Festas e Rodeios

Daddy Yankee, de ‘Gasolina’, anuncia aposentadoria da música com álbum e turnê de despedida

Published

on

Considerado um dos pioneiros do reggaeton, cantor de 45 anos falou sobre decisão neste domingo (20). ‘Agora vou desfrutar de tudo que vocês me deram’. Daddy Yankee, de ‘Gasolina’, anuncia aposentadoria com álbum e turnê de despedida
Reprodução/YouTube
Daddy Yankee, considerado um dos pioneiros do reggaeton com o hit “Gasolina”, vai se aposentar da carreira na música aos 45 anos. Ele fez o anúncio com um vídeo publicado neste domingo (20).
“Esta carreira foi uma maratona e, finalmente, vejo a linha de chegada. Agora vou desfrutar de tudo que vocês me deram”, afirma Yankee no vídeo.
“Foram vocês que me deram as chaves para abrir a porta e converter esse gênero no maior do mundo”, continua.
“No bairro onde eu cresci, a maioria de nós queria ser traficante. Hoje, passo por lá e a maioria quer ser cantor. Isso para mim vale muito”.
LEIA TAMBÉM:
Anitta se torna primeira brasileira no top 10 mundial do Spotify com reggaeton ‘Envolver’
O cantor de Porto Rico ainda vai lançar um álbum de despedida, “Legendaddy”, o primeiro de estúdio em 10 anos, nesta quinta (24).
Ele também vai fazer a última turnê, “La Última Vuelta”, de agosto a dezembro, passando pelo México, Colômbia, Estados Unidos e outros países da América do Norte e do Sul. O Brasil não está na lista.
“Formalmente, hoje, anuncio minha aposentadoria da música, entregando minha melhor produção e minha melhor turnê para me despedir celebrando estes 32 anos de trajetória”, completa.
Percursor do reggaeton
Depois de ‘Gasolina’, Daddy Yankee emplacou hits como ‘Despacito’, ‘Con Calma’ e ‘Que Tire Pa Lante’
Reprodução/Instagram/DaddyYankee
Se hoje o ritmo é um dos mais ouvidos no mundo, quando Daddy Yankee começou não era nada disso. O reggaeton era marginalizado, como outros ritmos periféricos.
Em entrevista ao g1 em março de 2020, o cantor falou sobre a virada de chave com o sucesso de “Gasolina”, em 2005.
Ela foi lançada no disco “Barrio Fino”, terceiro de estúdio de Yankee e hoje considerado um álbum importante para o ritmo.
“Eu estava carregando todo o gênero nas minhas costas em algum momento”, disse, na época.
“Isso era ruim porque não tinha mais ninguém, mas com o tempo fui ganhando colegas”. E a lista ficou grande com J Balvin, Ozuna, Bad Bunny, Maluma, Karol G, Natti Natasha como alguns exemplos.
Pop latino irá além do reggaeton?
Daddy Yankee também é um dos cantores de “Despacito”, grande hit de 2017, momento em que o ritmo se popularizou em escala global.
Focado, Rámon Luís Ayala Rodriguez, nome de batismo do cantor, fala sobre o ato de entrar no estúdio impressiona: “Tenho um único objetivo: criar hits”. E conseguiu.
Um fenômeno chamado reggaeton

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.