Connect with us

Festas e Rodeios

Morre a grafista Miss.Tic, pioneira da street art de Paris

Published

on

Artista plástica e poeta da arte urbana, Miss. Tic espalhou por Paris, nos muros e paredes de Montmartre, do Marais e de Ménilmontant, suas silhuetas de mulheres morenas feitas com estêncil Grafista Miss.Tic em seu ateliê
Reprodução/Instagram
A grafista Miss.Tic, lenda das ruas de Paris e pioneira da street art da capital francesa, morreu neste domingo (22), aos 66 anos. Ela era conhecida por seus estênceis poéticos e seu comprometimento com a causa das mulheres.
Artista plástica e poeta da arte urbana, Miss. Tic espalhou por Paris, nos muros e paredes de Montmartre, do Marais e de Ménilmontant, suas silhuetas de mulheres morenas feitas com estêncil. A morte da artista foi informada nas redes sociais da poetiza e artista.
Radhia Novat, seu verdadeiro nome, nasceu em Paris, em 1956, de uma pai imigrante tunisiano e de uma mãe da região da Normanida, no norte da França. Aos 16, ela fica completamente órfã e decide então contar sua vida, seus dramas e suas fantasias nas paredes das cidades.
Grafista Miss.Tic e sua obra em foto de arquivo
Reprodução/Instagram
Primeiro, atraída pelos Estados Unidos, Novat se instala na Califórnia, no começo dos anos 1980. De volta à França, começa a trabalhar em 1985, nas ruas de Montmartre – onde cresceu. Foi nas paredes da capital que a grafista ficou conhecida sob o pseudônimo emprestado da bruxa dos gibis do Mickey (no Brasil, Madame Min).  
“Eu vinha do teatro de rua, eu gostava desta ideia de arte na rua”, explicou em 2011 em uma entrevista.
“Primeiramente eu pensei: ‘vou escrever poemas’. Depois: ‘preciso de imagens com os poemas’. Eu comecei por autoretratos, depois eu continuei com outras mulheres”, acrescenta.
Obra da grafista Miss.Tic em Paris
Reprodução/Instagram
“Eu uso muito a mulher contemporânea, a que vemos na moda, na publicidade. Às vezes não sou bem compreendida, mas podemos ser jovens e bonitas e ter coisas a dizer. A verdade é que nos vendem o que querem com essas meninas bonitas. Então eu disse: ‘vou colocar mulheres para vender poesia’”, explicou.
Dificuldades e prisão
O começo da carreira de Miss.Tic foi marcado por anos de dificuldades e de problemas com a Justiça, já que o grafite e o estêncil eram considerados como uma depredação de bens. Ela foi presa por esse motivo em 1997. “A poesia é um esporte radical”, escreveu pouco depois em um muro.
Depois desse episódio, Miss.Tic começou a negociar os espaços urbanos onde ela queria trabalhar, recusando ser vista como uma delinquente. Sua arte, efêmera ou perene, chamou a atenção de grandes marcas nos anos 2000, principalmente no meio da moda. Ela colabora então com Kenzo e Louis Vuitton.
Obra da grafista Miss.Tic em Paris
Reprodução/Instagram
Em 2007 ela realiza o cartaz do filme “La fille coupée en deux” de Claude Chabrol, (Uma Garota cortada em duas), participa na edição de 2010 do dicionario Petit Larousse, ilustrando palavras da língua francesa, e cria uma coleção de selos em parceria com os correios da França para o dia das mulheres em 2011.
Algumas de suas obras foram adquiridas pelo Victoria and Albert Museum, em Londres, e pelo Fundo de arte contemporânea da cidade de Paris.
Ela será uma das artistas expostas em setembro, na Prefeitura de Paris, durante uma exposição retraçando os 40 anos de arte urbana na capital.
“Tão cedo”
Miss Tic não reivindicava participação em nenhum partido ou movimento, e se dizia anarquista, ativista, mas, sobretudo, artista.
“Eu tinha muito respeito por seu percurso”, disse no Twitter Christian Guémy, outra personalidade do street art francês.  Ele lamentou que “uma das fundadoras da arte do estêncil”, tenha ido embora “tão cedo”. “As paredes do 13° (distrito de Paris) não serão nunca mais as mesmas”, escreve.  
A data do funeral da artista, que “será, segundo ela desejou, aberto ao público”, ainda não foi divulgado, de acordo com sua conta oficial no Facebook.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

‘Acabou vindo para cima de mim porque perdeu a cabeça’, diz ex de Ryan SP após foto em que funkeiro parece agredi-la

