Festas e Rodeios

‘Um anjo caiu do céu’ estreia no Globoplay: relembre novela com Tarcísio Meira e Caio Blat

Published

on

Novela de 2001 conta a história de um fotógrafo que ganha mais seis meses de vida após atentado e a companhia de um anjo da guarda. “Um anjo caiu do céu”, novela de 2001 protagonizada por Tarcísio Meira e Caio Blat, estreia nesta segunda-feira (1º) no Globoplay. Escrita por Antonio Calmon, a obra contava a história da amizade entre um fotógrafo e seu anjo da guarda.
Para quem não conseguiu ver a novela na época, o g1 relembra alguns dos principais momentos, além de curiosidades dos bastidores, com dados do Memória Globo.
Um Anjo Caiu do Céu: Rafael se apresenta para João
Na comédia, Meira interpretava o fotógrafo João Medeiros, que sofre um atentado em uma viagem na República Tcheca após fotografar um líder neonazista.
À beira da morte, ele recebe uma segunda chance dos céus e mais seis meses de vida para tentar resolver os problemas de sua família, deixada sempre em segundo plano por causa de sua profissão.
De volta à Terra, o veterano é acompanhado pelo anjo Rafael vivido por Blat, que se disfarça como seu assistente e vive um pouco da experiência mortal, chegando a se apaixonar pela personagem de Débora Falabella no processo.
Um Anjo Caiu do Céu: João recebe segunda chance
“Antonio Calmon mandou do céu pra mim o João Medeiros. Caiu do céu mesmo, uma delícia de personagem. Uma ótima comédia, um personagem descontraído, um cara que carregava um monte de brinco na orelha, alegre, divertido, mulherengo, brincalhão. Uma delícia de fazer”, afirmou Meira em depoimento ao Memória Globo.
“Eu queria fazer a história do homem que tem uma segunda oportunidade. Todo mundo gostaria de ter uma segunda oportunidade de consertar a sua vida. E a partir daí o resto veio. Foi maravilhoso ter conseguido o Tarcísio. Foi uma jogada genial do Dennis Carvalho, porque o Tarcísio é o grande ícone da TV. É uma pessoa que não envelhece, não tem idade, que representa”, disse Calmon.
“Houve essa felicidade de temática com esse ator. Consegui o elenco que eu queria, lutei muito para ter o Caio Blat. Meu anjo tem que ser um ator de palco, jovem, um ator que possa contracenar com o Tarcísio Meira, que é uma fera. Eu sabia que ia dar certo. O forte era a trama do Tarcísio com o anjo, e a simbiose que ficou entre os dois atores, ele e o Caio Blat.”
Um Anjo Caiu do Céu: Cuca conhece o anjo Rafael
Curiosidades
O autor Antonio Calmon se inspirou nos filmes “A Felicidade Não se Compra” (1946) e “Do Mundo Nada se Leva” (1938), ambos de Frank Capra, e “Nas Profundezas do Mar sem Fim” (Ulu Grosbard, 1999) para criar as tramas da novela. Seu protagonista é uma mistura de dois amigos seus, José Medeiros, um ex-correspondente de guerra já falecido, e o fotógrafo e artista Miguel Rio Branco, reconhecido internacionalmente. O nome do personagem é uma homenagem a um tio, o senador João de Medeiros Calmon. “Prêt-à-Porter” (1994), de Robert Altman, e “Missão Impossível” (1996), de Brian de Palma, filmado em Praga, serviram de referência para a direção de Dennis Carvalho;
“Um Anjo Caiu do Céu” foi o primeiro trabalho de Dennis Carvalho como diretor de uma obra de Antonio Calmon. Ele trabalhou como ator na minissérie “Sex Appeal” (1993), também de Calmon, no papel do vilão Wálter, e interpretou o personagem Jaime na novela;
A obra marcou a primeira participação da apresentadora Angélica em novelas da emissora. Ela interpretou Angelina;
Antonio Calmon homenageou Cassiano Gabus Mendes com o personagem Paulinho (Cássio Gabus Mendes), que finge ser um costureiro efeminado, mas no fundo ama as mulheres. Em ‘Ti-Ti-Ti’ (1985), escrita por Cassiano, Reginaldo Faria interpretou um personagem com esse perfil, o costureiro Jacques Léclair;
Renata Sorrah destaca que nunca tinha interpretado duas personagens – a manicure Shirley e Naná, ex-mulher de João Medeiros –, em uma mesma novela e que foi desafiador fazer cenas em que uma contracenava com a outra. A atriz destaca a cena em que Shirley fazia as unhas de Naná, trabalho que demandou flexibilidade por parte da atriz;
O nome da boate LZ-129 foi retirado do prefixo do dirigível Hindenburg, que explodiu sobre Nova Jersey em 1937, quando estava prestes a concluir o voo entre a Alemanha e os EUA. O Hindenburg era um orgulho do regime nazista, fazendo parte do mesmo universo de referências que os neonazistas da trama;
‘Um Anjo Caiu do Céu’ foi vendida para Portugal em 2001, no mesmo ano de sua exibição no Brasil.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.