Connect with us

Festas e Rodeios

Criação do ‘Prêmio Marília Mendonça de Música Sertaneja’ contribui para manter vivo o legado da artista

Published

on

Iniciativa da família da cantora, a premiação é a primeira dedicada exclusivamente ao gênero musical mais popular do Brasil. ♪ ANÁLISE – De todas as iniciativas da família de Marília Mendonça (22 de julho de 1995 – 5 de novembro de 2021) para manter vivo o legado da artista goiana, a mais importante a longo prazo é a criação de um prêmio de música sertaneja com o nome da cantora e compositora.
Se houver continuidade, o Prêmio Marília Mendonça de Música Sertaneja – cuja primeira edição está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano de 2023, em Goiânia (GO), uma das mecas da indústria do sertanejo – tem tudo para contribuir decisivamente para a preservação da memória e das conquistas profissionais da artista.
Durante a década que permaneceu em cena, de 2011 a 2021, primeiramente como compositora e a partir de 2014 também como cantora, Marília Mendonça puxou o movimento rotulado como Feminejo.
É que o cancioneiro autoral de Marília versou sobre amor e dor de corno, assuntos recorrentes na música do Brasil e do mundo desde os primeiros acordes de viola, só que a compositora deu voz ativa às mulheres nas letras, em atitude inédita no universo sertanejo, território historicamente masculino.
Como a música sertaneja costuma ser relegada a nichos em premiações mais tradicionais como o Grammy Latino e o Prêmio da Música Brasileira, sem jamais ser representada nas principais categorias, a criação do Prêmio Marília Mendonça de Música Sertaneja também cumprirá a função de dar relevo e uma importância oficial a um gênero musical extremamente popular, mas habitualmente minimizado em outros eventos e também pelos balanços anuais dos críticos de música.
Não por acaso, o Prêmio Marília Mendonça é o primeiro criado no Brasil com foco exclusivo no gênero sertanejo. Se os principais cantores e duplas do gênero aderirem ao prêmio na primeira edição, a iniciativa tem tudo para se tornar importante e tradicional, mantendo em evidência o nome de Marília Mendonça.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Post Malone anuncia show exclusivo no festival VillaMix, em São Paulo

Published

on

By

Cantor será uma das principais atrações do festival, conhecido por focar na música sertaneja. Post Malone canta no The Town 2023
Luiz Franco/g1
O festival VillaMix anunciou o cantor Post Malone como uma das atrações da edição de 2024, no dia 21 de dezembro na Neo Química Arena, em São Paulo.
O show será exclusivo no festival, conhecido por focar em música sertaneja. Segundo a organização, a primeira edição em 5 anos de evento trará country, pop e sertanejo, e o line-up completo ainda será revelado.
A venda geral já tem início no próximo dia 7, pela Eventim.
Post Malone esteve no Brasil pela última vez em 2023, quando se apresentou no The Town. Ele apostou em versões roqueiras de hits mais antigos, e fechou a programação do primeiro dia de festival. Relembre como foi.
Initial plugin text

Continue Reading

Festas e Rodeios

Chris Brown esgota 50 mil ingressos em uma hora para show em São Paulo

Published

on

By

Músico anunciou show extra no Allianz Parque. Ingressos serão vendidos nesta quinta-feira (3). Chris Brown esgota ingressos para show em SP
Paul R. Giunta/Invision/AP
Os ingressos para o show de Chris Brown no dia 21 de dezembro, em São Paulo, esgotaram rapidamente nesta quinta-feira (3). Segundo a Live Nation, foram 50 mil ingressos vendidos em uma hora.
Com isso, o cantor anunciou mais uma apresentação para o dia 22, também no Allianz Parque. Os valores estão entre R$ 210 (cadeira superior, meia-entrada) e R$ 790 (pista premium, inteira).
Os ingressos para a nova data também serão vendidos nesta quinta-feira, a partir das 15h, no site da Ticketmaster, ou na bilheteria oficial a partir das 15h30.
Chris Brown não se apresenta no Brasil desde 2010. Após passar pelos EUA e Canadá com a turnê “11:11”, o cantor trará um show diferente ao país, focado em seus maiores sucessos. O setlist deve incluir hits novos, como “Under the Influence”, e sucessos de Brown dos anos 2000.
Initial plugin text

Continue Reading

Festas e Rodeios

Voz icônica de Cid Moreira também fica eternizada em volumosa discografia calcada em orações e textos religiosos

Published

on

By

♫ MEMÓRIA
♪ A voz de Cid Moreira (29 de setembro de 1927 – 3 de outubro de 2024) é imediatamente reconhecida por todos os brasileiros desde 1969, ano em que o locutor começou a apresentar o Jornal Nacional, função exercida até 1996. Essa voz icônica, inconfundível, se calou hoje com a morte de Cid Moreira aos 97 anos, em Petrópolis (RJ), mas fica eternizada na extensa discografia do apresentador.
Lançando mão da oratória exemplar, Cid debutou no mercado fonográfico há 49 anos com a edição em 1975 do single Poemas pela gravadora Som Livre. Em 1977, o locutor lançou o primeiro álbum, Oração da minha vida, posto no mercado pela Edições Paulinas Discos.
Desde então, Cid Moreira construiu discografia calcada em orações e textos religiosos. Somente a série de discos Salmos gerou três volumes lançados em 1986, 1988 e 1996. Entre um e outro volume, o locutor lançou em 1994 o álbum O sermão da montanha, ao qual se seguiu o disco Quem é Jesus? em 1995.
Em 1999, Cid Moreira apresentaria o maior lançamento fonográfico da carreira, Paisagens bíblicas – As mais belas histórias da Bíblia interpretadas por Cid Moreira, monumental coleção composta por 24 discos. Foi um sucesso de vendas.
Outras coleções vieram no rastro desse êxito a partir dos anos 2000, com álbuns em que Cid Moreira interpretava textos do Velho Testamento e do Novo Testamento com a voz formal que jamais será esquecida pelo povo brasileiro.
Capa do primeiro single de Cid Moreira (1927 – 2024), “Poemas”, lançado em 1975
Reprodução / Capa de disco

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.