Connect with us

Festas e Rodeios

Nei Lopes, mestre do samba carioca, se afina com bambas de São Paulo em EP com cinco músicas inéditas

Published

on

Parceria com Wilson Moreira, feita na década de 1970, ‘Sessenta e tal’ é a joia rara do disco gravado sob direção musical de Thiago França para festejar os 80 anos do compositor. ♪ Festejados em 9 de maio de 2022, os 80 anos do compositor e escritor carioca Nei Lopes ainda rendem homenagens neste ano de 2023. Na sequência do livro de poemas Oitentáculos (2023), editado em fevereiro, o bamba arremessa Nei Lopes 80 em 23 de março.
Trata-se de EP com cinco músicas inéditas inventariadas na pesquisa feita por Marcus Fernando no acervo de composições de Nei para viabilizar a edição do livro Academia de letras – Nei Lopes (2022), organizado por Fernando e publicado em setembro do ano passado.
Das cinco músicas do EP Nei Lopes 80, a joia rara é Sessenta e tal, samba de Nei com o compositor carioca Wilson Moreira (1936 – 2018), parceiro mais importante da obra musical do artista.
Na letra quase cinquentenária do samba, escrita nos anos 1970, Nei celebra as existências de nomes como Elizeth Cardoso (1920 – 1990), Clara Nunes (1942 – 1983) – cantora que deu voz a sucessos da parceria com Wilson Moreira, como Coisa da antiga (1977) e Candongueiro (1978) – e Conjunto Nosso Samba.
As outras quatro músicas inéditas do disco são criações mais recentes de Nei, sozinho ou com parceiros. Parceria com Claudio Jorge, Partido vacinado versa de forma espirituosa sobre os negacionistas da pandemia de covid-19 com versos como “A Saúde está doente / Vou me mudar pra Gamboa / Toma cuidado, gerente / Com o balanço da canoa”.
Já Clareia Iaô, samba de Nei com Alceu Maia, alveja os intolerantes com os cultos de religiões de matrizes africanas enquanto Surreal demais (Nei Lopes) celebra Cuba.
Capa do EP ‘Nei Lopes 90’
Arte de Kiko Dinucci
Composição da lavra solitária de Nei, Samba em repúdio completa o repertório do EP com título alusivo ao Samba em prelúdio (Baden Powell e Vinicius de Moraes, 1963), mas a inspiração da letra política é a expressão “Repudio veementemente”, ouvida pelo artista nos tempos em que ele cursava advocacia na Faculdade Nacional de Direito.
Além de o disco apresentar cinco músicas inéditas, o fato de a direção musical do EP Nei Lopes 80 ter sido confiada ao compositor, arranjador e saxofonista paulistano Thiago França já confere por si só valor documental ao disco.
Gravado no estúdio YB Music, na cidade de São Paulo (SP), o EP promove a interação de Nei Lopes – bamba do samba do Rio de Janeiro revelado em 1972 na voz de Alcione – com expoentes da geração musical paulistana projetada no século XXI.
Se Rodrigo Campos arranjou e tocou cavaquinho, guitarra, percussão, programação em Clareia Iaô, Kiko Dinucci inseriu o violão sinuoso em Surreal demais e criou a arte da capa do disco.
Aos 80 anos, Nei Lopes se recusa a ficar parado no tempo.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Garth Brooks é processado por maquiadora que o acusa de estupro

Published

on

By

Mulher diz que agressão aconteceu em 2019. Ela afirma que sofreu diferentes tipos de abusos quando trabalhava para o astro do country americano. Garth Brooks faz show em prol do Hospital de Câncer de Barretos, em 2015
Mateus Rigola/G1
O astro do country Garth Brooks foi processado por uma mulher que o acusa de estupro, segundo o canal de notícias americano CNN nesta quinta-feira (3).
A ação diz que o ataque aconteceu quando ela trabalhava para ele como maquiadora e cabeleireira, em 2019.
A mulher, identificada como Jane Roe, afirma que o cantor também mostrava seus órgãos genitais para ela, falava sobre sexo, se trocava na sua frente e mandava mensagens sexualmente explícitas.
Ela afirma que foi estuprada por ele em um hotel, em Los Angeles, durante uma viagem para a gravação de uma homenagem do Grammy.
O cantor já tinha afirmado ser inocente em um processo movido por ele, anonimamente, em setembro. Na ação, Brooks pedia para que a Justiça declarasse que as acusações de Roe não eram verdade e a proibissem de divulgá-las.
Ele dizia que se tratava de uma tentativa de extorsão que causariam “dano irreparável” à sua carreira e sua reputação.

Continue Reading

Festas e Rodeios

DJ Gustah expõe a força crescente de vozes femininas do rap e do trap, como Azzy e Budah, no álbum coletivo ‘Elas’

Published

on

By

A rapper capixaba Budah integra o elenco do disco ‘Elas’, projeto fonográfico que o DJ Gustah lançará na terça-feira, 8 de outubro
Divulgação
♫ NOTÍCIA
♪ As mulheres marcam cada vez mais posição e território no universo do hip hop. Projeto fonográfico que o DJ e produtor musical paulistano Gustah lança na terça-feira, 8 de outubro, o álbum Elas dá voz a mulheres que estão se fazendo ouvir nos segmentos do rap e do trap com força crescente.
Editado pelo selo de Gustah, 2050 Records, o disco apresenta 10 gravações inéditas entre as 12 faixas. Abismo no peito é música cantada e composta pela rapper capixaba Budah. Cynthia Luz sola a lovesong Mar de luz e, com Elana Dara, mergulha em Lago transparente.
A paulistana Bivolt dá voz ao boombap Faço valer. A novata Carla Sol defende Hora exata. Voz de São Gonçalo (RJ), município fluminense, Azzy é a intérprete de Mesmo lugar, faixa de tom mais introspectivo. Clara Lima canta Intenção. King Saint entra em Ondas sonoras.
Ex-integrante do duo Hyperanhas, Andressinha é a voz de Poucas conversas. Annick figura em Decisões. A paulista Quist apresenta Destilado em poesia. Killua fecha o disco com Lunaatica.
Embora calcada no rap e no trap, a sonoridade do disco Elas transita pelo R&B e também ecoa a MPB.
Capa do disco ‘Elas’, produzido pelo DJ Gustah
Divulgação

Continue Reading

Festas e Rodeios

Post Malone anuncia show exclusivo no festival VillaMix, em São Paulo

Published

on

By

Cantor será uma das principais atrações do festival, conhecido por focar na música sertaneja. Post Malone canta no The Town 2023
Luiz Franco/g1
O festival VillaMix anunciou o cantor Post Malone como uma das atrações da edição de 2024, no dia 21 de dezembro na Neo Química Arena, em São Paulo.
O show será exclusivo no festival, conhecido por focar em música sertaneja. Segundo a organização, a primeira edição em 5 anos de evento trará country, pop e sertanejo, e o line-up completo ainda será revelado.
A venda geral já tem início no próximo dia 7, pela Eventim.
Post Malone esteve no Brasil pela última vez em 2023, quando se apresentou no The Town. Ele apostou em versões roqueiras de hits mais antigos, e fechou a programação do primeiro dia de festival. Relembre como foi.
Initial plugin text

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.