Festas e Rodeios

Cinema além dos filmes: salas ganham exibições de shows e documentários musicais

Published

on

Com projeções voltadas aos fãs, eventos especiais vêm ganhando mais espaço nas telonas e aumentando faturamento nas bilheterias. Vídeo e lista mostram top 5 de projetos musicais. No Brasil, cinemas ganham espaço para exibir shows e documentários musicais
Billie Eilish já tinha aparecido nos cinemas em trilhas de filmes como “007: Sem tempo para morrer” e “Brightburn: Filho das Trevas”. Mas em janeiro, a cantora ganhou um espaço de 95 minutos, só para ela, nas salas de cinema brasileiras.
“Billie Eilish: Live at the O2”, registro visual da apresentação no O2 Arena em Londres, foi exibido nos cinemas do Brasil. Indicado ao Grammy de Melhor Filme de Música, o projeto já estava disponível em plataformas de streaming.
Ainda assim, quando ficou em cartaz no Brasil, arrecadou mais de R$ 444 mil, sendo assistido por mais de 19 mil pessoas. O resultado colocou Billie Eilish em terceiro lugar no ranking de 2023 de eventos especiais, com cada vez mais vem ganhando espaço nos cinemas. BTS, os reizinhos do k-pop, e Louis Tomlinson, ex-One Direction, ficaram no primeiro e segundo lugares.
Shows com transmissão ao vivo e documentários musicais levaram mais pessoas aos cinemas no Brasil, nos primeiros três meses de 2023, do que em todo ano de 2022 (veja o infográfico mais abaixo).
Eventos musicais nos cinemas
Divulgação
Eventos esportivos entram na conta dessas exibições especiais. No ano passado, por exemplo, a final da UEFA Champions League 2022, que aconteceu em maio, somou mais de R$ 313 mil, sendo assistida por 7,3 mil pessoas.
Diferente do que acontece com filmes, esses projetos ficam um período curto em exibição. Um final de semana – ou até mesmo apenas um dia, contando só com uma transmissão ao vivo da apresentação musical.
Há exceções, como foi o caso de “BTS: Yet to Come in Cinemas”. Foram quatro semanas em cartaz. Nesse período, o filme com a banda de k-pop somou R$ 6,8 milhões e foi visto por mais de 182 mil pessoas.
A divulgação dessas exibições é direta aos fãs, conta Monica Portella, diretora de marketing da UCI Cinemas.
“Como os especiais têm um público-alvo muito específico, fazemos uma divulgação direta e bem focada nos fãs, que gera um boca a boca e rapidamente se espalha entre os interessados”, explica a executiva.
Monica ainda explica que a “mudança para projetores digitais e a tecnologia de transmissão via satélite facilitou e favoreceu a produção desses conteúdos e exibição nos cinemas”.
“Com isso, shows que acontecem em um lugar com capacidade limitada passam a ter capacidade bastante aumentada com a possibilidade de ser exibido ao vivo em diversas salas de cinema no mundo todo. Um evento único restrito a uma audiência limitada pode crescer e atender aos fãs do mundo todo.”
Aumento no faturamento
Além de ganhar cada vez mais espaço, eventos dessa categoria, especialmente os musicais, vêm aumentando também o faturamento das salas.
Segundo dados da Comscore Movies, empresa que faz a aferição os 21 eventos especiais que aconteceram em 2022 nas salas de cinema do país somaram R$ 5,6 milhões e foram vistos por mais de 148 mil pessoas.
Já nos primeiros meses de 2023, foram realizados cinco eventos (por isso a exibição do show de Boy George para só 14 fãs entrou no Top 5). Mesmo em menor quantidade, a soma da bilheteria deles já ultrapassou o total do ano anterior. Até 30 de março, esses cinco (todos filmes musicais) exibidos somaram R$ 8,1 milhões, sendo assistidos por mais de 232 mil pessoas.
Bilheteria nacional de eventos especiais nos cinemas
Juan Silva/g1
Coldplay, sempre eles
Em 2022, o “Coldplay Live Broadcast From Buenos Aires” ficou duas semanas em exibição nos cinemas do país, arrecadando R$ 1,3 milhão.
A exibição bem-sucedida rendeu mais um projeto especial para as telonas. Mesmo após a maratona de 11 shows que o grupo acaba de fazer no Brasil, algumas salas de cinema já estão com a pré-venda para a exibição de “Coldplay – Music Of The Spheres: Live At River Plate”.
“As vendas estão indo bem, mas esperamos que agora, após os shows no Brasil, a procura aumente ainda mais, pois quem foi a um show do Coldplay sabe da experiência especial que é e certamente vai querer viver isso de novo. E quem não foi, está com muita sede de viver”, diz Monica Portella.
O filme foi gravado ao longo das dez noites de apresentações com ingressos esgotados no Estádio River Plate, em Buenos Aires, em 2022. A estreia está prevista para abril.
Cena de “Coldplay Live Broadcast From Buenos Aires”
Divulgação
Outros projetos
Outro evento especial na linha musical já com a pré-venda aberta é o “Metallica: 72 Seasons – Global Premiere”. O filme, previsto para estrear em abril, traz as canções do décimo primeiro álbum de estúdio da banda de rock americana, que chega ao mercado em 14 de abril. As faixas serão apresentadas com videoclipe e comentários exclusivos da banda.
Além das obras musicais, outro projeto que tem ganhado espaço nos cinemas é o de reexibições de filmes que já foram destaque de bilheteria e estão com alguma data comemorativa. Foi o caso de “Titanic”, que no início do ano entrou novamente em cartaz, 25 anos após sua estreia. E “Avatar”, que teve o primeiro filme, de 2009, reexibido dias antes do lançamento de “Avatar: O Caminho da Água”.
Ambos ficaram bem posicionados na bilheteria nacional e Monica atribui o bom resultado ao “saudosismo”. “Quem gosta de cinema sabe como é especial assistir à sua obra favorita no cinema em comparação a assistir em casa. Além do que, assistir com outros fãs, é sempre muito melhor.”
Semana Pop conta como Coldplay influenciou sertanejos brasileiros

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.