Connect with us

Festas e Rodeios

Brasileiro que deixou balé Bolshoi de Moscou diz que decisão foi ‘óbvia’ devido à guerra, mas que leva experiência na Rússia no coração

Published

on

‘Não sabia para onde ir’, conta David Motta Soares, que já garantiu vaga num balé em Berlim. ‘Infelizmente, os russos estão sendo culpados pelo que uma pessoa no governo está fazendo’, comenta sobre a decisão de Vladimir Putin de invadir a Ucrânia. Bailarino brasileiro que deixou Bolshoi após invasão diz não se arrepender
No dia em que a Rússia anunciou a invasão da Ucrânia, o bailarino brasileiro David Motta Soares, solista principal do Teatro Bolshoi, só se fez uma pergunta: ‘como’ deixar o país onde havia passado metade de sua vida e onde se tornou uma promessa do balé.
Ele então reservou um voo para a Turquia e deixou para trás seu emprego dos sonhos.
Com medo de não poder sair da Rússia quando as companhias aéreas internacionais começaram a cancelar voos em resposta à invasão, que a Rússia chama de “operação especial”, Motta Soares disse que fugiu para onde pôde.
David Motta Soares se prepara para um ensaio do ‘Lago dos Cisnes’ no Theatro Municipal do Rio
Reuters/Pilar Olivares
“Não sabia para onde ir”, afirmou ele em um intervalo dos ensaios no Rio de Janeiro. “Estava com medo… Não tinha saída.”
Poucos dias após sua rápida partida da Rússia, Motta Soares anunciou em sua conta no Instagram que havia deixado o Bolshoi, “o lugar que chamei de lar por muitos anos”.
Desde o fatídico 24 de fevereiro, este jovem de 25 anos já assinou contrato com o Staatsballett de Berlim, mas antes se dá ao luxo de se apresentar em casa, para o público do Rio de Janeiro, que tem a oportunidade de assisti-lo em curtíssima temproada no papel do príncipe Sigfrido em “O Lago dos Cisnes”, obra icônica criada precisamente no Bolshoi de Moscou.
Motta explica serenamente como tomou a decisão “mais difícil” de sua vida, após secar o suor ao final do ensaio geral no Teatro Municipal.
“Hoje eu me sinto mais calmo porque os acontecimentos trouxeram um turbilhão de emoções (…) Fiquei dias sem dormir, sem saber por onde ia recomeçar”, explica Motta, ainda vestido com as meias brancas e o traje de veludo com bordados dourados de seu personagem.
Embora Motta tenha sido um dos primeiros, “todos” os bailarinos estrangeiros do lendário balé do Teatro Bolshoi, nas mãos do governo russo, acabaram deixando o país.
“A gente tinha que sair, obviamente”, em solidariedade com o povo ucraniano; a questão era “como”, explica o jovem.
Diante do temor de um fechamento das fronteiras, ele elaborou “uma rota de fuga”: reservou um primeiro voo de Moscou a Istambul e dali voou para Milão, antes de viajar para o Brasil.
Russos culpados pela guerra de Putin
Solista brasileiro do Bolshoi, David Motta Soares se demite por crise na Ucrânia
Reprodução/Redes sociais
Embora não se arrependa, Motta lamenta que a guerra deixe os artistas, cuja vocação é unir culturas e países, em uma posição de fogo cruzado, e castiga especialmente os russos, que foram vetados em uma série de eventos no exterior, assim como seus esportistas.
“Infelizmente, os russos são culpados pelo que uma pessoa no governo está fazendo”, acrescenta, em alusão ao presidente russo, Vladimir Putin.
Mas Motta não se excede: “Falar mal jamais porque é um país onde cresci, onde tive um aprendizado muito grande e levarei sempre comigo no coração”.
Natural de Cabo Frio, litoral norte do Rio de Janeiro, Motta descobriu muito cedo sua paixão pelo balé e, depois de se destacar em um concurso internacional em Nova York, conseguiu uma bolsa para a Academia do Bolshoi custeada pelo Itamaraty.
Com apenas 12 anos, trocou as praias tropicais de sua cidadezinha pelo frio da capital russa.
David Motta Soares fez uma publicação, em Inglês, no Instagram anunciando a demissão
Reprodução/Instagram
“Fui sozinho. Lembro todo desse momento: minha chegada na escola, era inverno, estava tudo branco, muito frio”, explica com certa saudade sobre o país onde acabou tendo uma segunda “família”.
Motta formou-se em 2015, ano em que ganhou o primeiro prêmio no Concurso de Jovens Bailarinos da Rússia. Foi galgando posições no Bolshoi até chegar ao posto de solista principal, apenas abaixo do primeiro bailarino, protagonizando clássicos como “Dom Quixote” e “O Quebra-nozes”.
‘O ar que respiro’
“O balé significa tudo (para mim). É o ar que respiro. A gente dorme pensando no balé (…) A gente está sempre procurando evoluir e nunca parar”, admite.
Na estreia deste sábado, quando as luzes se apagarem e a orquestra começar a tocar as primeiras notas de “O Lago dos Cisnes”, Motta admite que sentirá uma emoção especial pela presença de seus pais.
“Para minha família é a oportunidade para me ver dançar depois de todo o esforço que foi feito para que me formasse no Bolshoi. Poder mostrar o fruto do meu trabalho, acho que não tem preço”, explica este bailarino que só se apresenta duas noites no Teatro Municipal, antes de se mudar no fim do mês para Berlim.
No Staatsballett alemão, ele entrará já como bailarino principal, embora ainda não saiba com qual obra vai estrear. Na verdade, nem mesmo conhece a cidade, nem fala alemão. Mas isso não deveria ser um problema para um brasileiro que aos 12 anos aprendeu russo a 11 mil quilômetros de casa.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

