Connect with us

Festas e Rodeios

Como a música de ‘Carruagens de fogo’, de Vangelis, virou sinônimo de corridas pelo mundo

Published

on

‘Chariots of fire’, tema de filme sobre corredores olímpicos ganhou Oscar em 1982 e virou trilha de transmissões e eventos como a São Silvestre. Compositor grego morreu aos 79 anos. Relembre 5 trilhas sonoras feitas por Vangelis para filmes
Era difícil apostar que uma faixa instrumental, que tinha inicialmente só o nome genérico de “Titles”, viraria a única música de um artista grego a chegar ao 1º lugar da parada da revista americana “Billboard”.
Mais improvável ainda é o fato de que “Chariots of fire”, tema de Vangelis para o filme “Carruagens de fogo”, que levou o Oscar em 1982, seria só o início de uma marca mais durável na cultura popular do mundo: virar sinônimo de competições de corrida.
Vangelis morreu aos 79 anos na terça-feira (17). A causa da morte ainda não foi divulgada.
Cena do filme ‘Carruagens de Fogo’, de 1981
Divulgação
“Carruagens de fogo”, lançado em 1981, conta a história real de dois atletas que participaram dos Jogos Olímpicos de 1924: um judeu inglês, que teve que superar preconceitos, e um devoto cristão escocês, que corria para honrar a Deus.
O filme ganhou quatro Oscars na cerimônia de 1982: melhor filme, melhor roteiro, melhor figurino e melhor música, com a trilha de Vangelis.
O tema instrumental eletrônico tinha o nome de “Titles”, por tocar durante os títulos dos créditos inicial do filme. Quando ele começou a subir nas paradas, passou a ser identificado como “Chariots of fire”, mesmo nome do filme em inglês.
Músico e compositor grego Vangelis Papathanassiou, conhecido como Vangelis
Georges Bendrihem/AFP
Logo nas Olimpíadas seguintes, de 1984, em Los Angeles, a música virou tema da transmissão olímpica da BBC, assim como em 1988, em Seul. Diversas outras emissoras pelo mundo começaram a fazer o mesmo em reportagens e transmissões de eventos esportivos.
Os próprios eventos também começaram a usar a música. As Olimpíadas de Atlanta, em 1996, usaram de forma marcante na final masculina da prova dos 100 metros rasos.
Ela também foi usada para receber os atletas no Parque Olímpico de Londres, em 2012, e foi alvo de uma piada na cerimônia de abertura, em que o Mr. Bean, personagem de Rowan Atkinson, tentava tocar a música.
No Brasil, o evento esportivo que usa o tema de “Carruagem de fogo” de forma mais marcante, na chegada dos corredores, é a Corrida de São Silvestre.
Atletas na largada da 96ª Corrida de São Silvestre na Avenida Paulista, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira, 31 de dezembro de 2021. O evento teve que ser cancelada em 2020 por conta da pandemia.
WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO
Fora da seara esportiva, “Chariots of fire” apreceu em outro momento histórico: na apresentação por Steve Jobs do primeiro Macintosh desenvolvido pela Apple, em 1984.
Além de “Carruagens de fogo”, Vangelis escreveu a música de vários filmes, como “Missing – o Desaparecido”, dirigido pelo seu compatriota Costa-Gravas, e para o thriller futurista de Ridley Scott, “Blade Runner”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

‘Acabou vindo para cima de mim porque perdeu a cabeça’, diz ex de Ryan SP após foto em que funkeiro parece agredi-la

