Festas e Rodeios

Ryuichi Sakamoto, compositor da trilha sonora do filme ‘O Último Imperador’, morre aos 71 anos

Published

on

Ganhador do Oscar, Sakamoto também era conhecido por seu trabalho com a banda de música eletrônica Yellow Magic Orchestra (YMO). O músico e compositor japonês Ryuichi Sakamoto durante sessão de fotos para o filme “Ryuichi Sakamoto: Coda” no 74º Festival de Cinema de Veneza, em 2017.
Reuters/Alessandro Bianchi
Ryuichi Sakamoto, compositor japonês vencedor do Oscar, famoso por suas trilhas sonoras para “O Último Imperador”, “Furyo – Em Nome da Honra” e outros filmes, morreu aos 71 anos, informou o jornal Yomiuri Shimbun neste domingo (2).
Além do Oscar, está no rol de vencedores do Grammy, Globo de Ouro e Bafta, por seu trabalho solo e em grupo. Ele foi diagnosticado com câncer pela segunda vez em 2021.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Sakamoto, que descreveu o músico clássico Claude Debussy como seu herói, estudou etnomusicologia na Universidade Nacional de Belas Artes e Música de Tóquio.
Além do trabalho solo, Sakamoto também era conhecido por seu trabalho com a pioneira banda de música eletrônica Yellow Magic Orchestra (YMO), da qual foi um dos fundadores.
Ao lado de seus colegas Haruomi Hosono e Yukihiro Takahashi, formou o YMO em 1978. O uso inovador de uma vasta gama de instrumentos eletrônicos trouxe sucesso doméstico e global para a banda.
A primeira trilha sonora feita por Sakamoto foi para o filme “Furyo – Em Nome da Honra”, de 1983, no qual ele também interpretou o comandante de um campo de prisioneiros de guerra, ao lado de David Bowie. A trilha venceu o Bafta, prêmio da Academia Britânica de Cinema.
Seu trabalho mais celebrado foi a trilha sonora de “O Último Imperador”, filme de 1987 no qual ele também atuou. A trilha ganhou um Oscar, um Grammy e um Globo de Ouro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.