Connect with us

Festas e Rodeios

Como o mangá pode impulsionar o crescimento econômico do Japão

Published

on

Com as vendas de quadrinhos japoneses batendo recordes tanto em casa como no Ocidente, federação das indústrias do Japão propõe ao governo que se concentre no setor como o principal item de exportações. Com as vendas de quadrinhos japoneses batendo recordes tanto em casa como no Ocidente, federação das indústrias do Japão propõe ao governo que se concentre no setor como o principal item de exportações.
Philip Fong/AFP
As vendas de mangás japoneses seguem crescendo e atingindo novos recordes, tanto no Japão como no exterior, consolidando a longevidade e a adaptabilidade de uma forma literária que, no passado, já foi julgada como imprópria para crianças.
E o potencial de um crescimento ainda maior é tão significante que a federação das indústrias do Japão, a Keidanren, pediu ao governo que promova mangás, animes e jogos como líderes do crescimento econômico mais amplo do país.
Segundo estatísticas divulgadas em março pela Associação de Editoras de Livros e Revistas do Japão, as vendas totais de revistas e livros de quadrinhos, tanto digitais como impressos, aumentaram 0,2% em 2022, somando um valor de cerca de 677 bilhões de ienes (cerca de R$ 25,5 bilhões).
As vendas de mangá superaram a marca de 600 bilhões de ienes pela primeira vez em 2020, graças em parte à popularidade da série de mangá Kimetsu no Yaiba, também conhecida pelo título em inglês Demon Slayer. Mas naquele ano, a indústria acredita que o setor também foi impulsionado devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, que deixou mais pessoas em casa e, consequentemente, dedicando-se mais à leitura.
As vendas dos mais tradicionais mangás impressos permaneceram relativamente estáveis nos últimos anos, respondendo por cerca de 250 bilhões de ienes no total em 2022 – embora represente uma queda em comparação com 1995, quando as vendas somaram 335,7 bilhões de ienes. Enquanto isso, as vendas de versões digitais de mangás para dispositivos móveis aumentaram drasticamente, com uma alta de 8,9% no ano passado.
Explosão nos EUA
A história se repete nos Estados Unidos, aponta Roland Kelts, professor visitante do departamento de mídia e estudos culturais da Universidade Waseda de Tóquio e autor do livro ​​Japanamerica: How Japanese pop culture has invaded the US (Como a cultura pop japonesa invadiu os EUA, em tradução livre).
“Fiquei surpreso quando vi os números de 2020 e 2021, que mostraram que as vendas anuais de mangás nos EUA aumentaram 171%”, disse ele à DW. “É um número surpreendente e que deixa claro que o mercado geral de histórias em quadrinhos cresceu muito mais rápido do que o mercado padrão de livros.”
Mas existem diferenças importantes entre os mercados japonês e americano, afirma Kelts. Enquanto nos EUA as vendas de mangá impresso costumam ser impulsionadas pelos animes que fazem sucesso primeiro na televisão, incluindo títulos famosos como One piece e Attack on titan, a situação no Japão é inversa: séries de mangás impressos que ficam populares são transformadas em anime.
Segundo Kelts, os consumidores japoneses também foram mais rápidos em aderir às versões digitais dos mangás, enquanto os americanos ainda consomem mais os impressos.
Abordam temas fundamentais
Makoto Watanabe, professor de mídia e comunicação na Universidade de Hokkaido Bunkyo em Sapporo, está atualmente relendo a série de mangás Fullmetal alchemist, que ele devorou pela primeira vez quando menino.
“É uma história bastante estranha, mas quando você interpreta as ações dos personagens, tudo se resume a amizade, amor e dizer a verdade, que são temas muito fundamentais e que vão ressoar independentemente da idade do leitor”, diz Watanabe.
“Acho que é isso que torna os mangás tão atraentes e atemporais; você pode lê-los quando criança e curtir a história, mas voltar muito mais tarde e encontrar uma nova história dentro deles.”
Segundo o especialista, o mangá provou ser uma forma valiosa de escapar das restrições impostas pela pandemia e continua sendo uma valiosa ferramenta de aprendizado.
“Existem, é claro, alguns pontos negativos, como violência excessiva em alguns mangás. Mas no geral acredito que histórias e imagens fortes, que atraem a todos, desde crianças em idade escolar a trabalhadores, ajudam a comunicar muitos dos elementos essenciais da vida. São um recurso valioso”, afirma.
A federação Keidanren vê os mangás também como um potencial gerador de dinheiro. Em 7 de abril, o órgão divulgou uma proposta ao governo japonês para que este se concentre na indústria de conteúdo – que também inclui anime, filmes, jogos de computador e música – como principal item de exportações.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Festas e Rodeios

