteiro, não tem pudores de “pegar emprestado” ideias de outros filmes, como “Armageddon” (feito por Michael Bay, outro especialista em destruição global no cinema) e até mesmo seus próprios longas, como “Independence Day” e “2012”, principalmente esse último. Basta reparar que o protagonista tem as mesmas características e motivações do personagem principal interpretado por John Cusack no filme.
Pelo menos, dessa vez, outro elemento característico dos filmes de Emmerich, o ufanismo americano, é usado de forma mais contida. Para realizar “Moonfall”, o diretor contou com uma ajuda da Nasa durante toda a elaboração do projeto e o cineasta retribuiu dando um tratamento mais heroico para a agência espacial, tanto nas ações quanto nos personagens destemidos e dedicados em seus cumprimentos de deveres.
O filme, no entanto, derrapa quando pretende ser mais “profundo” ao utilizar elementos de obras como “2001 – Uma Odisseia no Espaço” ou “Contato”, que se inspirou no livro de Carl Sagan (que ganha uma singela homenagem num momento da trama). Nesses supostos momentos mais densos, falta uma história mais convincente e que não esteja coberta de clichês de ficção científica, para chamar a atenção. Mas isso não dura muito tempo e o longa volta a sua fanfarra que o público tanto gosta.
Halle Berry e Patrick Wilson protagonizam “Moonfall – Ameaça Lunar”
Divulgação
Outra característica que se repete nos filmes de Emmerich é a participação de bons atores no elenco, mas que entregam atuações bem burocráticas. A ganhadora do Oscar Halle Berry faz o que pode com o seu papel, porém não escapa do lugar comum com uma personagem com nenhum elemento diferencial. Patrick Wilson sofre do mesmo problema e John Bradley, embora simpático, não funciona tão bem como apelo cômico – pelo menos é responsável pelo momento mais tocante do filme.
O que não dá para entender é o desperdício de Michael Pena (“Homem-Formiga”) e Donald Sutherland (“Jogos Vorazes”) em papéis aquém de seus talentos, fazendo praticamente pontas no filme. Melhor sorte tem o jovem Charlie Plummer como o mocinho involuntário da trama.
“Moonfall – Ameaça Lunar” não supera os melhores trabalhos de Roland Emmerich, como “O dia depois de amanhã”. Mas dá para curtir sem cobrar muito, ainda mais nestes tempos complicados que vivemos. O filme também deixa uma brecha para uma possível continuação no seu final que, claro, vai depender da bilheteria e da disposição de Hollywood de ver a Lua (ou qualquer outro astro) ameaçar o nosso pobre planeta outra vez.
Cena do filme “Moonfall – Ameaça Lunar”
Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.