Festas e Rodeios

‘Envolver’ de Anitta é hit global, mas 1º lugar teve impulso brasileiro; veja gráficos

Published

on

Música chegou ao top 10 global do Spotify há quase um mês sendo mais ouvida fora do Brasil. Mas ela não passaria 3 dias em 1º lugar se não fosse explosão de audição de brasileiros; entenda. Anitta
Divulgação
Os números de audições no Spotify de “Envolver” dentro e fora do Brasil mostram dois fatos sobre o sucesso da música de Anitta:
“Envolver” é, sim, um sucesso global. A música chegou ao top 10 global sendo mais ouvida fora do Brasil do que dentro do país da cantora.
Mas a última etapa dessa façanha, a chegada ao 1º lugar, teve um impulso brasileiro. Nos três dias que a música passou no topo, entre 24 e 26 de março, houve uma explosão de audições no Brasil. Sem essa mobilização nacional ela seguiria no top 10, mas não subiria à liderança nestes três dias.
Entenda abaixo em perguntas, respostas e gráficos:
Quando foi o auge de ‘Envolver’?
“Envolver” chegou ao top 10 do Spotify no dia 19 de março. A música de Anitta alcançou o topo do ranking no dia 24/3 e ficou até 26/3 em 1º. Depois ela caiu, mas segue no top 10 até hoje.
Afinal, o hit se deve a ouvintes estrangeiros ou brasileiros?
A faixa estourou nos países hispânicos da América Latina e sempre teve mais de 60% de ouvintes diários fora do Brasil. A exceção foi, justamente, nos três dias em que ficou em primeiro lugar, quando o número de audições no Brasil disparou.
No dia 26 de março, o último da liderança, Anitta alcançou o feito ainda maior de liderar com uma música mais ouvida fora do Brasil (mesmo por margem pequena, de 48% no país fora e 52% fora).
Anitta teria chegado ao top 10 mesmo sem o Brasil?
Sim. No dia 26 de março, por exemplo, “Envolver” teria sido a 10º música mais ouvida do mundo mesmo se não tivesse um único play do Brasil. Outra prova incontestável de que ela foi hit além da nossa fronteira.
Algum brasileiro já foi tão bem assim no Spotify?
Nem perto. Todos estes feitos foram inéditos: antes de Anitta com “Envolver”, nenhum artista brasileiro havia chegado nem ao top 10 global do Spotify.
Quais foram as concorrentes de ‘Envolver’ ?
Anitta teve duas grandes concorrentes nestes três dias do topo. “Plan A”, do rapper argentino Paulo Londra (a vice-líder nos dias 24 e 25/3) e “Heat waves”, do grupo indie britânico Glass Animals (a vice do dia 26).
Ela teria chegado ao 1º nestes três dias se a audição brasileira não tivesse subido muito?
Não. Se as audições brasileiras durante estes três dias seguissem no patamar dos dias anteriores, entre 1 e 1,5 milhão, Anitta não chegaria ao topo. Ela precisava que as audições brasileiras ao menos dobrassem – o que foi alcançado, com sobra. Veja abaixo:
Alguma música já foi tão ouvida em um só dia no Spotify no Brasil?
Nâo. As 4,6 milhões de audições brasileiras de “Envolver” no dia 25 de março foram, de longe, o maior número de plays diários dentro do Brasil de uma faixa no Spotify.
Os brasileiros se empolgaram para ouvir ‘Envolver’ e ajudar Anitta?
Sim. Enquanto a música subia nas paradas, inúmeros brasileiros falavam nas redes sobre ouvir a música e ajudá-la a chegar ao topo, em tom positivo e de orgulho. Havia até uma brincadeira espontânea de que esse era um “dever cívico”.
Além dos pedidos espontâneos, houve mobilização organizada de fãs?
Sim. Isso é muito comum entre fã-clubes de todos os estilos em qualquer lugar do mundo.
Além dos pedidos espontâneos de brasileiros, um dos chamados foi do “QG da Anitta”, uma central de fãs que tem ligação direta com a equipe da cantora e até perfil verificado no Twitter, como o g1 já mostrou.
O perfil QG da Anitta publicou no dia 15 de março: “Enviem nesse Tweet o print ouvindo ENVOLVER que vamos sortear alguns códigos do Spotify Premium pra presentear vocês”.
Initial plugin text
No dia 14 de março, outro fã-clube, que não tem a conta verificada, chamado Upload Anitta, publicou: “bora trabalhar galera, usem todas as contas do spotify, e não se esqueça de trocar de conta a cada 20 plays.”
Initial plugin text
Estes dois posts acima foram citados em uma reportagem do site especializado em tecnologia “Rest of the World”, com o título “Como megafãs de Anitta manipularam o Spotify para ajudar a criar o primeiro líder das paradas global do Brasil”.
É possível dizer que o 1º lugar veio por causa deste tipo de ação de fãs?
Não é possível dizer. O Spotify dá poucas informações sobre como contabiliza seus plays. A empresa diz apenas, sem comentar casos específicos, que toma medidas quando identifica “casos potenciais ou confirmados de manipulação de stream”.
A empresa diz que monitora o serviço para “detectar, investigar e lidar com atividades fraudulentas”. Mas os termos do site não diferenciam o que seria “manipulação” ou apenas fãs ouvindo a música várias vezes para ajudar o artista a subir no ranking, como o g1 também já mostrou.
Veja os famosos que aceitaram o desafio do hit ‘Envolver’, de Anitta

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.