Festas e Rodeios

Redação do Enem 2021 que cita Taylor Swift viraliza, mas é fake: ‘fiz só uma brincadeira; na verdade, citei Aristóteles’, diz autor do texto

Published

on

Para descontrair após a prova, fã da cantora postou uma introdução falsa com referência à música ‘Don’t Blame Me’. Era apenas uma piada: na prova, ele usou como repertório cultural: trechos da Constituição Federal e menções a filósofos. Taylor Swift no Grammy 2021
Photo by Jordan Strauss/Invision/AP
Para tirarem uma boa nota na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), candidatos costumam memorizar citações de filósofos, sociólogos e escritores. Nada como um trecho de Rousseau para impressionar os corretores. Quem sabe um excerto de Descartes ou duas linhas de Gilberto Freyre.
COMPARTILHE NO WHATSAPP
COMPARTILHE NO TELEGRAM
Na banca de professores do Twitter, no entanto, os critérios são outros — compartilhar um texto ostentando vastos conhecimentos sobre Iluminismo não vai render “likes”. O que bomba mesmo é escolher uma diva pop e já mencioná-la logo no primeiro parágrafo.
Foi assim que uma dissertação com referência a “Don’t Blame Me”, sucesso da cantora americana Taylor Swift, viralizou nas redes sociais:
Candidato afirma que citou Taylor Swift na redação do Enem
Reprodução/Redes sociais
Um candidato cujo codinome é “Jean Junes” postou o trecho acima, em que cita o hit de Taylor ao escrever sobre o tema proposto no Enem 2021: “invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil’.
LEIA TAMBÉM:
Leia redações nota mil no Enem 2020
Aos 18 anos, aluna ‘nota mil’ na redação coleciona medalhas em olimpíadas de exatas
USP exige 750 pontos em matemática no Enem e afasta cotistas do Sisu
Foram milhares de curtidas em novembro passado, na semana em que o exame foi aplicado. Neste mês, após a divulgação dos resultados, o assunto voltou à tona (e fez ainda mais sucesso nas redes):
Candidato diz que tirou 440 na redação do Enem
Reprodução/Redes sociais
O g1 procurou o candidato (tímido), de 18 anos, que se oculta sob o nome artístico Jean Junes. Teria ele realmente tirado 440 e sido injustiçado por corretores fãs de Katy Perry, rival de Taylor?
Prepare-se para a reviravolta nesta história: tudo não passou de uma brincadeira (contar isso antes seria spoiler!). O autor da piada, de fato, prestou o Enem, mas não se arriscou citando ídolos pop.
“No repertório cultural, coloquei trechos de Aristóteles e da Constituição Federal”, conta.
“Achei o tema difícil e saí muito tenso da prova. Na volta para casa, para relaxar e divertir todo mundo, escrevi essa brincadeira com a citação a uma das minhas músicas preferidas da Taylor”.
Nos comentários, usuários levaram a sério. Houve quem aplaudisse (“criativo!”) e quem “não virasse a cadeira” para ele (“que irresponsável; arriscou uma vaga na faculdade só para fazer palhaçada!”).
“Fugiu do controle. Eu nunca tinha feito tanto sucesso! Não imaginei que a brincadeira fosse se espalhar assim”, diz.
Na vida real, longe dos palcos (e das redes sociais), o resultado foi positivo (nada de nota 440): o aluno tirou 860 pontos e agora tem chances de ser aprovado em biologia na Universidade Federal de Mato Grosso, onde deseja estudar. Ele saberá do resultado na terça-feira (22), quando sair a lista do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Será que o mesmo estudante aprontará mais alguma pegadinha em breve? Talvez um TCC fictício citando “Blank Space”?
“Não, não. Vou deixar esfriar um pouco.”
Vamos ver até quando dura a pausa na carreira artística.
Vídeos

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.