Connect with us

Festas e Rodeios

O homem que animou a Morte: conheça o mineiro que venceu o Oscar por ‘Pinóquio’, de Guillermo del Toro

Published

on

Nascido em Uberaba, Thiago Calçado fez parte do time de animadores que atuou na obra escolhida pela Academia como Melhor Longa-Metragem de Animação no Oscar deste ano. Animador brasileiro mostra processo de criação do filme “Pinóquio” de Guillermo del Toro
Se nenhum filme brasileiro conquistou uma estatueta do Oscar ao longo dos quase 100 anos da cerimônia, um mineiro de Uberaba pode afirmar que contribuiu para a vitória de um longa-metragem na premiação mais célebre do cinema mundial.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Aos 41 anos, o animador Thiago Calçado fez parte da equipe que produziu “Pinóquio”, do consagrado diretor mexicano Guillermo del Toro, vencedora do Oscar de Melhor Animação no último domingo (12). O filme foi feito com a técnica do stop motion – que usa bonecos movidos manualmente para a criação das cenas – e está disponível na Netflix.
Em entrevista ao g1, Calçado falou sobre como foram os passos da carreira dele, desde o início em Uberaba até a oportunidade de trabalhar com um dos diretores mais renomados do mundo. Ele também mostrou que, mesmo há mais de uma década longe do Brasil, não nega as raízes mineiras.
LEIA TAMBÉM:
Guillermo Del Toro explora o fascismo em sua sombria animação ‘Pinóquio’
Oscar 2023: ‘Tudo em todo o lugar ao mesmo tempo’ é grande ganhador com sete estatuetas
Vencedores do Oscar 2023: onde assistir aos filmes premiados
Início no interior de Minas
Nascido em Uberaba, Thiago Calçado viveu na cidade até os 18 anos. Foi lá que ele começou a desenhar e conseguiu o primeiro emprego como chargista em um jornal local.
“Eu sempre desenhei, porque toda criança desenha, mas algumas nunca param. E eu nunca parei”, afirmou.
Depois de um ano e três capas de jornal no currículo, o uberabense reuniu todas as produções que tinha feito e se mudou para São Paulo, onde cursou cinema na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).
Na faculdade, ele teve contato com outros animadores e começou a trabalhar na área. Os primeiros projetos audiovisuais foram nos formatos 2D e em computação gráfica, mas foi no stop-motion que ele encontrou a grande paixão que norteou a carreira dali em diante.
“Eu tinha dificuldade de transferir para os desenhos o que estava na minha cabeça, mas com os bonecos não acontece isso”, contou.
“Eu gosto de chegar e sentir o cheiro do estúdio. É tinta, madeira, a iluminação, a luz. É real, é virtual, você vê o boneco, sem uso de computação”.
Brasileiro Thiago Calçado participou de filme vencedor do Oscar em 2023
Thiago Calçado/Redes Sociais
Pinóquio e a chance de “animar a Morte”
Ao longo da carreira, Thiago trabalhou em filmes em diversos países, como na Espanha, na Noruega, e nos Estados Unidos. No currículo, ele já tinha duas participações em filmes nomeados ao Oscar, mas que não venceram: Kubo e as Cordas Mágicas (2016), do estúdio Laika; e Ilha dos Cachorros (2018), dirigido pelo renomado diretor Wes Anderson.
“O stop-motion é uma bolha pequena, é muito segmentado, poucas pessoas fazem, porque é uma técnica muito específica. Acabei entrando nessa bolha”, explicou.
Ele conta que a oportunidade para trabalhar com Guillermo del Toro surgiu depois que outro filme em que participava foi cancelado na mesma cidade americana, Portland, em que o diretor mexicano gravava a adaptação de “Pinóquio”.
“Liguei para os caras do Pinóquio, e eles disseram que estavam precisando, então eu fui. O mundo inteiro queria estar nesse filme”.
Thiago Calçado ao lado do diretor Guillermo del Toro
Thiago Calçado/Redes Sociais
No novo projeto, a responsabilidade foi grande: animar a personagem “Morte”, o monstro que aparece na obra e que é uma marca registrada de Del Toro. Nas redes sociais, ele compartilhou um vídeo que mostra o processo quase “artesanal” de produção das cenas (veja no vídeo que abre esta reportagem).
“O Del Toro foi poucas vezes no estúdio, conversávamos pela internet. Era um cara de uma humildade , dava muita liberdade para gente. Esse foi um dos motivos pro grande sucesso do filme, ele deu liberdade para os animadores atuarem da maneira que a gente achava melhor”, declarou.
O esforço do uberabense foi reconhecido pelo diretor, que publicou nas redes sociais dele um agradecimento especial para o brasileiro.
“Thiago é um mestre – e ele viveu naquele limbo por anos para entregar os diálogos entre a Morte e Pinóquio. Um boneco difícil (grande, pesado) e com quatro membros e uma “sincronização manual” muito precisa para o diálogo”, escreveu o mexicano.
Guillermo del Toro reconheceu esforço de animador brasileiro
Redes Sociais
Sucesso sem negar as raízes
Mesmo sendo uma das poucas pessoas do Brasil que venceram a premiação, ao atuar em uma obra estrangeira, Thiago conta que reconhece a importância do que viveu no país para a formação profissional dele.
“Nenhuma árvore para de pé sem raiz, e a minha é raiz é o Brasil, é Minas, é onde eu recarrego minhas energias. Se eu fico sem ir para Uberaba, eu começo a sentir uma falta que chega a doer”.
“Eu levo minha cultura para fora, aqui todo mundo gosta de pão de queijo por causa de mim (risos)”, finalizou.
LEIA TAMBÉM:
HOMENAGEM: Turma arrecada R$ 5 mil em um dia e faz surpresa para colega que não conseguiu pagar matrícula de faculdade em MG
INSPIRAÇÃO: ‘Não desiste, minha filha. Vai estudar’, diz influencer de 103 anos a universitária hostilizada por ter mais de 40
ESTILO ‘KAWAII’: 15 produtos fofos para usar e decorar seu espaço
📲 Confira as últimas notícias do g1 Triângulo
📲 Acompanhe o g1 no Instagram e no Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Bruno Mars começa tour no Brasil; show deve ter piada com calcinha e hit gravado com Lady Gaga

