Festas e Rodeios

‘No ritmo do coração’: drama sobre família surda tem a melhor mistura de riso e choro deste Oscar

Published

on

Filme sobre adolescente que ajuda irmão e pais surdos enquanto sonha em virar cantora bate concorrentes dos dois lados: faz rir mais que ‘Não olhe para cima’ e chorar mais que ‘King Richard’. Assista ao trailer do filme ‘No Ritmo do Coração’
“No ritmo do coração” não é uma comédia, mas tem mais cenas que realmente fazem rir do que a sátira “Não olhe para cima”. O filme sobre uma família surda não tem feitos heroicos com o das irmãs Williams em “King Richard”, mas faz chorar com desafios mais banais.
O orçamento desta adaptação americana de um filme francês passa longe de produções como “Duna” ou “Amor sublime amor”. “No ritmo do coração” é um vencedor improvável na categoria de melhor filme do Oscar, mas faz de forma simples e adorável o que muitos concorrentes só prometem.
Intérprete da família
A comédia dramática conta a história de crescimento de Ruby (Emilia Jones). Ela faz tudo pelo irmão Leo (Daniel Durant) e os pais Jackie (Marlee Matlin, 1ª vencedora do Oscar por atuação em língua de sinais, em 1987, por “Filhos do Silêncio) e Frank (Troy Kotsur, indicado como coadjuvante em 2022).
Ruby é a única ouvinte da família que vive da pesca em uma pequena cidade no Massachusetts. Ela é uma intérprete em tempo integral, em um arranjo que parece duro, mas é essencial para seus pais. Ao mesmo tempo, ela sonha em ser cantora – a família literalmente não consegue entender essa paixão.
‘Drama de Sundance’
Troy Kotsur (centro) foi indicado por “No ritmo do coração“
Reprodução
Aos trancos e barrancos a família consegue se adaptar e até se divertir, em especial Frank. É o típico “filme de Sundance” – pense em “Pequena Miss Sunshine” ou “Minari”, que também despontaram no festival que costuma alçar este tipo de drama independente ao sucesso comercial.
“No ritmo do coração” é a versão americana da comédia francesa “A Família Bélier”. O sucesso de bilheteria na França em 2014 não foi uma unanimidade para a crítica e foi até atacado por organizações de pessoas surdas por ter no elenco atores que ouviam e falavam.
Adaptação certeira
‘No Ritmo do Coração’
Divulgação
A emenda americana saiu melhor do que o soneto francês. A começar pelo ótimo elenco de atores surdos. Mas não só isso: o roteiro adaptado por Sian Heder, que também dirige o filme, vai ao fundo do drama de Ruby e de sua relação contraditória de interdependência e incompreensão com a família.
O roteiro de Sian tem a terceira indicação do filme neste Oscar – além da atuação de Troy e da categoria de melhor filme. Eles são azarões nos três prêmios.
No dia 27 de fevereiro “No ritmo do coração” surpreendeu e levou o prêmio principal do Sindicato dos Atores dos EUA, um dos termômetros para o Oscar. Foi o primeiro elenco com maioria de pessoas surdas a levar o prêmio. O Oscar continua distante. Mas uma nova surpresa não seria injusta.
Elenco de ‘No ritmo do coração’ ao receber principal prêmio do SAG Awards
Chris Pizzello/AP

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.