Festas e Rodeios

Duda Beat celebra os 30 anos do ‘Mangue’ do Recife em gravação com a Orquestra Ouro Preto

Published

on

Registro audiovisual tem apresentação programada para sábado, 17 de dezembro, em festival online com três concertos da sinfônica mineira com artistas de música popular. Duda Beat canta cinco músicas do primeiro álbum de Chico Science com Nação Zumbi com o toque sinfônico da Orquestra Ouro Preto
Rapha Garcia / Divulgação
♪ Quando Eduarda Bittencourt Simões nasceu em 8 de outubro de 1987, no Recife (PE), o Mangue Beat ainda inexistia, mas já havia fomentação na cena cultural da capital de Pernambuco por conta da movimentação de cantores, compositores, músicos e agitadores dessa cena.
A existência de um movimento pop somente seria reconhecida e formalizada em julho de 1992 com a publicação do texto Caranguejos com cérebro, manifesto escrito por Fred O4, mentor da banda Mundo Livre S/A.
O Mangue Beat explodiria somente em 1994, com a edição do primeiro álbum de Chico Science (1966 – 1997) com a Nação Zumbi, Da lama ao caos, e causou tanto impacto na música do Brasil que, quando Eduarda Bittencourt Simões entrou em cena em 2018 como cantora e compositora, escolheu o nome artístico de Duda Beat em homenagem ao som do Mangue.
Ainda que o impacto do Mangue Beat tenha sido sentido a partir de 1994, os 30 anos do Mangue Beat foram celebrados na mídia em 2022, por conta do manifesto de 1992.
E o fato é que a efeméride agrega valor ao tributo que Duda Beat presta ao movimento em concerto feito pela artista pernambucana em outubro com a Orquestra Ouro Preto, sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo, no Teatro Alfa, na cidade de São Paulo (SP).
Gravado ao vivo para gerar conteúdo audiovisual, o show será exibido em festival online agendado para entrar no ar a partir das 17h de sábado, 17 de dezembro, no YouTube e em canal de TV para assinantes.
A programação do SulAmérica Orquestra Ouro Preto Festival encadeia a exibição de três concertos. Além da apresentação com Duda Beat, serão exibidas as gravações da orquestra com a dupla Anavitória e com o grupo Pato Fu no concerto Rotorquestra de liquidificafu.
Dos 14 números do concerto de Duda Beat com a Orquestra Ouro Preto, cinco temas foram extraídos do repertório do primeiro álbum de Chico Science & Nação Zumbi, o já mencionado Da lama ao caos.
Entre sucessos da própria Duda Beat, o programa inclui A cidade (Chico Science, 1994), A praieira (Chico Science, 1994), Da lama ao caos (Chico Science, 1994), Lixo do Mangue (Lúcio Maia, 1994) e Salustiano song (Chico Science e Lúcio Maia, 1994) com a voz da cantora e a moldura sinfônica da orquestra mineira.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.