Festas e Rodeios

Chico Buarque reforça laços com a Itália ao cantar versão de ‘Todo o sentimento’ com Nicolás Farruggia

Published

on

Programado para 25 de março, single com o dueto faz parte do ainda inédito álbum ‘Poema livre’. ♪ Chico Buarque criou laços musicais com a Itália no período em que se exilou em Roma, entre 1969 e 1970. Além de ter várias músicas vertidas para o italiano por Sergio Bardotti (1939 – 2007), o cantor e compositor carioca gravou essas versões em 1969 em disco com arranjos de Ennio Morricone (1928 – 2020), Per un pugno di samba, álbum lançado na Itália em 1970 pela gravadora RCA-Victor e somente editado no Brasil em 2003, já no formato de CD.
Decorridos mais de 50 anos, a participação de Chico Buarque no quarto álbum do cantor, compositor e violonista Nicolás Farruggia – Poema livre, programado para 8 de abril pelo selo Cantores Del Mundo – reforça esses laços. Chico figura no quarto e último single do disco, Tutto il sentimento, agendado para chegar ao mundo digital em 25 de março, mas já disponível para audição na plataforma BandCamp.
Como o título já sugere, Tutto il sentimento é versão em italiano de Todo o sentimento, canção composta por Chico em parceria com o pianista Cristovão Bastos – autor da melodia que ganhou versos de Chico – e lançada pelo cantor há 35 anos no álbum Francisco (1987). A letra da versão em italiano foi escrita por Stefano LaVia, professor de musicologia na Università di Pavia, em Cremona.
Capa do single ‘Tutto il sentimento’, de Nicolás Farruggia & Chico Buarque
Divulgação
Autor de outras versões em italiano do cancioneiro do compositor carioca, LaVia editou há oito anos o songbook Chico Buarque – Canzoni, lançado simultaneamente com CD em que vários artistas interpretavam algumas das 215 músicas de Chico vertidas e reunidas por LaVia no livro.
A Farruggia, coube dar voz justamente a Tutto il sentimento em abordagem elogiada por Chico. É justamente essa versão que, anos depois, Farruggia regrava, desta vez em dueto com o próprio Chico Buarque.
A gravação do dueto foi feita no estúdio Sobrado Boemia, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), com arranjo vocal de Gibran Helayel e produção musical de Gabriel Ruiz. Único instrumento do fonograma, o violão foi arranjado e tocado pelo próprio Nicolás Farruggia, artista nascido na Argentina, criado na Itália e atualmente radicado em Lisboa, tendo se tornado cidadão musical do mundo por ter estudado guitarra clássica entre os Estados Unidos e a Inglaterra, além de ter vivido um tempo no Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.