Coisas do Mato

VÍDEO: Temporada de nascimento de tartarugas marinhas tem início em Fernando de Noronha

Published

on

Projeto Tamar fez o monitoramento do nascimento dos animais na Praia do Bode. Até esta sexta-feira (8), foram registradas 241 desovas na ilha. Começa a temporada de nascimento de tartarugas marinhas em Fernando de Noronha
A temporada de nascimento de tartarugas marinhas começou em Fernando de Noronha (veja vídeo acima). Os pesquisadores do Projeto Tamar realizaram o monitoramento de um ninho na Praia do Bode, na quinta-feira (7).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os ninhos são de tartarugas-verde, espécie que tem o nome científico Chelonia mydas. Até esta sexta-feira (8), 241 desovas foram contabilizadas, das quais 173 ocorreram na Praia do Leão e as outras aconteceram nas praias da região chamada de Mar de Dentro, entre o Sancho e o Boldró.
Teve início a temporada de nascimento de tartarugas em Noronha
Ana Clara Marinho/TV Globo
O período reprodutivo começa em dezembro, com as cópulas. Em seguida, são registrados os primeiros ninhos nas praias, que levam entre 45 e 60 dias para eclodir. Os nascimentos começam em abril e ocorrem até junho.
Os pesquisadores acreditam que, nesta temporada 2021/2022, o total de ninhos pode chegar a 300.
Pesquisadores do Tamar monitoram os ninhos de tartarugas
Ana Clara Marinho/TV Globo
“É uma boa temporada. Não chega a ser um recorde, mas não é uma temporada ruim. Para garantir o sucesso nos nascimentos, estamos nas praias e realizamos o monitoramento”, declarou a coordenadora do Projeto Tamar , Rafaely Silva Ventura.
Segundo os estudiosos, de cada grupo de mil tartarugas que nascem apenas duas chegam à idade adulta. Elas têm uma série de predadores, como as aves, que podem devorar os filhotes na caminhada até o mar.
Tartarugas seguem para o mar após nascimento
Ana Clara Marinho/TV Globo
“Os pássaros, no caminho até o mar, os peixes e os crustáceos são predadores das tartarugas. Os primeiros momentos de vida são muito importantes para as tartaruguinhas”, contou Rafaely Ventura.
Desde o início da pandemia da Covid-19, os estudiosos deixaram de realizar a aberturas públicas de ninhos, que reuniam cerca de 300 pessoas. Apesar da diminuição de casos da doença, esse tipo de evento ainda não voltou a ser realizado pelo Projeto Tamar para evitar aglomerações.
Presente de lua de mel
Casal fez ensaio fotográfico na Praia do Bode, onde ocorreu o nascimento das tartarugas
Ana Clara Marinho/TV Globo
Os médicos Vitor Otávio e Júlia Braga estão em Fernando de Noronha em viagem de lua de mel. Eles são da cidade de Campinas (SP) e foram até a Praia do Bode para fazer um ensaio fotográfico.
O casal ficou encantado com o nascimento das tartarugas. “Nós nunca vamos esquecer. Aproveitamos para fotografar, até ajudamos a proteger os filhotes das aves”, disse Vitor. “Nós ganhamos esse presente. É emocionante, lindo demais”, contou Júlia.
O fotógrafo Santiago Salazar, que mora em Noronha e fez o ensaio fotográfico do casal, ficou emocionado com as tartarugas. “Fiquei surpreso. Foi a primeira vez que eu vi o nascimento das tartarugas. Fiquei extasiado. Foi um presente para o casal e para mim também”, declarou.
VÍDEOS: Mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
O período reprodutivo inicia em dezembro, com as cópulas, em seguida são registrados os primeiros ninhos nas praias, que levam entre 45 e 60 dias para eclodir. Os nascimentos começam agoaocorrem até junho.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.