Erica Montanheiro e Giovani Tozi, protagonistas de ‘Gaslight – uma relação tóxica’, se emocionaram ao falar sobre trabalho ao lado do apresentador, escritor e diretor. Espetáculo estava previsto para estrear em 9 de setembro, em São Paulo. Erica Montanheiro e Giovani Tozi, protagonistas da peça “Gaslight”, dirigida por Jô Soares.
Divulgação
Erica Montanheiro e Giovani Tozi, protagonistas da peça “Gaslight – uma relação tóxica”, a última dirigida por Jô Soares, lamentaram a morte do apresentador.
Jô Soares morreu na madrugada desta sexta-feira (5). O ator, diretor, escritor e humorista estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde o fim do mês de julho. A causa da morte não foi informada.
Escrita pelo inglês Patrick Hamilton e apresentada na Broadway na década de 1940, “Gaslight” é uma peça sobre uma relação abusiva. O espetáculo está com previsão de estreia para 9 de setembro, no teatro Procópio Ferreira, em São Paulo.
Jô foi responsável pela tradução, adaptação, e dividia a direção com Mauricio Guilherme.
Sem segurar a emoção, Giovani não informou se a estreia segue agendada após a morte de Jô Soares, mas falou ao g1 sobre a parceria com o diretor.
“Difícil, né? Mas acho que é importante nesse dia tão triste também exaltar a trajetória desse homem, que não tenho medo nenhum de afirmar que é o maior homem de cultura que o Brasil já teve, porque navegava na literatura, no teatro, na comunicação, de uma forma muito popular”, afirma Giovani Tozi.
O ator ainda relembrou um ensinamento do apresentador.
“O Jô costumava dizer que o teatro é um trapézio sem rede. E eu acho bonito isso porque é a maneira como também ele sempre agiu na vida.”
Giovani Tozi com Jô Soares
Reprodução/Instagram
“O Jô nunca teve medo de novos desafios, de se colocar, de dizer o que pensa. Era um anarquista, como ele mesmo costumava dizer. Então acho que essa lição é importante na vida, pra gente nunca ter medo de dizer, de pensar, de agir, porque é isso.”
“A vida também é um trapézio sem redes. Se a gente ficar la em cima esperando segurança pra poder saltar, a gente nunca salta.”
Quatro peças dirigidas por Jô Soares
Bastante emocionada, Erica Montanheiro conta que conheceu Jô em 2011 e já trabalhou outras três vezes com o apresentador.
“É a quarta peça que faço com Jô. Fiz outras três desde 2011, desde que trabalho com ele em teatro, ele me dirigindo.”
“E foi um encontro sempre muito bonito, muito. Apesar de ele ser esse gênio maravilhoso, sempre falando com a gente de igual pra igual, com uma delicadeza extrema.”
Erica Montanheiro com Jô Soares
Reprodução/Instagram
Erica conta que, quando conheceu Jô, eles “se deram bem logo de cara”.
Sobre a peça, a atriz conta que já estava tudo alinhado por Jô. “A concepção é toda dele, as orientações, tudo já estava lidado por ele. E sempre com muito humor, uma delicadeza pra dirigir, muito certeiro, um homem de teatro.”
“E ele sempre muito democrático nas decisões. Sempre perguntando se estava bom pra fazer daquela forma, aberto pra escuta.”
Jô Soares morre aos 84 anos