Festas e Rodeios

Beth Carvalho e Elis Regina são temas de documentários que estreiam em outubro

Published

on

Filme sobre Miúcha também é destaque na programação do 24º do Festival do Rio. Beth Carvalho (1946 – 2019) e Elis Regina (1945 – 1982) serão vistas em cena em filmes que terão pré-estreias no 24º Festival do Rio, em outubro
Divulgação / Montagem g1
♪ Programada para acontecer de 6 a 16 de outubro nos cinemas do Rio de Janeiro (RJ), a 24ª edição do Festival do Rio oferecerá três iscas para atrair admiradores das cantoras do Brasil. A programação inclui documentários que põem em foco as vidas e/ou as obras de Beth Carvalho (1946 – 2019), Elis Regina (1945 – 1982) e Miúcha (1937 – 2018).
Dos três filmes, dois serão apresentados pela primeira vez no Festival do Rio. Um dos inéditos é Andança – Os encontros e as memórias de Beth Carvalho, documentário de Pedro Bronz sobre a trajetória artística dessa cantora carioca que se tornou voz referencial do samba a partir da década de 1970. Ao longo de quase duas horas de filme, Bronz perfila Beth através da paixão pelo samba, pelo Botafogo – time carioca de futebol – e também pelo ativismo político.
Já Elis Regina é o tema de filme feito pelo diretor Roberto de Oliveira – com codireção de Jom Tob Azulay – sobre os bastidores da gravação em 1974, nos Estados Unidos, do álbum Elis & Tom (1974), título antológico da discografia brasileira. Com premiére no 24º Festival do Rio, o filme Elis & Tom – Só tinha de ser com você apresenta imagens da gravação do antológico álbum que juntou a cantora com Antonio Carlos Jobim (1927 – 1994).
Filme de Daniel Zarvos e Liliane Mutti que levou cerca de dez anos para ser concluído, Miúcha, a voz da bossa nova já terá sido apresentado no Canadá em 13 e 14 de setembro, em duas sessões em festival de cinema de Toronto, quando for exibido no 24º Festival do Rio. Ainda assim, o documentário será novidade para o público brasileiro.
O filme traduz Miúcha através de entrevistas com a cantora, gravações caseiras extraídas de fitas cassete, imagens raras feita em Super 8, trechos do diário da artista, leituras de cartas e também através de exposição de aquarelas pintadas pela artista, morta há quatro anos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.