Festas e Rodeios

Pedro Gomes segue ‘Procissão’ de Gilberto Gil entre trilhas mineiras do álbum autoral ‘Magma’

Published

on

Baixista de virtuosismo já referendado na cena brasileira de música instrumental, filho do violeiro Wilson Dias, artista lança o disco em 15 de agosto com seis temas da própria lavra em oito faixas. Baixista Pedro Gomes lança o álbum ‘Magma’ em 15 de agosto com seis temas autorais em oito faixas
Mariana Botelho / Divulgação
♪ Baixista, compositor, arranjador e produtor musical mineiro, nascido em Belo Horizonte (MG) há 28 anos e já admitido na Orquestra Ouro Preto, Pedro Gomes vem sendo referendado em concursos e premiações como virtuose do baixo. Em Magma, álbum autoral que lançará em 15 de agosto com capa assinada por Déa Trancoso, o músico põe a técnica a serviço da produção como compositor.
São da lavra de Gomes seis das oito músicas do disco gravado em outubro de 2021 no Estúdio Macieiras, na interiorana cidade de Entre Rios de Minas (MG).
Fora das trilhas autorais, Pedro Gomes segue Procissão (Gilberto Gil e Edy Star, 1965) – uma das pedras fundamentais da obra inicial de Gilberto Gil – e revive Lambada de serpente (Djavan e Cacaso, 1980).
No álbum Magma, o baixista reverbera influências do jazz e dos ritmos da música mineira entre elementos da cultura afro-brasileira, ecoando a herança musical recebida do pai, o violeiro e compositor Wilson Dias.
Capa do álbum ‘Magma’, do baixista Pedro Gomes
Déa Trancoso
“As músicas de Magma trazem um pouco da minha trajetória musical, desde as raízes com meu pai nas festas do Jequitinhonha com folias de reis e catopês (grupos de dança do congado mineiro) até o artista que sou hoje, ciente da importância e da riqueza da cultura afro-brasileira, e influenciado por vários outros sons, de Toninho Horta a Avishai Cohen (baixista israelense de jazz)”, se situa Pedro Gomes.
Ao gravar temas autorais como Delicadeza e Volta ao catopê, o baixista foi acompanhado por quinteto formado pelos músicos Breno Mendonça (saxofone), João Machala (trombone), Lucas de Moro (piano), Paulo Fróis (bateria) e Samy Erick (guitarra).
Música apresentada em single editado em novembro de 2021, Fugindo do sete tem os toques adicionais do flautista Alexandre Andrés e do violonista Augusto Cordeiro. A propósito, Cordeiro é parceiro de Pedro Gomes em Ciranda, composição também feita por Gustavo Maguá.
Já Sossega o facho! é parceria de Gomes com Pablo Malta. Faixa lançada em single editado em abril, Mosaico completa o repertório de Magma, álbum gravado com arranjos e produção musical do próprio Pedro Gomes.
Pedro Gomes regrava ‘Lambada de serpente’ (1980), parceria de Djavan com Cacaso, no álbum ‘Magma’
Mariana Botelho / Divulgação

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.