Festas e Rodeios

Cristiano Alves apresenta obra erudita de Francis Hime no álbum ‘Clarinete concertante’

Published

on

♪ Um dos maiores compositores populares do gênero musical rotulado como MPB na era dos festivais dos anos 1960, Francis Hime tem feito incursões pela área da música dita erudita. No novo álbum do músico fluminense Cristiano Alves, Clarinete concertante, três das sete faixas são ocupadas por obra de Hime criada nessa seara clássica e até então inédita em disco.
Com a intimidade de quem toca com Hime há mais de 30 anos, o clarinetista pediu um concerto ao compositor carioca. “Sempre pedi um concerto para ele, que ria e consentia, deixando-me esperançoso. Eis que, quatro anos atrás, ele disse ‘já comecei, seu concerto vai sair’. Em 2019, estreamos a obra com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, na cidade sede da orquestra e, semanas depois, repetimos o concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sempre com regência de Daniel Guedes e com a presença do compositor”, relata Cristiano Alves.
É o registro ao vivo dos três movimentos do Concerto para clarinete e orquestra de Francis Hime, captado na apresentação carioca de 2019, que compõe as três faixas de Clarinete concertante, álbum lançado em 19 de maio.
Trata-se do quinto álbum solo de Cristiano Alves, ás do clarinete – nascido em Niterói (RJ) – e, como o título Clarinete concertante sinaliza, o disco insere o instrumento no universo da música de câmara.
Além do concerto de Hime, o álbum apresenta a peça Phoenix – derradeira obra do compositor Sergio Roberto de Oliveira (1970 – 2017) – e o primeiro registro fonográfico comercial do Concertino para clarinete e orquestra, composto em 1957 pelo pianista e regente Francisco Mignone (1897 – 1986) em homenagem ao músico carioca José Botelho, decano do clarinete do Brasil, atualmente com 91 anos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.