Published

on

By

Antes de turnê com 14 apresentações, g1 assistiu ao show do cantor para convidados. Com setlist semelhante ao do The Town, Bruno deve incluir novas piadinhas e grito de ‘Bruninho is back’. Bruno Mars encerra show no The Town com o sucesso ‘Uptown Funk’
Bruno Mars começa nesta sexta-feira (4) uma sequência de 14 shows, que vai até o dia 5 de novembro. Antes dessa turnê brasileira, o cantor havaiano de 38 anos fez um show beneficente no Tokio Marine Hall, em São Paulo, na terça-feira (1º). A apresentação para 4 mil pessoas arrecadou R$ 1 milhão para as vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul.
No show para famosos, convidados e também fãs que participaram de uma promoção, ele seguiu uma estrutura de setlist bem parecida com a do The Town. Bruno fez dois shows no festival paulistano, em setembro de 2024.
Ele ainda começa o show com “24 Magic” e termina com a trinca “Locked Out of Heaven”, “Just the Way You Are” e “Uptown Funk”. No show exclusivo antes da turnê, ele se comunicou um pouco menos com o público.
Entre as poucas interações, gritou “Bruninho is back!”, quando a plateia começou a gritar “Bruninho! Bruninho! Bruninho”, ainda no começo. Em “Billionaire”, alterou parte da letra e cantou “different calcinhas every night”, brincadeira que foi muito aplaudida.
Há ainda uma parte piano e voz, em que ele emenda várias músicas, começando com “Funk You” e passando por “Grenade”, “Talking to the moon” e “Leave the door open”, a única que ele toca do projeto Silk Sonic. A novidade nessa parte, que rolou no show de terça, deve ser a inclusão de um trecho de “Die With a Smile”, música lançada com Lady Gaga em agosto passado.
Bruno Mars
Divulgação
No show do Tokio Marine Hall, um pouco mais curto do que os da turnê, não houve a versão instrumental de “Evidências”, de Chitãozinho & Xororó, tocada por seu tecladista. O solo de bateria, porém, continua presente. Então, não se sabe qual música brasileira será homenageada pela banda de Mars.
A banda que o acompanha, The Hooligans, segue impecável e o ajuda em coreografias cheias de gingado. Para tocar com Mars, não basta ser ótimo músico, tem que saber dançar. Com toda essa atmosfera de suingue e simpatia, fica difícil não se encantar pelo charme de Bruninho.
O repertório de Mars vai do soul ao pop rasgado, passando por R&B, levadas de reggae e baladas perfeitas para pedidos de casamento, como “Marry You”.
Antes dos shows no The Town, Bruno havia vindo ao Brasil em 2017 e em 2012, quando foi atração do festival Summer Soul.
Bruno Mars no Brasil
São Paulo: 4, 5, 8, 9, 12 e 13 de outubro – Estádio Morumbi
Rio: 16, 19 e 20 de outubro – Estádio Nilton Santos
Brasília: 26 e 27 de outubro – Arena Mané Garrincha
Curitiba: 31 de outubro e 1º de novembro – Estádio Couto Pereira
Belo Horizonte: 5 de novembro – Estádio Mineirão

