Festas e Rodeios

‘Anos dourados’ estreia no Globoplay: relembre minissérie de 1986 com Malu Mader e Felipe Camargo

Published

on

História de amor nos anos 1950, escrita por Gilberto Braga, retratava choque de classes, hipocrisia moral e repressão sexual da época. A minissérie “Anos dourados” estreia nesta segunda-feira (9) no Globoplay. Exibida em 1986 e escrita por Gilberto Braga, a história de amor nos 1950 era estrelada por Malu Mader e Felipe Camargo.
Para quem quer rever a produção, que retratou choque de classes, hipocrisia moral e repressão sexual da época, ou para aqueles que vão assistir pela primeira vez, o g1 relembra alguns dos principais momentos, além de curiosidades dos bastidores, com dados do Memória Globo.
Em “Anos dourados”, Malu e Felipe interpretam Lurdinha e Marcos, um casal que se apaixonam à primeira vista.
O jovem é filho de pais desquitados – a mãe, Glória (Betty Faria), trabalha como caixa num clube noturno e vive uma forte paixão com o Major Dornelles (José de Abreu), um homem casado e militar em uma carreira em ascensão.
Isso é motivo para a família de Lurdinha, extremamente conservadora, não ver com bons olhos o relacionamento dos dois jovens.
Webdoc minissérie – Anos Dourados (1986)
“Os personagens de ‘Anos Dourados’ são tipicamente de classe média, não tem nada do mundo dos ricos. É tipicamente a classe média tijucana, que é de onde eu venho, e eu gosto”, afirmou Braga ao Memória Globo.
“‘Anos Dourados’ é o maior sucesso, em termos de repercussão, que eu tive. Há coisas do sucesso de ‘Anos Dourados’ que poucos escritores viveram. Um dia uma mulher na Vieira Souto [Ipanema, na Zona Sul do Rio] bateu com o carro porque me viu. Deixou o carro lá batido e falou: ‘Ah, não faz mal, eu queria dar um beijo em você porque eu estou adorando Anos Dourados’. Umas coisas meio malucas de repercussão.”
Em depoimento, Malu contou que foi convidada por telefone pelo autor, e que se identificou com a história por ser romântica.
“Quando fui gravar ‘Anos Dourados’, foi a glória em vida, porque mesmo antes de ir ao ar a gente já sentia que havia ali alguma coisa de especial. O texto era brilhante, tudo no lugar, um bordado. A direção estava inspiradíssima, o Roberto Talma estava literalmente bailando com a gente em todas aquelas festas, as meninas com aqueles vestidos. Tudo era perfeito. O elenco de apoio, todos eram meus amigos da época de Tablado, então reencontrei toda a minha turma. Fiz grandes amigos.”
Betty Faria e José de Abreu em ‘Anos Dourados’
Jorge Baumann/Globo
Curiosidades
‘Anos Dourados’ marca a estreia na TV Globo de Felipe Camargo, que recebeu inúmeros elogios pelo seu trabalho como o doce e apaixonado Marcos. O desempenho como Lurdinha também rendeu elogios à atriz Malu Mader;
A série foi reapresentada duas vezes: em outubro de 1988 e em agosto de 1990, no Festival 25 anos da Rede Globo. Em 1990, a minissérie foi compactada e lançada em vídeo e, em 2003, ganhou uma versão em DVD, editada pelo próprio Gilberto Braga;
‘Anos Dourados’ foi vendida para mais de 20 países, entre eles Albânia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Turquia, Uruguai e Venezuela.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.