Festas e Rodeios

‘Baile no morro’: como funk viralizou antes de ser lançado, superou artistas famosos e chegou ao nº1

Published

on

Funk mineiro virou sensação com prévia em vídeo dos MCs Tairon e Vitin da Igrejinha cantando trecho com amigos. Ao sair oficialmente, ela já era viral e chegou ao topo do Spotify em 2 semanas. 19
Divulgação / Daniel Rosa
Já era difícil acompanhar a rapidez com que lançamentos viram hits na era do TikTok. O novo número 1 da parada brasileira leva essa velocidade a outro patamar: “Baile no morro” viralizou antes do lançamento oficial, em um vídeo dos MCs cantando a prévia de um trecho com amigos.
No dia 27 de maio de 2022, o vídeo caseiro apareceu no canal do Instagram dos MCs mineiros Tairon e Vitin da Igrejinha, ambos de 18 anos. Era só um jeito de criar uma expectativa para o lançamento de “Baile do Morro”, dali a duas semanas.
Quando a faixa oficial saiu, em 16 de junho, o refrão já tinha se espalhado. A versão caseira da prévia já tinha sido usada na trilha de dezenas de milhares de vídeos no TikTok. Foi só correr para o abraço do sucesso na versão final nos serviços de streaming.
No dia 19 de junho, Tairon saiu de Belo Horizonte para Criciúma (SC), onde todo mundo já cantava o refrão: “Vou voltar curtir o baile no morro / Ela sabe que eu sou do bagulho doido….”
Foram só mais duas semanas, até 1º de julho, para “Baile no morro” virar a música mais tocada no Spotify no Brasil. Tairon, Vitin e o DJ Win superaram artistas bem mais conhecidos no cobiçado nº1 nacional. Eles seguiram o caminho do sucesso do funk de BH e da força do estilo nas redes sociais.
‘Baile no morro’: a prévia e o hit
Quem funk é esse?
“Baile no morro” tem uma base cheia de pequenos recortes de instrumentos melódicos e vocais que opõem o romantismo do Tairon à agressividade do Vitin da Igrejinha. A música segue a receita peculiar do funk de BH, já explicada no podcast g1 ouviu:
Em 2021, o g1 contou como uma geração de músicos de Belo Horizonte criou um som “brisado”, cheio de texturas e climas inusitados, com novos ídolos como os MCs Rick, Anjim e Zaquin.
Já há uma nova geração: Victor Maia, 18 anos o Vitin da Igrejinha, é apadrinhado do MC Rick. Ele virou seu empresário e incentivador – tanto que aparece no vídeo da prévia, cantando a música em coro junto de MCs como Luan da BS e MC Braz.
Os músicos têm uma afinidade artística que passa pelos sons “viajados”. “É um estilo delicado de fazer. E é complexo. Muita melodia, muitos timbres. É muito ‘embolado’, e no fim dá muito certo. Por isso BH está crescendo muito”, diz Windson Vascocelos de Souza, 21 anos, o DJ Win.
“Em ‘Baile do morro’ eu misturei seis batidas diferentes. Tem flauta, kalimba, muita coisa para dar aquele som”, descreve o DJ, que trabalhava como barbeiro e começou a produzir músicas no notebook que pegou emprestado do pai em 2018.
Win conheceu Victor Gabriel Soares, 18 anos, o MC Tairon, na produtora Life Song. “Eu me identifico com o jeito dele cantar. É uma voz doce, fácil de entender, que encaixa nas melodias que eu faço”, diz o DJ.
Tairon começou a cantar em 2019, mas depois do encontro com Win começou a acertar mais hits. O maior até então era “Kikando e me olhando”, parceria da dupla com o MC Braz. A faixa saiu em março de 2022, tem 40 milhões de views no YouTube e está no 19º lugar no Spotify do Brasil.
MC Vitin da Igrejinha e MC Tairon
Divulgação
Aviso prévio
Um dos acertos de “Kikando e me olhando”, segundo Tairon, foi ter lançado uma prévia dias antes do lançamento oficial. A prática não é incomum, especialmente no funk e no rap. O MC baiano Teto, por exemplo, virou a maior sensação do trap de 2021 com prévias de suas faixas.
O sucesso de “Kikando” incentivou Tairon a caprichar na prévia de “Baile no morro”. “Eu marquei com o pessoal – o Rick, o Braz, o Luan da BS, um tanto de gente. Ficou muito doido, soltamos no Instagram, começou a viralizar, aí todo mundo já sabia cantar”, ele descreve.
“O Tairon já vinha acertando desde o ano passado e soube aproveitar o momento. Em meio a tanto conteúdo forçado, o vídeo com os amigos faz os fãs se sentirem representados”, analisa Léo Souza, diretor da Life Song.
“As pessoas começaram a postar vídeos no TikTok com o áudio da prévia mesmo. A gente viu que assim funciona melhor: de cima para baixo. Os vídeos vão se espalhando entre o público comum até chegar nos influencers grandes”, descreve Léo.
Além da dancinha
“Essa prévia foi o diferencial da música”, confirma Letícia Merida, da equipe especializada em funk da ONErpm, empresa que cuida da distribuição e do marketing dos músicos de “Baile no morro”.
“Conhecemos o Tairon em maio do ano passado e começamos a trabalhar nas redes dele, para aumentar o vínculo com o público. Vimos que eles entenderam bem a tarefa.”
O sucesso derruba um clichê do TikTok: não são só dancinhas que pegam. O apelo da prévia era ver os amigos funkeiros cantando junto o refrão, sem coreografia. “Ficou uma coisa espontânea, que não parece uma ação de marketing”, analisa Letícia.
Leia mais: Artistas reclamam da pressão de gravadoras por virais artificiais no TikTok
Ter uma música já conhecida e pedida pelo público antes do lançamento é o sonho de qualquer distribuidora. “(As plataformas de streaming) enxergam que tem público, que existe interesse”. Daí fica fácil entrar em playlists e subir rápido nas paradas, como “Baile no morro”.
Claro que tudo isso tem que vir junto do apelo musical. Os vocais marcantes de Tiron e Vitin e som original do batidão de BH nas mãos de Win dão conta do recado. “O sucesso da música mostra que o funk mineiro é cada vez mais sólido”, diz Letícia.
Outros mineiros na fila
Além de “Baile no Morro” e “Kikando e me olhando”, o top 50 do Brasil atual também tem “Gostosinho tu cai”, do MC Pepeu, e “Simplesmente ela”, do MC Gabzin.
Outro hit de BH que sobe rápido é “O poder dessa garota”, do MC Gabzin. A faixa está na 66ª posição do Spotify, entrou no repertório do carioca Poze do Rodo e já foi cantada em vídeos pelo pernambucano João Gomes e o paulista Ryan SP. Furar a bolha é isso aí.
MC Gabzin
Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.