Millie Bobby Brown divulga fotos de seu casamento com Jake Bongiovi

Published

on

By

Em seu perfil em uma rede social, a atriz escreveu na legenda ‘Para sempre e sempre, sua esposa’. Millie Bobby Brown divulga as primeiras fotos de seu casamento com Jake Bongiovi
Reprodução/Instagram Millie Bobby Brown
A atriz Millie Bobby Brown divulgou, nesta quarta-feira (02), algumas fotos de seu casamento com Jake Bongiovi, filho do cantor Jon Bon Jovi.
“Para sempre e sempre, sua esposa”, escreveu na legenda das imagens em uma rede social.
Jake Bongiovi e Millie Bobby Brown estão juntos desde 2021. O casal havia sido flagrado pela primeira vez em junho daquele ano por paparazzi, mas nunca tinham falado sobre a relação publicamente. Em novembro, assumiram o namoro nas redes sociais.
Sogro já tinha confirmado casamento
Embora o casal permanece discreto em relação à união, em maio, Bon Jovi falou brevemente sobre a cerimônia durante participação no programa The One Show, da BBC.
“Eles estão ótimos. Eles são absolutamente fantásticos. Foi um pequeno casamento para a família, a noiva estava linda, e Jake está muito feliz. E sim, é verdade”, relatou Bom Jovi, confirmando os comentários sobre o casamento.
Millie Bobby Brown divulga as primeiras fotos de seu casamento com Jake Bongiovi
Instagram Millie Bobby Brown/Reprodução
Millie Bobby Brown divulga as primeiras fotos de seu casamento com Jake Bongiovi
Reprodução/Instagram Millie Bobby Brown
Millie Bobby Brown divulga as primeiras fotos de seu casamento com Jake Bongiovi
Reprodução/Instagram Millie Bobby Brown
Millie Bobby Brown divulga as primeiras fotos de seu casamento com Jake Bongiovi
Reprodução/Instagram Millie Bobby Brown
Millie Bobby Brown divulga as primeiras fotos de seu casamento com Jake Bongiovi
Reprodução/Instagram Millie Bobby Brown

Continue Reading

Festas e Rodeios

Trio de jazz Caixa Cubo reaviva groove brasileiro da década de 1970 em ‘Modo avião’, álbum agendado para novembro

Published

on

By

Caixa Cubo lança o décimo álbum, ‘Modo avião’, em 15 de novembro pela gravadora inglesa Far Out Recordings
Divulgação
Capa do álbum ‘Modo avião’, do trio Caixa Cubo
Arte de Rollinos
♫ NOTÍCIA
♪ Trio paulistano de jazz, Caixa Cubo vem transitando cada vez mais fora das fronteiras do Brasil, sobretudo pela Europa, não somente para fazer shows, mas também para dar continuidade à discografia do grupo formado em 2010 por Henrique Gomide (teclados), João Fideles (bateria e percussão) e Noa Stroeter (baixo).
Um ano e meio após Agôra (2023), álbum lançado pelo trio em março do ano passado através do selo alemão Jazz & Milk, com a ambição de reinventar o conceito de fusion, Caixa Cubo anuncia a chegada do décimo álbum, Modo avião, em 15 de novembro.
Com capa que expõe arte de Rollinos, o disco Modo avião sai pelo selo inglês Far Out Recordings com 13 faixas formatadas com produção musical do próprio grupo.
A intenção foi apresentar abordagem contemporânea do groove brasileiro dos anos 1970 com fusão de jazz e de levadas de funk com gêneros musicais nacionais como baião, frevo e marcha.
Gravado e mixado por Frederico Pacheco no O&O Studio, o álbum Modo avião tem repertório composto pelos temas instrumentais ⁠Jureta,⁠ ⁠Modo avião,⁠ ⁠Vila Macarena,⁠ ⁠Baleia azul,⁠ ⁠Osaka,⁠ ⁠Jet léguas,⁠ ⁠Foguinho,⁠ ⁠A rocha, Malibu, Mancini, Sound check’in, Laguna e Costa Córdoba.
O trio paulistano Caixa Cubo é formado por Henrique Gomide (teclados), João Fideles (bateria e percussão) e Noa Stroeter (baixo)
Divulgação

Continue Reading

Festas e Rodeios

Shakira anuncia shows no Brasil em fevereiro de 2025

Published

on

By

Cantora divulgou nesta quarta (02) as apresentações de Las Mujeres Ya No Lloran Word Tour. A venda geral começa no dia 11. Shakira anunciou nesta quarta (02) as datas da turnê ” Las Mujeres Ya No Lloran Word Tour” no Brasil. A cantora fará dois shows no país em fevereiro de 2025, no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Veja as datas:
11 de fevereiro: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
13 de fevereiro: Estádio Morumbis, em São Paulo
A venda geral começa no dia 11, pela Ticketmaster. No Rio de Janeiro, os preços dos ingressos variam entre R$ 220 (cadeira superior, meia) e R$ 950 (pista premium, inteira). Já em São Paulo, os preços dos ingressos variam entre R$ 245 (arquibancada, meia) e R$ 980 (pista premium A, inteira).
Shakira anuncia turnê na América Latina
Reprodução/Instagram
Turnê do álbum que ‘transforma dor em resiliência’
Shakira vem ao Brasil com a turnê do álbum “Las Mujeres Ya No Lloran”, lançado em março deste ano. O disco conta com músicas compostas depois da separação turbulenta da cantora colombiana do jogador Gerard Piqué.
Em entrevista ao Fantástico, Shakira falou sobre o novo momento da carreira e a exposição que sofreu durante o processo de separação.
“Cada pedra preciosa representa a fortaleza e a resiliência das mulheres. Na criação das músicas desse álbum, eu passei por um processo de alquimia. Uma alquimia para a transformação da dor em resiliência. Tudo isso que eu tive que procurar dentro de mim pra me reconstruir, contou a cantora ao Fantástico.
A cantora colombiana Shakira em entrevista ao Fantástico
TV Globo/Reprodução

Continue Reading

Trending

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.