Continue Reading

Festas e Rodeios

Garth Brooks é processado por maquiadora que o acusa de estupro

Published

on

By

Mulher diz que agressão aconteceu em 2019. Ela afirma que sofreu diferentes tipos de abusos quando trabalhava para o astro do country americano. Garth Brooks faz show em prol do Hospital de Câncer de Barretos, em 2015
Mateus Rigola/G1
O astro do country Garth Brooks foi processado por uma mulher que o acusa de estupro, segundo o canal de notícias americano CNN nesta quinta-feira (3).
A ação diz que o ataque aconteceu quando ela trabalhava para ele como maquiadora e cabeleireira, em 2019.
A mulher, identificada como Jane Roe, afirma que o cantor também mostrava seus órgãos genitais para ela, falava sobre sexo, se trocava na sua frente e mandava mensagens sexualmente explícitas.
Ela afirma que foi estuprada por ele em um hotel, em Los Angeles, durante uma viagem para a gravação de uma homenagem do Grammy.
O cantor já tinha afirmado ser inocente em um processo movido por ele, anonimamente, em setembro. Na ação, Brooks pedia para que a Justiça declarasse que as acusações de Roe não eram verdade e a proibissem de divulgá-las.
Ele dizia que se tratava de uma tentativa de extorsão que causariam “dano irreparável” à sua carreira e sua reputação.

Continue Reading

Festas e Rodeios

DJ Gustah expõe a força crescente de vozes femininas do rap e do trap, como Azzy e Budah, no álbum coletivo ‘Elas’

Published

on

By

A rapper capixaba Budah integra o elenco do disco ‘Elas’, projeto fonográfico que o DJ Gustah lançará na terça-feira, 8 de outubro
Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ As mulheres marcam cada vez mais posição e território no universo do hip hop. Projeto fonográfico que o DJ e produtor musical paulistano Gustah lança na terça-feira, 8 de outubro, o álbum Elas dá voz a mulheres que estão se fazendo ouvir nos segmentos do rap e do trap com força crescente.
Editado pelo selo de Gustah, 2050 Records, o disco apresenta 10 gravações inéditas entre as 12 faixas. Abismo no peito é música cantada e composta pela rapper capixaba Budah. Cynthia Luz sola a lovesong Mar de luz e, com Elana Dara, mergulha em Lago transparente.
A paulistana Bivolt dá voz ao boombap Faço valer. A novata Carla Sol defende Hora exata. Voz de São Gonçalo (RJ), município fluminense, Azzy é a intérprete de Mesmo lugar, faixa de tom mais introspectivo. Clara Lima canta Intenção. King Saint entra em Ondas sonoras.
Ex-integrante do duo Hyperanhas, Andressinha é a voz de Poucas conversas. Annick figura em Decisões. A paulista Quist apresenta Destilado em poesia. Killua fecha o disco com Lunaatica.
Embora calcada no rap e no trap, a sonoridade do disco Elas transita pelo R&B e também ecoa a MPB.
Capa do disco ‘Elas’, produzido pelo DJ Gustah
Divulgação

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.