Festas e Rodeios

Alceu Valença se afina com Paulo Rafael nas brumas leves e agrestes de álbum que atesta a grandeza do guitarrista morto em 2021

Published

on

Capa do álbum ‘Alceu Valença e Paulo Rafael’
Xilogravura de J. Borges
Resenha de álbum
Título: Alceu Valença e Paulo Rafael
Artistas: Alceu Valença e Paulo Rafael
Edição: Deck
Cotação: * * * *
♪ Música feita por Alceu Valença em parceria com Herbert Azzul, Eu vou fazer você voar deixou a impressão de descender de Anunciação (1983) ao ser lançada em single editado em novembro de 2019. A proximidade das duas composições na disposição do repertório do álbum Alceu Valença e Paulo Rafael evidencia o parentesco.
Até então dispersa na discografia de Alceu, Eu vou fazer você voar é a música que abre o álbum lançado na sexta-feira, 8 de abril, em edição da gravadora Deck. Música indissociável do riff da guitarra tocada por Paulo Rafael no arranjo da gravação original, feita por Alceu para o álbum Anjo avesso (1983), Anunciação é a terceira faixa do disco do duo.
Mesmo batida, Anunciação é música de presença indispensável porque o álbum simboliza o derradeiro voo de Alceu com Paulo Ramiro Rafael Pereira (11 de julho de 1955 – 23 de agosto de 2021), instrumentista pernambucano que injetou eletricidade no som do conterrâneo Alceu a partir de janeiro de 1975, ano em que passou a ser o guitarrista do cantor em parceria que começou no festival Abertura (TV Globo) e que se estendeu até 2021 com a morte do músico.
Entre Eu vou fazer você voar e Anunciação, há Girassol (1987) – faixa que reitera o tempo de delicadeza que pauta o canto de Alceu Valença no começo do disco em sintonia com o toque minimalista e preciso da guitarra de Paulo Rafael nas músicas iniciais.
A partir da quarta faixa, Cavalo de pau (1982), a doçura é harmonizada com o tom agreste perceptível tanto no toque da guitarra quanto no canto árido do cantador.
Exposta na graciosa capa do disco, a xilogravura inédita de J. Borges traduz na imagem a origem sertaneja dos artistas, norte dos caminhos seguidos por eles nas música brasileira. Se Alceu veio ao mundo São Bento do Una (PE) em 1946, Paulo Rafael nasceu em Caruaru (PE) em 1955.
Por serem de lá, na certa por si mesmo, ambos se afinaram quando, nos anos 1970, Alceu reprocessou os gêneros musicais nordestinos com som elétrico, evocativo da pressão do rock e da linguagem pop universal.
Basta ouvir o toque do violão de aço de Paulo Rafael em Amor que vai (1994) e em Na primeira manhã (1980) para entender que Alceu e o guitarrista sempre seguiram a mesma toada, por vezes em passo ágil, como o que faz bater Sino de ouro (1985).
Nas brumas leves e agrestes da paixão pela música, mote da caminhada que ligou os artistas por 46 anos, Alceu Valença e Paulo Rafael alçam voo terno na rota ibérica e melancólica de Sabiá (Luiz Gonzaga e Zé Dantas, 1951), baião rebobinado em pisada que remete à leveza de um xote.
Sabiá e o único tema em que Alceu sai do trilho autoral no álbum assinado com Paulo Rafael, guitarrista que integrou o movimento da música psicodélica de Pernambuco nos anos 1970, a reboque de bandas como Ave Sangria e Tamarineira Village, antes de tocar com Alceu, em conexão amplificada quando o guitarrista passou a assinar a produção musical dos álbuns do cantor a partir da década de 1980.
Música-título do primeiro álbum solo de Alceu Valença, Molhado de suor (1974) também se encharca com o sotaque ibérico que banhou a música nordestina em viagem que, na rota do disco, passa pelo trilho de Sete desejos (1991) para culminar em Portugal com Fada lusitana.
Composto por Alceu na Terrinha, o fado apaixonado é única música inédita deste disco tão bom quanto os três álbuns anteriores gravados pelo cantor na pandemia – Sem pensar no amanhã (2021), Saudade (2021) e Senhora estrada (2021) – mas que soa especial por ser espécie de testamento da grandeza de Paulo Rafael no toque da guitarra (e do violão de aço). Guitarra que ajudou Alceu Valença a voar alto, dentro e fora do sertão nordestino.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.