Published

on

By

Giovanna Roque reclamou de repercussão de imagem e disse que o músico está sendo alvo de ‘gente muito suja’ que deseja prejudicá-lo. MC Ryan SP e Giovanna Roque
Reprodução/Instagram
A influenciadora Giovanna Roque publicou no Instagram um vídeo em defesa de seu ex-namorado, MC Ryan SP. O post foi feito nesta sexta (27), horas após o vazamento de uma imagem em que o funkeiro parece estar dando chutes nela.
“O Ryan não é essa pessoa ruim que vocês estão pensando que ele é”, afirmou a influenciadora. “Ocorreu, sim, uma discussão no último término que a gente teve. O Ryan tinha aprontado e, nesse dia, eu perdi muito a cabeça, fiquei muito nervosa. Quebrei o telefone dele, fui para cima dele. E aí, ele ficou muito nervoso por conta dessas coisas e acabou vindo para cima de mim também, porque ele perdeu a cabeça. A gente deu abertura pro inimigo. Isso nunca aconteceu antes.”
Roque reclamou da repercussão da imagem e também disse que o músico está sendo alvo de “gente muito suja” que deseja prejudicá-lo. Os dois têm uma filha de nove meses.
“A gente realmente brigou”, afirmou ela. “Então, quer dizer que ele não pode errar uma vez?”
A assessoria do funkeiro disse que, por enquanto, não vai se pronunciar. Ryan é conhecido por hits como “Let’s Go 4”, “Filha do Deputado” e “Vai Vendo”.

Continue Reading

Festas e Rodeios

Quinteto Villa-Lobos irmana Caymmi, K-Ximbinho, Noel Rosa, Pixinguinha e Jacob nos sopros do álbum ‘Sempre’

Published

on

By

Quinteto Villa-Lobos lança o álbum ‘Sempre’ em 1º de outubro
Daniel Erbendinger / Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ Em cena desde 1962, o Quinteto Villa-Lobos sempre cruzou as fronteiras entre a música erudita e a canção popular brasileira ao longo dos 62 anos de atividade profissional.
Sempre – álbum que o grupo de sopros lançará na terça-feira, 1º de outubro, em edição da gravadora Biscoito Fino – investe nessa mistura de linguagens através dos registros fonográficos de temas de compositores brasileiros como Dorival Caymmi (1914 – 2008), Jacob do Bandolim (1918 – 1969), Joel Nascimento, K-Ximbinho (1917 – 1980), Noel Rosa (1910 – 1937) e Pixinguinha (1897 – 1973).
Formado atualmente por Aloysio Fagerlande (fagote), Cristiano Alves (clarinete), Philip Doyle (trompa), Rodrigo Herculano (oboé) e Rubem Schuenck (flauta), o Quinteto Villa-Lobos assina a direção musical e a produção do álbum em que irmana esses grandes compositores brasileiros nos sopros de Sempre.
Gravado no estúdio A casa, o álbum Sempre reproduz quatro arranjos de Paulo Sérgio Santos – como os do samba-canção Só louco (1955) e de Modinha para Gabriela (1975), temas de Caymmi – em tributo a este clarinetista que integrou o Quinteto Villa-Lobos por cerca de cinco décadas.
O repertório do disco inclui Ainda me recordo (Pixinguinha e Benedito Lacerda, 1932), Noites cariocas (Jacob do Bandolim, 1957), Teleguiado (K-Ximbinho, 1958) e O pássaro (Joel Nascimento, 1978), além de Visitando Noel, medley que agrega Feitiço da Vila (Vadico e Noel Rosa, 1934), As pastorinhas (Braguinha e Noel Rosa, 1934), Conversa de botequim (Noel Rosa e Vadico, 1935) e Palpite infeliz (Noel Rosa, 1935).
Capa do álbum ‘Sempre’, do Quinteto Villa-Lobos
Divulgação

Continue Reading

Festas e Rodeios

Lana Del Rey se casa com guia turístico em cerimônia reservada

Published

on

By

Em seu perfil no Facebook, Jeremy Dufrene aparece ao lado de Lana desde 2019. Mesmo assim, o namoro dos dois nunca foi anunciado. Jeremy Dufrene e Lana Del Rey
Reprodução/Facebook
Lana Del Rey se casou nesta quinta-feira (26) em Luisiana, nos Estados Unidos, segundo o site americano “People”. A cantora selou os laços com Jeremy Dufrene, guia turístico com quem ela já tinha sido vista, apesar de nunca terem assumido o namoro.
Fotos e vídeos publicados pelo site “Daily Mail” mostram Lana trajada com um vestido branco e de mãos dadas com Dufrene.
O casal registrou sua certidão de casamento na segunda (23). A cerimônia foi reservada a famílias e amigos.
Dufrene é capitão de uma empresa de aerobarco, a Arthur’s Airboat Tours, que oferece passeios por pântanos repletos de jacarés e pássaros. Em seu perfil no Facebook, Dufrene aparece ao lado de Lana desde 2019.
A última vez que a cantora esteve no Brasil foi em junho de 2023, quando ela se apresentou no festival Mita.

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.