Published

on

By

Giovanna Roque reclamou de repercussão de imagem e disse que o músico está sendo alvo de ‘gente muito suja’ que deseja prejudicá-lo. MC Ryan SP e Giovanna Roque
Reprodução/Instagram
A influenciadora Giovanna Roque publicou no Instagram um vídeo em defesa de seu ex-namorado, MC Ryan SP. O post foi feito nesta sexta (27), horas após o vazamento de uma imagem em que o funkeiro parece estar dando chutes nela.
“O Ryan não é essa pessoa ruim que vocês estão pensando que ele é”, afirmou a influenciadora. “Ocorreu, sim, uma discussão no último término que a gente teve. O Ryan tinha aprontado e, nesse dia, eu perdi muito a cabeça, fiquei muito nervosa. Quebrei o telefone dele, fui para cima dele. E aí, ele ficou muito nervoso por conta dessas coisas e acabou vindo para cima de mim também, porque ele perdeu a cabeça. A gente deu abertura pro inimigo. Isso nunca aconteceu antes.”
Roque reclamou da repercussão da imagem e também disse que o músico está sendo alvo de “gente muito suja” que deseja prejudicá-lo. Os dois têm uma filha de nove meses.
“A gente realmente brigou”, afirmou ela. “Então, quer dizer que ele não pode errar uma vez?”
A assessoria do funkeiro disse que, por enquanto, não vai se pronunciar. Ryan é conhecido por hits como “Let’s Go 4”, “Filha do Deputado” e “Vai Vendo”.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Quinteto Villa-Lobos irmana Caymmi, K-Ximbinho, Noel Rosa, Pixinguinha e Jacob nos sopros do álbum ‘Sempre’

Published

on

By

Quinteto Villa-Lobos lança o álbum ‘Sempre’ em 1º de outubro
Daniel Erbendinger / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ Em cena desde 1962, o Quinteto Villa-Lobos sempre cruzou as fronteiras entre a música erudita e a canção popular brasileira ao longo dos 62 anos de atividade profissional.
Sempre – álbum que o grupo de sopros lançará na terça-feira, 1º de outubro, em edição da gravadora Biscoito Fino – investe nessa mistura de linguagens através dos registros fonográficos de temas de compositores brasileiros como Dorival Caymmi (1914 – 2008), Jacob do Bandolim (1918 – 1969), Joel Nascimento, K-Ximbinho (1917 – 1980), Noel Rosa (1910 – 1937) e Pixinguinha (1897 – 1973).
Formado atualmente por Aloysio Fagerlande (fagote), Cristiano Alves (clarinete), Philip Doyle (trompa), Rodrigo Herculano (oboé) e Rubem Schuenck (flauta), o Quinteto Villa-Lobos assina a direção musical e a produção do álbum em que irmana esses grandes compositores brasileiros nos sopros de Sempre.
Gravado no estúdio A casa, o álbum Sempre reproduz quatro arranjos de Paulo Sérgio Santos – como os do samba-canção Só louco (1955) e de Modinha para Gabriela (1975), temas de Caymmi – em tributo a este clarinetista que integrou o Quinteto Villa-Lobos por cerca de cinco décadas.
O repertório do disco inclui Ainda me recordo (Pixinguinha e Benedito Lacerda, 1932), Noites cariocas (Jacob do Bandolim, 1957), Teleguiado (K-Ximbinho, 1958) e O pássaro (Joel Nascimento, 1978), além de Visitando Noel, medley que agrega Feitiço da Vila (Vadico e Noel Rosa, 1934), As pastorinhas (Braguinha e Noel Rosa, 1934), Conversa de botequim (Noel Rosa e Vadico, 1935) e Palpite infeliz (Noel Rosa, 1935).
Capa do álbum ‘Sempre’, do Quinteto Villa-Lobos
Divulgação

Continue Reading

Festas e Rodeios

Lana Del Rey se casa com guia turístico em cerimônia reservada

Published

on

By

Em seu perfil no Facebook, Jeremy Dufrene aparece ao lado de Lana desde 2019. Mesmo assim, o namoro dos dois nunca foi anunciado. Jeremy Dufrene e Lana Del Rey
Reprodução/Facebook
Lana Del Rey se casou nesta quinta-feira (26) em Luisiana, nos Estados Unidos, segundo o site americano “People”. A cantora selou os laços com Jeremy Dufrene, guia turístico com quem ela já tinha sido vista, apesar de nunca terem assumido o namoro.
Fotos e vídeos publicados pelo site “Daily Mail” mostram Lana trajada com um vestido branco e de mãos dadas com Dufrene.
O casal registrou sua certidão de casamento na segunda (23). A cerimônia foi reservada a famílias e amigos.
Dufrene é capitão de uma empresa de aerobarco, a Arthur’s Airboat Tours, que oferece passeios por pântanos repletos de jacarés e pássaros. Em seu perfil no Facebook, Dufrene aparece ao lado de Lana desde 2019.
A última vez que a cantora esteve no Brasil foi em junho de 2023, quando ela se apresentou no festival Mita.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.