Festas e Rodeios

Cães de assistência: ouça a história de Astor, labrador que guia sua tutora com deficiência visual

Published

on

Podcast ‘Bichos na Escuta’ conversa com psicóloga, cega há 15 anos após uma doença degenerativa, que conta com o cão-guia para ajudá-la em seu cotidiano. 00:00 / 17:46
Há quatro anos o labrador Astor entrou na vida da mineira Camila Araújo Alves. Desde então, eles vivem boa parte dos dias juntos, do trabalho ao lazer. Astor guia sua tutora, que tem deficiência visual, nos caminhos que a psicóloga faz no dia a dia, a acompanha nas tarefas domésticas e ainda consola seus pacientes no consultório. Nesse episódio de ‘Bichos na Escuta’, a jornalista Giuliana Girardi conversa com Camila, que conta como a convivência intensa com o cão contribui para sua qualidade de vida. Consultora do podcast, a veterinária Rita Ericson também participa do episódio. Ouça o podcast completo no player acima.
Tem gente que diz que os cães-guias são os olhos das pessoas cegas, mas eles são muito mais. Muito pelo contrário, eles nunca me fizeram voltar a enxergar, mas eles me trouxeram muito mais coisas que isso. Não é sobre ver ou não ver, é sobre viver uma vida inteira articulada com outra espécie.
Desde que ficou cega, na adolescência, Camila sempre quis ter um cão-guia, para ter mais independência em suas tarefas do cotidiano. Pucca foi sua primeira cadela-guia, que precisou se aposentar quando chegou na velhice e foi substituída por Astor, atual companheiro fiel da psicóloga. Camila conta que o labrador tem suas preferências, como visitar exposições e fazer passeios pelo Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. “É uma espécie de anjo da guarda, uma parte do meu corpo, da minha existência”, ela conclui.
Os cães-guias Pucca e Astor.
Reprodução/Instagram
Consultora do podcast Bichos na Escuta, a veterinária Rita Ericson explica as etapas do treinamento dos cães-guias, que inclui seleção genética, adestramento profissional e socialização com famílias escolhidas. Além disso, ela destaca a importância da utilização das coleiras específicas para os cães de assistência, elemento que diferencia o momento de trabalho e descanso dos animais.
“Quando um cachorro está trabalhando, muitas vezes está escrito no colete dele ‘por favor, não me faça carinho’, porque isso distrai o animal”, ela alerta.
Ouça outros episódios de ‘Bichos na Escuta’:
PRIMEIROS SOCORROS: o que fazer em caso de acidente com animais
ADESTRAMENTO DE GATOS: aprenda truques e dicas práticas
VOZES DE PET: conheça os dubladores que fazem sucesso nas redes sociais
LUTO: como lidar com a morte de um pet
VIAGEM DE AVIÃO: ouça dicas de como transportá-lo
ALIMENTAÇÃO NATURAL OU RAÇÃO: descubra as vantagens de cada tipo de comida
GATOS OU CACHORROS: entenda vantagens e diferenças de cada pet
CHAMA OS CACHORROS: descubra os bastidores dos pets de Ana Maria Braga
ADOÇÃO NA PANDEMIA: ouça dicas em novo podcast para apaixonados por pets
PETS EM CONDOMÍNIO: quais as regras para boa convivência
A psicóloga Camila Alves e seu cão-guia Astor
Arquivo pessoal
OUÇA AGORA O EPISÓDIO COMPLETO:
00:00 / 17:46
O podcast ‘Bichos Na Escuta’ está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o ‘Bichos na Escuta’ na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.