Festas e Rodeios

Drama de refugiado, ‘Woodstock negro’, ‘sonho chinês’: conheça os documentários do Oscar

Published

on

Veja trailers de ‘Flee – A fuga’, ‘Summer of Soul’, ‘Ascension’, ‘Attica’ e ‘Writing with Fire’. Premiação acontece no dia 27 de março com ausência de algumas gigantes do streaming. Massacre em uma prisão, um festival “esquecido” e a incrível história de um refugiado afegão estão entre os temas dos documentários indicados ao Oscar 2022. A premiação acontece no dia 27 de março.
A lista deixou claro o domínio de novos distribuidores e produtores de documentários. Paramount Plus (“Ascension”), Showtime (“Attica”) e Music Box (“Writing with Fire”) são estreantes nesta categoria.
Com tantas produtoras novatas, algumas gigantes ficaram de fora. Nas últimas cinco edições, a Netflix dominou. O serviço de streaming recebeu seis indicações ao Oscar entre 2017 e 2021. Foram três vitórias por “Ícaro” (2018), “Indústria Americana” (2020) e “Professor Polvo” (2021).
Oscar 2022: veja TODOS indicados
Além da Netflix, produções da Amazon, National Geographic, Apple TV Plus e HBO não conseguiram indicações. “The Velvet Underground” (Apple), “Procession” (Netflix) e “The Rescue” (Nat Geo) estavam bem cotados, mas deram lugar a filmes de menor investimento.
“Flee” se tornou o primeiro filme da história a ser indicado a documentário, filme internacional e animação no mesmo ano. Dos cinco indicados, só “Summer of soul” está disponível no streaming no Brasil, para assinantes do Telecine.
Documentário de brasileiro concorre em curta-metragem
Veja trailers e resumos dos indicados a melhor documentário no Oscar.
‘Flee – A fuga’
uele dia
O documentário de uma hora e 30 minutos mostra Amin Nawabi (pseudônimo), um intelectual de 36 anos que luta com um segredo doloroso que manteve escondido por 20 anos. Essa informação, que só ele sabe, ameaça desestabilizar a vida que construiu para si e para o futuro marido. Recontada por meio de uma animação dirigida por Jonas Poher Rasmussen, amigo próximo do protagonista, a história extraordinária do refugiado afegão vem à luz pela primeira vez.
‘Summer of Soul (…ou Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada)’
Veja o trailer de ‘Summer of Soul (…ou Quando A Revolução Não Pôde Ser Televisionada)’
Em 1969, no mesmo verão em que ocorreu Woodstock, outro festival musical foi organizado no Harlem, em Nova York, para celebrar a música norte-americana e a história afro-americana. As imagens do Harlem Cultural Festival, filmadas há 50 anos e inéditas até hoje, capturam um empolgante momento cultural nos Estados Unidos subestimado historicamente. O filme dirigido por Questlove (da banda The Roots) venceu o prêmio do público e o do júri no festival de Sundance. Até agora, ganhou outros 28 prêmios e uma vaga na lista de favoritos ao Oscar.
‘Ascension’
Veja o trailer de ‘Ascension’
O documentário explora a busca do “sonho chinês” e o que está por trás da expressão “Made in China” presente em tantos produtos. O filme tem uma visão contemporânea da China que dá prioridade à produtividade e inovação. A direção é de Jessica Kingdon, cineasta e produtora americana de origem chinesa que costuma estar em listas de jovens diretores e diretoras para ficar de olho.
‘Writing with fire’
Veja o trailer de ”Writing with fire’
Em uma mídia dominada por homens, as jornalistas mulheres do jornal “Khabar Lahariya” (“Onda de notícias”, em tradução livre) arriscam tudo em busca de notícias. Elas botam a própria segurança em risco para cobrir a política local e os problemas sociais da Índia. O documentário explica como esse veículo foi de uma rede clandestina a um império de mídia independente apenas com mulheres produzindo conteúdo, com mais de 10 milhões de visualizações no YouTube.
‘Attica’
Veja o trailer de ‘Attica’
Ao recontar a história do massacre na prisão de Attica, nos Estados Unidos, o documentário usa depoimentos sobre o que aconteceu 50 anos atrás para falar sobre a violência e o racismo que ainda fazem parte do sistema prisional. Sobreviventes, pessoas que acompanharam a revolta em Attica e funcionários do governo relembram aquele 9 de setembro de 1971, em uma tensão que durou cinco dias. Algumas das imagens do filme vieram das evidências apresentadas como parte de ações judiciais abordando as atrocidades cometidas pela polícia.
Veja trailers de indicados ao Oscar 2022

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.