Festas e Rodeios

Tragédia em Petrópolis: conheça história de animais resgatados

Published

on

Tutora relata em episódio de ‘Bichos na Escuta’ o desespero para salvar seus cachorros em meio às enchentes que atingiram a cidade

1xVelocidade de reprodução0.5xNormal1.2×1.5x2x

Morena, Gorda, Cacau, Paçoca, Pipoca, Mocha e Buá são os cachorros de Geisa Ponte, que vivem na casa do seu pai, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Na tarde do último dia 15 de fevereiro, a astrônoma foi surpreendida pelas fortes chuvas que devastaram a cidade e destruíram parte de sua casa. Geisa só teve tempo de arrumar uma mochila com documentos, remédios e sua tese de doutorado antes que a enchente piorasse. Nesse episódio de ‘Bichos na Escuta’, a jornalista Giuliana Girardi conta a história do resgate dos sete cachorros de Geisa, que teve que salvar os animais em meio à tragédia. Consultora do podcast, a veterinária Rita Ericson também participa do episódio. Ouça o podcast completo no player acima.
Nesse momento, os vizinhos gritaram para sair da casa, porque o muro tinha caído, e a gente não conseguiu pegar a Cacau.
Atualmente residente em São Paulo, onde desenvolve pesquisa em astrofísica na USP, Geisa Ponte visitava o pai quando ocorreu o pior desastre causado por chuvas na história de Petrópolis. O número de mortos na tragédia chegou a 233, segundo boletim atualizado pela Prefeitura na última sexta-feira (4). Em poucos minutos, a água inundou a casa da família de Geisa, que perdeu todos os pertences. Além de salvar seu pai, a astrônoma viveu momentos de tensão para resgatar seus cachorros: “Eu fui tirando uma por uma e a água subindo, subindo e a correnteza começou a aumentar muito, virou uma verdadeira enxurrada. Vieram alguns rapazes que ajudaram, pegaram algumas e levaram para uma parte mais alta do outro lado da rua”, ela conta.
Consultora do podcast Bichos na Escuta, a veterinária Rita Ericson explica que os animais conseguem identificar os sinais de perigo em meio aos momentos de tensão. Segundo ela, os cães são sensíveis às emoções dos tutores e aprenderam sobre os indícios de alerta da nossa linguagem corporal, já que acompanham os humanos há milhares de anos.
“O cachorro percebe essa sensação de perigo pelos sentidos dele, pela percepção que ele é capaz de ter, mas também pelos humanos referência dele. Então, existe até essa orientação: cuidado para não contagiar o seu cachorro com o seu nervoso.”
Ouça outros episódios de ‘Bichos na Escuta’:
PRIMEIROS SOCORROS: o que fazer em caso de acidente com animais
ADESTRAMENTO DE GATOS: aprenda truques e dicas práticas
VOZES DE PET: conheça os dubladores que fazem sucesso nas redes sociais
LUTO: como lidar com a morte de um pet
VIAGEM DE AVIÃO: ouça dicas de como transportá-lo
ALIMENTAÇÃO NATURAL OU RAÇÃO: descubra as vantagens de cada tipo de comida
GATOS OU CACHORROS: entenda vantagens e diferenças de cada pet
CHAMA OS CACHORROS: descubra os bastidores dos pets de Ana Maria Braga
ADOÇÃO NA PANDEMIA: ouça dicas em novo podcast para apaixonados por pets
PETS EM CONDOMÍNIO: quais as regras para boa convivência
OUÇA AGORA O EPISÓDIO COMPLETO:

1xVelocidade de reprodução0.5xNormal1.2×1.5x2x

O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Bichos na Escuta’ na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.