Festas e Rodeios

Ná Ozzetti ‘abre portas’ e ‘quebra paredes’ com a voz e os versos das canções do álbum ‘Se você aparecer’

Published

on

Artista lança vídeo com nove músicas inéditas compostas com parceiros como Joãozinho Gomes, Luiz Tatit, Rodrigo Sestrem, Romulo Fróes, Zeca Baleiro e Zélia Duncan. Ná Ozzetti abre parceria com Zeca Baleiro em duas das nove músicas do álbum ‘Se você aparecer’
Reprodução / vídeo ‘Se você aparecer’
Resenha de álbum audiovisual
Título: Se você aparecer
Artista: Ná Ozzetti
Edição: Quixó Produções
Cotação: ★ ★ ★ ★
♪ Há um álbum autoral de Ná Ozzetti na rede com nove músicas inéditas compostas pela artista com parceiros novos (Zeca Baleiro e Rodrigo Sestrem) e mais ou menos antigos (Joãozinho Gomes, Luiz Tatit, Romulo Fróes e Zélia Duncan).
Só que nenhum seguidor da cantora e compositora paulistana encontrará o álbum Se você aparecer em aplicativos de música. A rigor, as nove músicas podem ser ouvidas somente em vídeo de 38 minutos posto em rotação no YouTube em 2 de setembro com imagens de bastidores e das gravações feitas com produção musical e arranjos de Dante Ozzetti sob a direção musical da própria Ná.
Cantora de voz cristalina revelada em 1979, ano em que a artista se tornou vocalista do Grupo Rumo, Ná Ozzetti se consagrou pela divisão particularíssima do canto. Ao longo de 37 anos de carreira solo, iniciada em 1985 com shows e desenvolvida a partir de 1988 com discos, Ná também foi se impondo como compositora de sintaxe original.
Primeiro álbum de inéditas de Ná Ozzetti desde Embalar (2013), disco lançado há nove anos, Se você aparecer concentra todas as qualidades da cantora e compositora nas nove músicas gravadas somente com os músicos Dante Ozzetti (violão) e Mário Manga (guitarra e violoncelo) – e o trio se basta no estúdio.
“O que me norteou (na criação desse repertório) foram as infinitivas possibilidades de desenvolver caminhos melódicos. É uma brincadeira que a gente vai deixando fluir”, relata Nana na abertura do vídeo, acrescentando ter sentido necessidade de procurar “certa leveza” na composição do repertório.
Ná Ozzetti apresenta músicas fluentes como ‘Meus planos’, parceria com Zélia Duncan
Reprodução / Vídeo ‘Se você aparecer’
Essa leveza salta aos ouvidos logo na primeira música, Meus planos, solar parceria de Ná com Zélia Duncan que sobressai na safra autoral pela fluência pop. Na sequência, A voz da musa (Ná Ozzetti e Luiz Tatit) também flui com tamanha naturalidade que parece justificar os versos “Então é simples assim / Compor é quase banal / É ter violão, bandolim / E achar a musa ideal” em gravação que harmoniza o violão de Dante Ozzetti com a guitarra minimalista e geralmente serena de Mário Manga.
O mesmo Mário Manga toca o violoncelo que, situado em atmosfera distinta do lirismo orquestral em que o instrumento é normalmente ambientado, sublinha o toque político-ambiental de Clamor da mata (Ná Ozzetti, Joãozinho Gomes e Zeca Baleiro).
Outra música assinada por Ná com Zeca Baleiro, Japi se situa em estação poética de clima mais interiorizado. “As folhas soltas caem no chão / Mas é primavera no meu coração”, ressalta a voz límpida da musa. Em outra estação, é inverno no coração de Planalto Sampa (Ná Ozzetti e Luiz Tatit), flash denso de escuridão que risca momentânea paz existencial no céu da cidade de São Paulo (SP).
Mesmo quando a fluência é menor, caso de Ouvi falar (Ná Ozzetti e Romulo Fróes), o nível do disco permanece sempre bom porque a cantora abre portas e desata nós com as notas da canção e com a voz ideal de musa, além de quebrar paredes com os versos das canções, como poetiza a letra de Vim te contar (Ná Ozzetti e Rodrigo Sestrem), faixa que cai em suingue incomum, reiterando a criatividade de Dante Ozzetti como arranjador.
Em fina sintonia com Luiz Tatit, letrista da densa canção-título Se você aparecer – bela conversa sem resposta com o amor – e também de A voz e o olhar, Ná Ozzetti se mostra em forma como cantora e compositora neste álbum que merece edição formal nos aplicativos de música e em CD. Até porque, com Ná Ozzetti, a brincadeira de deixar fluir canções é sempre levada a sério.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.