Festas e Rodeios

Festivais de cinema na Europa retiram filmes russos das programações

Published

on

Evento em Glasgow vai remover dois filmes russos. Já festival de Estocolmo não deve incluir longas com incentivo financeiro do país de Putin. Cena de ‘No looking back’
Reprodução
Festivais de cinema europeus começam anunciar a retirada de filmes russos de suas programações como protesto à invasão da Ucrânia pelas forças russas.
O Festival de Cinema de Glasgow, na Escócia, informou a remoção de “No looking back”, de Kirill Sokolov, e de “The execution”, de Lado Kvataniya.
TEMPO REAL: Acompanhe a cobertura sobre a invasão da Ucrânia
Disney, Sony e Warner suspendem estreias de filmes na Rússia
No comunicado, a organização afirmou que a decisão não reflete nas visões e opiniões dos autores doas obras. “Nós apenas acreditamos que seria inapropriado seguir normalmente com as exibições nessas circunstâncias”, diz o comunicado.
O festival está marcado para acontecer entre 2 e 13 de março. Ainda segundo a organização, os filmes serão substituídos.
Na Suécia, o Festival Internacional de Cinema de Estocolmo, que será realizado em novembro, afirmou que não incluirá na programação nenhum filme que tenha tido incentivo financeiro do governo russo.
“É uma decisão lamentável, mas é um posicionamento necessário em um momento como esse. As ações da Rússia são inaceitáveis”, declarou Beatrice Karlsson, coordenadora de programação do evento.
A organização ainda completou que a decisão será mantida enquanto a guerra continuar.
Já o Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça, vai pela direção contrária, segundo o site Deadline. A organização afirmou que não deve aderir ao boicote porque defende a “liberdade de expressão e a arte cinematográfica em todas as suas formas.”

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.