Festas e Rodeios

O que é o Dia da Toalha e porque ele representa o ‘orgulho nerd’?

Published

on

Dia do Orgulho Nerd foi criado para homenagear Douglas Adams, criador do ‘Guia do Mochileiro das Galáxias’, mas também coincide com a primeira exibição de ‘Star Wars’ nos cinemas. Cena do filme “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, de 2005
Divulgação
O Dia da Toalha, em que os “nerds” do mundo todo celebram seu orgulho anualmente em 25 de maio, tem uma explicação tão caótica quanto o universo de seu inspirador, o escritor Douglas Adams.
O criador da cultuada série de livros “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, que virou filme em 2005, fez uma inusitada ode às toalhas como “um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar” na saga.
A toalha um dos elementos incomuns da trama de ficção científica cheia de humor nonsense, como a “resposta à grande pergunta sobre a vida, o universo e tudo mais” (o número 42, segundo o autor).
Quando Douglas Adams morreu, em 11 de maio de 2001, os fãs começaram a discutir uma forma de homenageá-lo.
Os nerds que amavam “O Guia do Mochileiro das Galáxias” escolheram uma data e um objeto que, assim como no livro, são um pouco arbitrários: a toalha, exaltada na trama, e o dia 25 de maio, duas semanas após a morte de Adams.
Eles começaram a celebrar esta data como o “Dia do Orgulho Nerd”, ou “Dia do Orgulho Geek”. As comemorações ainda ganharam força pelo fato de coincidirem com a primeira exibição de ‘Star Wars’ nos cinemas nos EUA, em 25 de maio de 1977.
‘Dia da Toalha’ de raiz
O g1 cobriu há uma década um grupo que resolveu levar a comemoração do Dia da Toalha até a Avenida Paulista, em São Paulo. Cerca de 30 pessoas levaram toalhas e foram se manifestar pela primeira vez em 2011.
Imagem da Marcha da Toalha de 2011, feita na avenida Paulista
Eduardo Gonçalves/Divulgação
Eles voltaram ao vão do Masp em 2012, de onde seguiram com suas toalhas na direção da rua Augusta.
“A ideia surgiu no ano passado e foi para reunir quem gosta do ‘Guia’ e é fã do Douglas Adams”, explicou o meteorologista Eduardo Gonçalves, de 23 anos, envolvido na organização informal do evento.
Segundo ele, o encontro servia para que os fãs dos livros e da série pudessem se encontrar e acabar deixando as pessoas que passam pela Paulista como uma cara de interrogação, perguntando quem são aquelas pessoas andando com toalhas.
Para Gonçalves, o evento era importante para que os fãs pusdessem se conhecer e saber que não eram os únicos que conheciam a importância da toalha.
Hoje em dia o Dia da Toalha ficou mais conhecido do público geral, e foi um dos temas mais citados no Twitter nesta quarta-feira (25).

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.