‘Energy’ usava elementos de ‘Milkshake’, faixa de Kelis com Pharrell. Cantora reclamou e Beyoncé subiu nova versão da música. ‘Reinassance’ também deve ter mudança em letra de outra faixa, ‘Heated’. Beyoncé lança álbum ‘Renaissance’
Reprodução/Instagram/Beyoncé
Beyoncé mudou a música “Energy” nas plataformas de streaming nesta terça-feira (2), quatro dias após o lançamento da faixa, parte do álbum “Reinassance”.
Ela apagou a versão anterior e subiu uma nova mixagem, retirando elementos da música “Milkshake”, da cantora Kelis com o duo Neptunes.
Além desta mudança, “Reinassance” deve ter outra faixa alterada após o lançamento. Seus representantes dizem que ela vai mudar a letra da música “Heated”, considerada ofensiva por pessoas com deficiência.
Qual foi o problema em ‘Energy’?
A questão começou quando Kelis reclamou do uso da faixa, que ela diz ter sido feita sem sua autorização. Veja ponto a ponto:
Beyoncé havia dado o crédito de composição aos Neptunes, duo formado por Pharrell Williams e Chad Hugo, que são autores de “Milkshake” (da qual Kelis é apenas intérprete, não coautora).
No site de “Reinassance”, Beyoncé diz que “Energy” tem uma interpolação (trechos de uma música reinterpretados dentro de outra) de “Milkshake”, e informa que a versão original foi gravada por Kelis.
Como a música usou uma interpolação, e não um sample (que seria um trecho da gravação original, e não outra interpretação), a voz de Kelis não estava em “Energy”, apenas a reprodução da melodia vocal.
Mesmo assim, após a reclamação, Beyoncé decidiu retirar todos os elementos de “Milkshake” da nova música “Energy”, e retirar os créditos aos Neptunes da composição.
LEIA A RESENHA: Beyoncé dá uma guinada dançante com o atrevido e festivo ‘Renaissance’; g1 ouviu