Festas e Rodeios

‘É um filme que vem de periferia, com elenco negro,’ diz diretor de ‘Marte Um’, indicado para disputar vaga no Oscar 2023

Published

on

Longa do mineiro Gabriel Martins foi selecionado pelo Brasil para a categoria de Melhor Filme Internacional. Gabriel Martins, diretor do filme ‘Marte Um’
TV Globo
Primeiro diretor negro a ter um filme indicado pelo Brasil para disputar uma vaga no Oscar, Gabriel Martins disse nesta segunda-feira (5) que “é uma honra” poder representar o país com “Marte Um”.
“É uma alegria imensa essa indicação. Eu acho que é uma honra poder representar o Brasil com um filme que fala, de fato, muito sobre o Brasil. É um filme que vem de uma periferia, é um filme que tem um elenco negro, um diretor negro, e a gente sabe tudo o que isso representa para a história do cinema brasileiro”, disse Martins ao g1 Minas.
A escolha de “Marte Um” para disputar uma vaga no Oscar 2023 na categoria de Melhor Filme Internacional foi anunciada na manhã desta segunda pela Academia Brasileira de Cinema. Agora, o longa tenta vaga entre os cinco concorrentes da premiação, prevista para 12 de março.
LEIA MAIS:
Produtora que nasceu na periferia de Contagem, na Grande BH, representa o Brasil em festival internacional de cinema
Filme ‘Marte Um’ é indicado pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2023
Filme ‘Marte Um’ é indicado pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2023
Reprodução/Instagram
A obra conta a história de uma família negra da periferia de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita.
O longa mostra as lutas e tensões vividas pelo casal Tércia e Wellington e as descobertas dos filhos deles, Deivid e Eunice. O sonho do pai é que Deivid se torne um jogador de futebol famoso, mas o menino quer ser astrofísico e participar de uma missão em Marte, a ser realizada em 2030.
Filme ‘Marte Um’ é indicado pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2023
Divulgação
“Marte Um” estreou no Festival de Sundance, nos Estados Unidos, em janeiro, e chegou aos cinemas brasileiros em 25 de agosto. O filme já foi premiado no Festival de Gramado (Melhor Filme do Júri Popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical, Prêmio Especial do Júri).
“O mais importante é que o filme não está sendo carregado só pela gente que fez, mas por quem assistiu e está colocando o filme debaixo do braço como se fosse seu. Isso é o maior prêmio para mim: poder ter essa coletividade levando ‘Marte Um’ junto, acreditando no filme e sonhando que tudo é possível”, disse o diretor.
“Marte Um” apresenta uma família negra da periferia em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita
Divulgação
“Marte Um” marca a estreia de Gabriel Martins, de 34 anos, na direção solo de um longa. O primeiro filme dele, “No coração do mundo”, foi uma parceria com Maurilio Martins.
“É a primeira vez que um diretor negro é selecionado, e acho que isso também a gente não pode deixar de frisar como é importante, como isso fortalece mais pessoas a acreditarem nos seus sonhos, acreditarem no seu cinema”, afirmou Martins.
No elenco do filme, estão Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorín.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.