Festas e Rodeios

Pintura de Francis Bacon com papa gritando é exibida pela primeira vez

Published

on

Artista criou a pintura, conhecida como ‘Paisagem com Papa/Ditador’ em 1946, quando vivia em Mônaco. Assistente de galeria do lado de quadro de Francis Bancon em Londres
Reuters/Hannah McKay
Um quadro de Francis Bacon de um papa gritando, considerado o primeiro de uma série de representações papais do artista, entrou em exibição em Londres nesta terça-feira (15), a primeira vez que a obra de arte foi exposta ao público.
O artista de Dublin criou a pintura, conhecida como “Landscape with Pope/Dictator” (Paisagem com Papa/Ditador) em 1946, quando vivia em Mônaco.
Ele mostra uma pessoa em imagem borrada, com a boca aberta, vestindo um barrete, tradicional chapéu dos clérigos católicos, e camisa e gravata, combinação comum a políticos. Um microfone está à sua frente, com flores abaixo.
A galeria de arte Gagosian, que está mostrando a obra na Davies Street de Londres, disse que é o “primeiro tratamento de Bacon da imagem papal”. Ela ficará em exibição até 23 de abril.
LEIA TAMBÉM:
Vincent van Gogh: a história do pintor holandês que produziu quase 900 telas em menos de 10 anos
“Aqui temos uma espécie de figura híbrida de um tipo de imagem papal clériga, mas ao mesmo tempo, vestida com gravata e terno seculares”, disse o diretor e curador da galeria Gagosian, Richard Calvocoressi.
“Então a fusão dessas duas figuras de autoridade… de um lado o papa, do outro lado, o ditador, a figura autoritária, é algo que ele buscou e seguiu… por mais 20 anos, voltando a essa ideia.”
A pintura foi recentemente descoberta quando o historiador da arte britânico e curador Martin Harrison compilou um catálogo do trabalho de Bacon. A lista foi publicada em 2016.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.