Festas e Rodeios

Luedji Luna aponta laços históricos entre Brasil e Gana em single com o cantor e guitarrista Kyekyeku

Published

on

Capa do single ‘Saravá’, de Luedji Luna com Kyekyeku
Arte de Luang Senegambia
♪ Nome da música contemporânea de Gana, o cantor, compositor e guitarrista Kyekyeku sempre esteve atento aos sinais da música brasileira e tem amigos no Brasil. Foi através de um desses amigos brasileiros – Evandro Lutfi, do Estúdio Medusa – que Kyekyeku abriu parceria com Luedji Luna.
A cantora e compositora baiana é parceira e convidada de Kyekyeku na música inédita Saravá, gravada em single programado para entrar em rotação em 28 de abril com capa assinada por Luang Senegambia.
Gravado com produção musical orquestrada por Kyekyeku (autor do arranjo) com Janja Gomes, o single Saravá aponta e celebra os laços históricos e culturais entre Brasil e Gana. A letra de Saravá alude a um tempo de resistência negra iniciada quando portugueses invadiram as terras de Gana.
Com o tráfico de escravos, muitos africanos foram tirados das famílias, escravizados e enviados para o Brasil. Um dos principais portos de embarque, Elmina, ficava justamente no território hoje conhecido como Gana, sendo que, no Brasil, a região nordeste era a principal porta de entrada para os africanos. E foi na cidade de Salvador (BA) que aconteceu em 1835 a revolta de escravos conhecida como Revolta dos Malês.
Uma das consequências do levante foi a volta de muitos africanos da Bahia para a terra natal, sobretudo os africanos reunidos na comunidade que concentrava o resistente povo Tabon, mencionado séculos depois na letra de Saravá.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.