‘Acabou vindo para cima de mim porque perdeu a cabeça’, diz ex de Ryan SP após foto em que funkeiro parece agredi-la

Published

on

By

Giovanna Roque reclamou de repercussão de imagem e disse que o músico está sendo alvo de ‘gente muito suja’ que deseja prejudicá-lo. MC Ryan SP e Giovanna Roque
Reprodução/Instagram
A influenciadora Giovanna Roque publicou no Instagram um vídeo em defesa de seu ex-namorado, MC Ryan SP. O post foi feito nesta sexta (27), horas após o vazamento de uma imagem em que o funkeiro parece estar dando chutes nela.
“O Ryan não é essa pessoa ruim que vocês estão pensando que ele é”, afirmou a influenciadora. “Ocorreu, sim, uma discussão no último término que a gente teve. O Ryan tinha aprontado e, nesse dia, eu perdi muito a cabeça, fiquei muito nervosa. Quebrei o telefone dele, fui para cima dele. E aí, ele ficou muito nervoso por conta dessas coisas e acabou vindo para cima de mim também, porque ele perdeu a cabeça. A gente deu abertura pro inimigo. Isso nunca aconteceu antes.”
Roque reclamou da repercussão da imagem e também disse que o músico está sendo alvo de “gente muito suja” que deseja prejudicá-lo. Os dois têm uma filha de nove meses.
“A gente realmente brigou”, afirmou ela. “Então, quer dizer que ele não pode errar uma vez?”
A assessoria do funkeiro disse que, por enquanto, não vai se pronunciar. Ryan é conhecido por hits como “Let’s Go 4”, “Filha do Deputado” e “Vai Vendo”.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Quinteto Villa-Lobos irmana Caymmi, K-Ximbinho, Noel Rosa, Pixinguinha e Jacob nos sopros do álbum ‘Sempre’

Published

on

By

Quinteto Villa-Lobos lança o álbum ‘Sempre’ em 1º de outubro
Daniel Erbendinger / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ Em cena desde 1962, o Quinteto Villa-Lobos sempre cruzou as fronteiras entre a música erudita e a canção popular brasileira ao longo dos 62 anos de atividade profissional.
Sempre – álbum que o grupo de sopros lançará na terça-feira, 1º de outubro, em edição da gravadora Biscoito Fino – investe nessa mistura de linguagens através dos registros fonográficos de temas de compositores brasileiros como Dorival Caymmi (1914 – 2008), Jacob do Bandolim (1918 – 1969), Joel Nascimento, K-Ximbinho (1917 – 1980), Noel Rosa (1910 – 1937) e Pixinguinha (1897 – 1973).
Formado atualmente por Aloysio Fagerlande (fagote), Cristiano Alves (clarinete), Philip Doyle (trompa), Rodrigo Herculano (oboé) e Rubem Schuenck (flauta), o Quinteto Villa-Lobos assina a direção musical e a produção do álbum em que irmana esses grandes compositores brasileiros nos sopros de Sempre.
Gravado no estúdio A casa, o álbum Sempre reproduz quatro arranjos de Paulo Sérgio Santos – como os do samba-canção Só louco (1955) e de Modinha para Gabriela (1975), temas de Caymmi – em tributo a este clarinetista que integrou o Quinteto Villa-Lobos por cerca de cinco décadas.
O repertório do disco inclui Ainda me recordo (Pixinguinha e Benedito Lacerda, 1932), Noites cariocas (Jacob do Bandolim, 1957), Teleguiado (K-Ximbinho, 1958) e O pássaro (Joel Nascimento, 1978), além de Visitando Noel, medley que agrega Feitiço da Vila (Vadico e Noel Rosa, 1934), As pastorinhas (Braguinha e Noel Rosa, 1934), Conversa de botequim (Noel Rosa e Vadico, 1935) e Palpite infeliz (Noel Rosa, 1935).
Capa do álbum ‘Sempre’, do Quinteto Villa-Lobos
Divulgação

Continue Reading

Festas e Rodeios

Lana Del Rey se casa com guia turístico em cerimônia reservada

Published

on

By

Em seu perfil no Facebook, Jeremy Dufrene aparece ao lado de Lana desde 2019. Mesmo assim, o namoro dos dois nunca foi anunciado. Jeremy Dufrene e Lana Del Rey
Reprodução/Facebook
Lana Del Rey se casou nesta quinta-feira (26) em Luisiana, nos Estados Unidos, segundo o site americano “People”. A cantora selou os laços com Jeremy Dufrene, guia turístico com quem ela já tinha sido vista, apesar de nunca terem assumido o namoro.
Fotos e vídeos publicados pelo site “Daily Mail” mostram Lana trajada com um vestido branco e de mãos dadas com Dufrene.
O casal registrou sua certidão de casamento na segunda (23). A cerimônia foi reservada a famílias e amigos.
Dufrene é capitão de uma empresa de aerobarco, a Arthur’s Airboat Tours, que oferece passeios por pântanos repletos de jacarés e pássaros. Em seu perfil no Facebook, Dufrene aparece ao lado de Lana desde 2019.
A última vez que a cantora esteve no Brasil foi em junho de 2023, quando ela se apresentou no festival Mita.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.